Transmaq moto-redutores

Ambientalistas por vocação, os fundadores da Indústria de Máquinas e Redutores TRANSMAQ Ltda., o casal Leonardo Pedroso e Sydonita, construíram, a partir da década de 70, uma história de sucesso e total comprometimento com o meio ambiente. Leonardo Pedroso trabalhou sempre fiel a sua vocação e aos seus ideais, atuou, inclusive, como diretor do Sindimetal, no período de 1994 a 2000.           

A empresa iniciou as suas atividades em Esteio e expandiu a partir da compra de um pavilhão, localizado na RS 118, em Sapucaia do Sul. Além do espaço para a produção dos redutores de velocidade, os fundadores adquiriram uma área verde “intocável”, de preservação ecológica. Neste espaço, fizeram o plantio de mudas nativas e o reflorestamento da área; mantiveram o cuidado com a fauna e flora já existente, além de criarem um lago, relata orgulhosa a filha Elisabeth Pedroso, diretora da empresa e atenta em preservar os princípios dos fundadores.

A TRANSMAQ, associada do Sindimetal, “é uma empresa que produz com qualidade, gera emprego para aproximadamente 25 funcionários, mantém o equilíbrio entre a produtividade e o respeito à natureza, possuindo um total de 2.500m² de área preservada, com 1.400m² de área construída, tendo a qualidade do produto e o atendimento ao cliente como marcas preferenciais”, destaca Elisabeth.

Os Redutores de Velocidade TRANSMAQ começaram a sair da fábrica, para as máquinas dos clientes, há 36 anos mantendo sempre as características de robustez e durabilidade, que ganharam a confiança do mercado. Atentos as exigências do consumidor, a direção e os colaboradores desenvolvem metas de atualização constante. “Temos uma equipe interna especializada em ouvir o cliente. A partir desta interação, criamos opções em serviços e produtos voltados para as necessidades do mercado. Oferecemos soluções para máquinas e equipamentos com qualidade, agilidade e segurança, possuindo revendas nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste”, informa a diretora.

Responsabilidade ambiental

No período de 2003 a 2007, comenta a diretora Elisabeth, “a gestão passou de familiar para profissionalizada. Realizamos uma pesquisa mercadológica; profissionalizamos e criamos novos setores; passamos a dar mais ênfase na expansão das vendas; atualizamos os processos produtivos e o desenvolvimento de novos produtos”, relata.

Paralelo a tudo isto, a empresa possui um comprometimento diferenciado com o meio ambiente. “Trabalhamos com políticas de sustentabilidade e responsabilidade ambiental. Há quatro anos fazemos a manutenção periódica do reservatório de água das chuvas (usada na limpeza e sanitários) e das calhas do sistema de captação; utilizamos papel reciclado e não clorado e estamos implantando o projeto de uma horta orgânica Reduzimos o desperdício, reciclamos materiais, não produzimos efluentes líquidos, nem poluição atmosférica ou sonora. Todo este cuidado traz benefícios à natureza, aos visitantes e as pessoas que aqui trabalham. Além disto, os funcionários fazem ginástica laboral, têm acesso há uma biblioteca na própria empresa e trabalham numa área verde privilegiada”, salienta a empresária.

Entre os planos da empresa estão reforçar o Programa de Coleta Seletiva dos Resíduos Sólidos; ampliar a venda para setores com atividades ambientais, negócios e sustentabilidade e reduzir, gradualmente, a venda para comprovados geradores de impacto ambiental. “Desejamos reforçar as parcerias com recicladores de sucata e resíduos sólidos e manter, também, a inexistência de resíduos atmosféricos e a mínima quantidade de efluentes líquidos”, planeja a empresária.

A TRANSMAQ trabalha afinada com o mercado e comprometida com o futuro das próximas gerações, respeitando o meio ambiente e valorizando a vida.

Fonte: Transmaq
Espaço SINDIMETAL 16

Somente empresas associadas têm a oportunidade de aparecer na coluna Mercado do Espaço SINDIMETAL. ASSOCIE-SE!

Compartilhe nas redes sociais!