ALU-CEK comemora 10 anos atenta as oportunidades

O espirito aventureiro, definindo pelos diretores da empresa ALU-CEK Indústria e Comércio LTDA., Udo Wondracek e Marlí Karin Wondracek, somando as novas possibilidades de trabalho foram responsáveis pela mudança de Santa Cataria, onde viviam há 20 anos, para o Rio Grande do Sul. O motivo: a instalação da empresa ALU-CEK. “Cremos num Deus que dirige a nossa vida”, enfatiza Marlí, diretora financeira e de Recursos Humanos da empresa, por esta razão “não tivemos dúvida em assumir este desafio profissional.”

A ALU-CEK foi fundada em dezembro de 1999 e iniciou as suas atividades em fevereiro de 2000. Com sede em Sapucaia do Sul, a empresa passou a atuar na distribuição dos produtos com a marca Kanya (sistema de Perfis de alumínio estrutural) e na fabricação de estruturas para os mais diversos processos produtivos das indústrias do Rio Grande do Sul.

A partir de 2008, a ALU-CEK iniciou a distribuição dos produtos com a marca Engelegho, que possui as mesmas características dimensionais e de ligação do fornecedor anterior. Com o passar do tempo, o relacionamento entre as empresas foi amadurecendo, resultando em parceria com fornecedores e culminando em novas distribuições.

A ALU-CEK atua desde a capacitação para o projeto até a fabricação, montagem e instalação de estruturas em alumínio para o setor industrial. Hoje fornece seu produto para empresas nacionais e multinacionais, atende empresas terceirizadas, fabricantes de máquinas e que atuam em automação industrial. Outro segmento que vem despontando nestes últimos anos é a área de segurança do trabalho, na qual a ALU-CEK vem oferecendo soluções como proteção e enclausuramento físico de máquinas.

Projetos e Sonhos

Sempre voltados aos interesses do mercado, os diretores identificam as oportunidades e buscam constantemente a qualificação. “O nosso vínculo com o SINDIMETAL, o Sebrae e a Acis-Sapucaia do Sul fez toda a diferença. Participamos de feiras e missões, além de cursos e capacitações e passamos a trabalhar mais focados na gestão”, avalia Udo. Os diretores integram a equipe gestora do Valemetalsinos, grupo setorial do SINDIMETAL, além de utilizarem a Central de Negócios. Em duas edições consecutivas, a empresa recebeu o Troféu Líder Empresarial, uma iniciativa da Associação Comercial, Industrial e de Serviços (Asis) de Sapucaia do Sul, juntamente com a Gerdau.

A equipe é formada por 15 colaboradores, entre eles quatro estagiários. Segundo Udo “Investimos no treinamento do estagiário e apostamos no seu crescimento dentro da empresa”. E exemplifica: “o supervisor de produção, Jáder Gonçalves Costa, iniciou na ALU-CEK a aproximadamente três anos, como estagiário, e já conquistou merecidamente um cargo de chefia”.

Este ano promete ser muito produtivo para a empresa. “Estamos nos preparando estruturalmente para a demanda; caminhando para uma gestão de qualidade. Planejamos implantar o sistema e operar em pleno funcionamento até 2013”, comenta Udo. Entre os planos também esta a exportação, especialmente para a Argentina, Chile e Uruguai.

Além disso, a ALU-CEK passará a sua sede para São Leopoldo. Com a aquisição de uma área, no Distrito Industrial Málaga, juntamente com outras empresas ligadas ao Valemetalsinos, a ampliação da empresa passará de 100%. “Serão 1000m² destinados para a fábrica e 350m² para a área administrativa e de apoio. Dependendo da infraestrutura no local, estaremos iniciando as obras no segundo semestre deste ano”, projeta o diretor.

Parabéns pelos 10 anos de existência da empresa. Sucesso e vida longa a ALU-CEK.

Fonte: ALU-CEK
Espaço SINDIMETAL 20

Somente empresas associadas têm a oportunidade de aparecer na coluna Mercado do Espaço SINDIMETAL. ASSOCIE-SE!