Traterm 15 anos

Prestadora de serviços na área de tratamento térmico, a associada Traterm atua no mercado há 15 anos, atendendo com precisão e qualidade as necessidades dos clientes, através da melhoria contínua dos processos.

Fundada no dia 22 de janeiro de 2002, sob a direção dos irmãos Vivian e Tiago Barreto Laux, a Traterm possui uma equipe comprometida com os resultados e dedicada às suas funções. “Herdamos da família valores, que norteiam a nossa relação com os colaboradores, baseada na confiança e no compromisso profissional”, destaca Vivian. “Oportunizamos cursos profissionalizantes na área e valorizamos a experiência, pois este trabalho requer precisão”, afirma Tiago. Especializada no tratamento em banhos de sais, contam com a experiência de profissionais que atuam a mais de 30 anos no ramo de tratamento térmico.

A história da Traterm teve início em Novo Hamburgo, na residência da família, onde trabalharam alguns meses, com uma representação, vendendo serviços específicos de tratamento térmico. No início foi fabricada uma parte dos equipamentos, como fornos de aquecimento a gás GLP e elétrico. “Os custos eram altos e precisávamos otimizar os recursos”, relembra Vivian. “O primeiro cliente foi de Tubarão, Santa Catarina, e segue até hoje prestigiando o nosso trabalho”, comenta Tiago.

A demanda foi gradativamente aumentando e após estabelecerem algumas parcerias, com sacrifício e muita dedicação, decidiram locar um espaço, com 1000m², para expandir a empresa, no bairro Vicentina, em São Leopoldo, onde está localizada atualmente a sede.

Conquistando espaços

Em 2008, foi dado um passo importante, com a construção do segundo pavilhão, que possibilitou o aumento do número de equipamentos de controle de qualidade e fornos para novos processos. Na sequência, em 2009, foi conquistada a certificação ISO 9001, uma vitória. Com o volume de trabalho crescendo, a empresa passou a funcionar nos três turnos.

Outro momento relevante para a direção foi a compra da máquina de jato de granalha, de grande porte. Além de ter contribuído com a qualidade de acabamento, ampliou a agilidade na entrega dos serviços oferecidos, que incluem Recozimento, Normalização, Alívio de tensão, Têmpera Alta e Baixa Liga em banho de sal total ou parcial, Beneficiamento, Austêmpera, Cementação em banho de sal total ou parcial, Carbonitretação em banho de sal, Nitretação em banho de Sal, Jato de granalha, Ensaio de durezas, Desempenho.

Atualmente, na Região Metropolitana, está sendo realizada a coleta de material para tratamento térmico, sem custo para os clientes. A iniciativa, bem prestigiada, tem sido efetivada graças à aquisição de dois caminhões específicos para este serviço.

Empresas como a Tramontina, Bruning Tecnometal, Máquinas Sazi, Stara, Jan, Controil e MS Souza compõem a carteira de clientes, que orgulham os diretores pela relação de confiança e fidelidade. “Temos representantes que atuam na área agrícola, especialmente na Região das Missões, onde o trabalho da Traterm já está consolidado”, enfatiza o diretor.

Projetos para o futuro não faltam. Como já adquiriram uma área de 2.500 m² para a construção da sede própria, bem ao lado da atual fábrica, pretendem realizar este sonho, no máximo, em cinco anos. Outro desejo é investir mais na automação e implementar outros processos, além dos que já realizam, como a Nitretação longa.

“Hoje, olhando para trás, vejo que o começo foi desafiador, mas sempre comento que as pedras que encontramos no caminho serviram para que ficássemos mais fortes e determinados. Desistir nem pensar. Seguir em frente, projetando novos sonhos, essa é o nosso desafio diário”, enfatiza a diretora Vivian.

Sucesso e que vocês possam comemorar muitos aniversários!

Fonte: Traterm
Espaço SINDIMETAL 62

Somente empresas associadas têm a oportunidade de aparecer na coluna Mercado do Espaço SINDIMETAL. ASSOCIE-SE!