SINDIMETAL oportuniza conexão entre SESI, indústrias, escolas, professores e alunos

O Seminário de Apresentação dos Resultados do projeto piloto Conectando Saberes, ocorrido no dia 30 de novembro, na sede do SINDIMETAL RS, trouxe a certeza de que o conhecimento leva mais longe e abre portas.

Na ocasião, o diretor Executivo, Valmir Pizzutti, reforçou que a conclusão deste projeto é fruto da iniciativa conjunta – pública privada, através do Grupo Estratégico Atração de Pessoas, o qual mobilizou o SESI, agradecendo igualmente à Câmara Temática da Indústria, que auxiliou nas conexões com a Secretaria da Educação.

“Fomos a primeira entidade sindical a tomar a frente de uma iniciativa assim, acreditando na ideia e na forte conexão possível, entre comunidade escolar e a aproximação com a indústria. “Estamos muito gratos às empresas – Coester, Frontec, Gedore, Grefortec, Higra, Regal Rexnord e Sebras, pela participação e engajamento neste projeto, pois temos convicção que sozinhos, sem parceria, não chegaríamos até aqui”, salientou Pizzutti.

Caroline Maffi, da Gerência de Educação do SESI, que acompanha a equipe de formação de professores, destacou que este momento foi muito esperado e sonhado. “Um espaço de pesquisas, proporcionando vivências e experiências diversificadas, que somaram 11 projetos com empresas e 11 escolas parceiras. Agora é chegado o momento de avaliar o processo, melhorar e avançar”.

Segundo Caroline, “a educação do SESI – RS tem o objetivo de fortalecer a educação integral e auxiliar no desenvolvimento de todos os níveis escolares a partir da nossa metodologia inspirada nos melhores sistemas de ensino no mundo. Os serviços contemplam a Educação Infantil, Ensino Médio, Contraturno Tecnológico, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a Formação de Professores”.

O Instituto SESI de Formação de Professores nasceu, em maio de 2023, como um espaço de pesquisa de tendências educacionais e tecnológicas, voltado para a formulação de projetos personalizados, para a Formação de Gestores e Professores das redes de ensino do RS.

Sônia Bier,  Gerente de Educação do SES e  idealizadora do projeto, salientou a preocupação do SESI e das indústrias, em efetivamente se aproximar da comunidade. Foi criado um espaço rico, para que alunos e indústrias possam aprender mais, a partir desta interação. A iniciativa possibilitou reunir as pessoas para se conhecerem e lançarem projetos futuros, além de conectar saberes – da escola, da indústria e dos alunos. Também desmistificou o mundo do trabalho, tornando mais conhecido das pessoas, das escolas, conectando professores de diferentes áreas. “Não pode ser um movimento, que o vento leva, não podemos deixar passar. Começa conosco e deverá ir para outros”.

PROJETO – O Projeto Conectando Saberes, uma parceria do SINDIMETAL, SESI/Instituto de Formação de Professores e 2ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), tem o objetivo de proporcionar experiências de aprendizagem, que aproximam estudantes e professores do mundo do trabalho, reconhecendo os espaços das empresas parceiras como locais de aprendizagem.

Trata-se de um projeto piloto, que iniciou em julho e totalizou 60 horas, visando a formação de professores e sua integração com o meio industrial, junto aos alunos de Escolas Estaduais – anos finais do Ensino Fundamental e iniciais do Ensino Médio. Também, objetiva apresentar a nova realidade da indústria e dar visibilidade às empresas, através de visitas nas indústrias e desafios propostos, trabalhados pelos alunos.

“O conceito fundamental do Projeto Conectando Saberes está centrado nos Espaços de Aprendizagem, formais e não formais e na integração, conexão e articulação dos saberes da escola, do mundo do trabalho e da sociedade, visando promover uma educação contextualizada, relevante e transformadora”, salienta Caroline. “Ao longo destes seis meses, foram vivenciadas experiências diversificadas e significativas, desde a adesão do projeto pela 2ªCRE, seleção das 11 escolas participantes, passando pela organização dos grupos, formação de professores, até as visitas dos professores e dos alunos nas empresas parceiras”.

DEPOIMENTOS

Sofia Copé Heller Michel  – Diretora Superintendente da COPÉ e vice-presidente do SINDIMETAL, destacou a demanda proveniente do GE Atração de Pessoas, do qual é coordenadora. “Foram levantadas muitas discussões em torno do afastamento do jovem, da indústria. A ajuda do SESI foi fundamental. Explicamos as dores, o nosso olhar sobre o assunto e o SESI entendeu como auxiliar. A indústria está em tudo na nossa vida. A aproximação com a Secretaria da Educação foi fundamental, pois não tem como funcionar sem este apoio. Temos que continuar avançando.

Valdir Luiz Hüning  – Diretor as SEBRAS e vice-presidente do SINDIMETAL– Percebemos no meio empresarial a carência do jovem na indústria e, com a parceria de muitos, estamos colocando em evidência essa iniciativa do Conectando Saberes, mostrando que o trabalho pode ser um espaço de conhecimento. Estamos indo direto na base, estimulando os alunos para produzirem com interesse e satisfação, com vistas a realização profissional.

