Presidente do SINDIMETAL RS é paraninfo da formatura na Escola Técnica Frederico Schmidt

Os formandos dos cursos de Eletromecânica e Eletrotécnica, turma 2017-1, da Escola Técnica Estadual Frederico Guilherme Schmidt, de São Leopoldo, tiveram como paraninfo o empresário Raul Heller, presidente do SINDIMETAL RS e da Copé & Cia. A cerimônia ocorreu no dia 26 de agosto, às 19h, na Sociedade Ginástica de São Leopoldo, ocasião em que o diretor da escola, professor Larri Felipe Steyer recepcionou autoridades e familiares presentes na solenidade.

Em seu pronunciamento, Raul Heller, após agradecer o honroso convite, registrou a importância da educação para o desenvolvimento do País. “Lamentavelmente, a indústria brasileira declinou nos últimos 30 anos, assim como a educação, especialmente quando resolveram supervalorizar o 3º Grau”, afirma. “A indústria, assim como a sociedade e o Brasil, somente irá evoluir com a atuação de técnicos. Precisamos de vocês”, registrou Heller. “Tenho a convicção de que a formação profissional, que acabam de concluir, é fundamental para o desenvolvimento da indústria, assim como para as demais áreas da atividade econômica do País”, enfatiza. “Somente com a aplicação do conhecimento técnico evoluiremos na produtividade”.

Segundo Heller, a indústria é peça chave para o desenvolvimento social e econômico do Brasil e os técnicos são fundamentais e insubstituíveis dentro das indústrias. “Vocês podem fazer a diferença, atuando como mola mestra e propulsora da atividade”.

Ao encerrar o seu pronunciamento, o empresário deixou um recado para os formandos. “Lembrem-se sempre de duas palavras, ao longo da carreira: produtividade, na vida profissional, e comprometimento consigo mesmo, com aqueles que o cercam e com a empresa na qual irão atuar, enfim, comprometimento com o Brasil. Recomendo igualmente que sejam agentes de transformação, para a melhoria do País que tanto amamos”.

INICIATIVA POSITIVA – Desde maio do ano passado, quando integrantes dos comitês e grupos do SINDIMETAL RS visitaram a Escola Técnica Frederico Guilherme Schmidt, a fim de identificarem possibilidades de auxílio e aproximação com a indústria (veja matéria aqui, no Espaço nº 58), as ações em parceria têm se intensificado.

Os empresários já perceberam a importância da aproximação aluno/ indústria, oportunizando assim que os alunos vivenciem na prática o conhecimento adquirido em sala de aula. O SINDIMETAL RS, incentivador de boas práticas, norteado pelo projeto Atração de Mão de Obra Jovem para a Indústria, tem apoiado a Escola Frederico Schmidt, em diversas iniciativas.

Despertar o interesse dos jovens para atuarem como futuros trabalhadores da indústria, além de sensibilizar os empresários quanto à importância da contratação de jovens aprendizes, com idade acima de 16 anos, para que ao término do curso técnico possam trabalhar na indústria, são objetivos que têm norteado este projeto que merece ser multiplicado.

Foto: Divulgação Frederico Schmidt