Perspectivas econômicas para 2024 com cenário desafiador para a indústria gaúcha

Com muita propriedade, o economista-chefe do Sistema FIERGS, Giovani Baggio ministrou, nesta quinta-feira, dia 14 de dezembro, a palestra Cenários e Perspectivas Econômicas 2024, numa parceria do SINDIMETAL RS com a FIERGS. Na pauta, enfoques sobre a atualização da conjuntura econômica internacional, nacional e regional, assim como os cenários e perspectivas para o próximo ano.

A atividade, que teve lugar na sede da entidade, junto ao Centro das Indústrias, em São Leopoldo, foi destinada aos empresários e gestores das empresas associadas e filiadas ao sindicato. Ao saudar aproximadamente 40 lideranças, o vice-presidente Volker Lübke destacou o momento, que objetivou sinalizar questões econômicas importantes para a indústria. “Giovani Baggio tem realizado um excelente trabalho como economista-chefe da FIERGS pontuando aspectos relevantes de forma clara e concisa. É uma honra contar com a sua presença no SINDIMETAL”, afirma.

O ano de 2023 se encerra com expectativas de crescimento diferentes para as economias do Brasil e do Rio Grande do Sul. Enquanto no País, a previsão de alta para o Produto Interno Bruto (PIB), que era de 1% no final de 2022, foi superada e deve se confirmar em 2,8%, no Estado o avanço previsto para o PIB é de 2,5%. Já para 2024, diante de um cenário de incertezas, a FIERGS prevê elevações de 1,5% no Brasil e de 4,7% no Rio Grande do Sul.

No Rio Grande do Sul, a boa safra de grãos esperada para 2023 sofreu os impactos da estiagem no início do ano. Porém, devido à seca ter sido menos intensa que a verificada no ano anterior, a Agropecuária deve apresentar crescimento expressivo este ano. De acordo com análise da Unidade de Estudos Econômicos (UEE) da FIERGS, a Indústria teve reflexos de uma conjuntura desfavorável que combinou juros altos e baixa confiança dos empresários. Segundo o economista-chefe da FIERGS, dentro do cenário interno, o pouco comprometimento do governo com as contas públicas é um fator de muitas dúvidas, e afeta também a trajetória dos juros.

REGISTROS – A produção industrial gaúcha registrou uma queda de 5,1% no acumulado do ano até setembro de 2023, em contraste com a estabilidade observada no Brasil. Para Baggio, em diferentes pesquisas realizadas pela FIERGS, os empresários industriais gaúchos destacaram a demanda interna insuficiente, a alta carga tributária e os juros como principais fatores para o resultado negativo observado. Além disso, a chegada do El Niño trouxe prejuízos para toda a economia no segundo semestre, e fatores climáticos também preocupam para 2024. Em sentido contrário, o setor de Serviços manteve um bom ritmo de alta no Rio Grande do Sul, assim como ocorreu no Brasil.

No País, a atividade econômica foi impulsionada pela expansão expressiva da Agropecuária, dos Serviços e da Indústria Extrativa. A Agropecuária repercutiu a safra recorde de grãos, enquanto os Serviços mostraram resiliência com o aumento da renda disponível por conta do impulso fiscal, da redução da inflação e de um mercado de trabalho ainda aquecido. Entretanto, segundo a FIERGS, a Indústria de Transformação ficou praticamente estagnada devido à queda dos investimentos, o que é preocupante para o médio e o longo prazos. O investimento ocorre quando as condições financeiras estão favoráveis, em especial o crédito, mas também se há confiança em perspectivas promissoras.

De acordo com a FIERGS, o cenário econômico mundial se revela complexo. O crescimento ao redor do mundo enfrenta desafios devido ao aumento nas taxas de juros, ainda decorrentes das políticas monetárias e fiscais utilizadas para atenuar os efeitos da pandemia da Covid-19, e que trouxeram também inflação elevada, endividamento alto, aperto monetário e pressão salarial. O crescimento econômico global deve fechar 2023 em 3%, abaixo dos 3,5% verificados no ano anterior, de acordo com o FMI.

Em relação ao emprego no RS, a projeção da FIERGS para 2023 aponta para uma taxa de desemprego de 5%, semelhante à prevista para 2024, e indica a criação de cerca de 21 mil novos empregos no próximo ano no Rio Grande do Sul. Para o Brasil, o panorama geral aponta para uma desaceleração na recuperação do emprego e renda em 2023, mesmo com forte queda no desemprego, mas que foi severamente influenciada pela saída de trabalhadores do mercado por não procurarem ocupação. Para 2024, é esperada a geração de novos postos de trabalho no Brasil.

EXPECTATIVAS – Para 2024, após enfrentar dois anos de estiagem, os prognósticos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) indicam aumento de 39,4% na safra de grãos para o Rio Grande do Sul em comparação a 2023. Isso influencia na produção como um todo, pois os ciclos econômicos no RS estão intimamente vinculados à produção agrícola, dada a sua interconexão com vários segmentos industriais e de serviços.

A expectativa de taxa de crescimento de 4,7% do PIB gaúcho para o próximo ano leva em conta uma forte elevação da Agropecuária (37,1%), avanço na Indústria (1,8%) e nos Serviços (1,5%). Mesmo com esse resultado, a alta resulta em um PIB apenas 1,8% acima do nível de 2021, o equivalente a crescer a uma média de 0,6% no período de três anos. No caso da Indústria gaúcha, fazendo a mesma comparação, o setor deve chegar ao final de 2024 ainda 1% abaixo do PIB industrial de 2021, o que equivale a cair em média 0,3% ao ano no triênio.

Para o Brasil, o incremento de apenas 1,5% projetado em 2024 deverá sofrer influência da queda de safra de grãos nacional prevista, pela desaceleração do mercado de trabalho, que provocará impacto no setor de Serviços, e pelos juros ainda elevados e um cenário internacional adverso, que provocarão desafios para a Indústria.

“A Reforma Tributária apresenta diversos pontos positivos e traz uma melhora considerável em relação ao sistema atual, mas ainda se encontra permeada por uma série de incertezas, como possíveis novas modificações no texto”, assinala o economista. “Existem detalhes pendentes a serem definidos por meio de leis complementares (ex. as alíquotas do Imposto sobre Valor Agregado – IVA)”. 

Ao concluir a sua apresentação, Baggio também destacou que o aumento do Piso Regional criou elementos adicionais de aumento da carga tributária e do custo do trabalho para a Indústria do Rio Grande do Sul. “O cenário é desafiador para a Indústria gaúcha”.

O trabalho completo da FIERGS, do Balanço 2023 & Perspectivas 2024 pode ser acessado aqui.

__________

Foto: Divulgação SINDIMETAL

Jornalista Neusa Medeiros – Assessora de Imprensa | Edição 3 Comunicação Empresarial

Compartilhe nas redes sociais!