Juliana Lampert – RH – COESTER – Um grande aprendizado. Foi possível mostrar que a indústria não é só produção e isso foi muito bom.

Priscila Gonçalves do Vale-  RH – HIGRA – Muito válida a iniciativa de trazer o jovem para dentro da empresa; mostrar os processos, a realidade da indústria, seus benefícios, para que vejam, na prática, que ela não é ‘feia’, mas possui muitas possibilidades, em diversas áreas com diferentes opções de atuação, como  projetos, desenvolvimento, marketing, entre outros.

Larissa Santana – RH – REGAL REXNORD – A indústria vai muito além do chão de fábrica. Temos RH, setor de Engenharia, administração, com possibilidades infinitas. Estamos de portas abertas para que os alunos possam vivenciar essa experiência. Já passei por esse caminho, pois também frequentei um curso técnico e hoje atuo no RH da empresa.

Denise de Carvalho Maurell – RH – SEBRAS – Impactar jovens foi um diferencial muito positivo. Neste ano, ocorreram sete visitas técnicas na empresa, sendo duas do projeto Conectando Saberes. Uma satisfação para a equipe poder receber estes jovens.

Simone Delevati – RH – GEDORE – Fico emocionada, vendo diversas possibilidades, reconhecendo o fato de os jovens perceberem, que podem ser felizes no mundo do trabalho; isso é excelente. Para qualquer escolha, o estudo é fundamental. Se dediquem, pois as oportunidades existem, mas para quem está preparado. Estudem, para poderem fazer escolhas. Chão de fábrica não é uma coisa ‘feia’, tem muita tecnologia e trabalho em equipe.

Karen DragoProfessoraEscola Visconde de São Leopoldo – O projeto precisa continuar. Somos sementes dentro das escolas para levar informações.

Rafael Giovani dos Santos – Estudante do 2º ano – Escola CRISTO REI – Amei essa oportunidade. Foi uma experiência muito boa. Ficamos entusiasmados com as possibilidades apresentadas. Ajuda a pensarmos no nosso futuro, pois em breve sairemos do Ensino Médio, indo cursar uma faculdade e nos profissionalizando.

João Gabriel Zagury Borges – Estudante do 9º ano – Escola CALDRE FIÃO  – Foi uma novidade conhecer como produzem, como a indústria funciona por dentro. Interessante essa experiência. Têm várias áreas e funções, que nem imaginava.

Maurício dos Santos – Professor – Escola CRISTO REI –– Tivemos alguns encontros, que foram maravilhosos, incluindo contatos com profissionais e novas ferramentas, que nós não teríamos de forma natural. Agregou muito conhecimento para todos.

Edilane Vicente dos Santos – Professora – Escola Dr. CALDRE FIÃO –Teve toda uma preparação anterior à visitação, bem produtiva. Começamos a entender o que iríamos abordar, como despertar o interesse do aluno. Tudo foi muito prazeroso. O interesse foi imediato; alguns até moram no bairro da empresa e desconheciam a sua importância. Ampliar essa conexão dos saberes foi muito especial. Os alunos também podem contribuir apontando as suas perspectivas. Tudo faz com que o projeto cresça e floresça.

Assista o vídeo com os depoimentos captados pelo SESI na ocasião do Seminário de Apresentação dos Resultados:

Escolas – Empresas – Trabalhos

EEEM. Amadeo Rossi
Empresa: Sebras
Mentores:  Denise
Tema do trabalho:  Inovações, tecnologias e estatística

EEEM. Dr. Caldre Fião
Empresa: Coester
Mentores:  Tatiana Coester e Juliana Lampert da Rosa
Tema do trabalho:  A importância do saneamento básico para a cidade de São Leopoldo

EEEF. Marechal Ilha Moreira
Empresa: Coester
Mentores: Tatiana Coester e Juliana Lampert da Rosa
Tema do trabalho:  O impacto da cooperação no ambiente de trabalho

EEEM. Professora Haydée Mello Rostirolla
Empresa: Ferramentas GEDORE do Brasil Ltda
Mentora: Simone Delevati
Tema do trabalho: Um mundo de infinitas possibilidades por meio do estudo e escolhas.

Escola Estadual de Ensino Médio Villa Lobos
Empresa: Frontec
Mentora: Marilú Pereira
Tema do trabalho: A relação do ser humano e das máquinas na Empresa Frontec

Instituto Estadual Parque do Trabalhador
Empresa: Gedore
Mentora: Simone Delevati
Tema do trabalho: Qualidade de vida e trabalho: conciliando dois aspectos essenciais para vida adulta

E. E. E. M. Cristo Rei
Empresa: FRONTEC
Mentora: Marilú Pereira
Tema do trabalho: Geometria espacial, modelagem 3D e trabalho colaborativo.

Escola Estadual de Ensino Médio Profa. Helena Câmara
Empresa: Regal Rexnord
Mentora: Larissa
Tema do trabalho: Regal Rexnord: Tecendo Conexões Extramuros