TKS Metalúrgica, 25 anos de história

A TKS Metalúrgica e Serviços Eletromecânicos Ltda., com sede em São Leopoldo, atua no ramo de usinagem de peças de precisão especiais, desde o dia 16 de janeiro de 1989, quando foi fundada pelos sócios Bruno Leopoldo Schäffer, Antonio Azevedo da Silva e Cristiano José Koch (in memoriam). Tendo como missão o atendimento qualificado ao cliente, a TKS recentemente foi certificada pela ISO 9001, uma retribuição ao trabalho sério da equipe formada por cerca de 50 funcionários.

Segundo Bruno os clientes são fieis à empresa. “Além de manterem esta relação construída desde a fundação, seguidamente indicam os nossos serviços, contribuindo assim para ampliar a rede de contatos”, afirma o diretor. “O nosso produto é a mão de obra especializada, é o conhecimento que adquirimos ao longo destes anos e que aplicamos diariamente na empresa”, afirma Bruno. “Executamos serviços de usinagem em vários segmentos como, automotivo, moto peças, agrícola, pneumática e peças especiais conforme a necessidade do cliente” comenta o diretor Antonio.

“Possuímos toda a instrumentação necessária para usinagem de alta precisão: projetor de perfil, parquímetros, micrômetros, digitais, padrões, entre outros, e acreditamos que o sucesso da TKS é fruto da qualidade do produto, somado ao bom relacionamento que priorizamos junto à equipe e aos clientes”, avalia Bruno. Todo produto fornecido pela TKS passa por uma equipe com formação técnica, que acompanha o processo de usinagem do início até o fim, garantindo assim a alta qualidade.“Não possuímos uma linha de produtos próprios, mas executamos projetos sempre tendo como foco a necessidade do cliente”, salienta.

Desafio inicial

Colegas de trabalho em uma metalúrgica, os três sócios, na época, investiram os escassos recursos na compra de um torno Traub A25, que há 25 anos está sendo utilizado pela TKS. “Foi com este patrimônio, num espaço alugado, que passamos a contar com o conhecimento e a vontade de vencer”, relembra Antonio. “Trabalhamos muito para construir a sede própria, mas valeu a pena. Aproveitamos uma época de ouro no País, para investir também em maquinário”, comenta Antonio. “Os resultados foram satisfatórios e nos motivaram a seguir atuando nos segmentos automotivo, especialmente em suspensão e direção, e pneumático, voltado à automação”, relembra Bruno.

A receita de sucesso tem sido a busca permanente pelo crescimento sustentável. Embora tenham presente a instabilidade de um mercado com taxas de investimentos altas e com uma carga tributária excessiva, trabalham sempre com os pés no chão e o olhar em direção ao futuro. Conquistar novos clientes, para ampliar o parque fabril em busca do contínuo crescimento no mercado de usinagem e prestação de serviço, está nos planos dos empresários. “A nossa política de qualidade é promover a melhoria contínua do serviço, visando atender as expectativas dos clientes, com base na satisfação, respeitando os prazos de entrega; mantendo uma boa relação com os colaboradores e visando, sempre que necessário, a atualização dos processos”, afirmam os sócios.

Os desafios estão aí para serem vencidos. Esta máxima tem norteado muito bem o trabalho da TKS, que nestes 25 anos soube driblar os altos e baixos da economia, com determinação e foco nos resultados.

O SINDIMETAL parabeniza à direção e os seus colaboradores, pela trajetória de sucesso, desejando que o futuro reserve muitas realizações  para a família TKS.

Fonte: TKS Metalúrgica
Espaço SINDIMETAL 43

Somente empresas associadas têm a oportunidade de aparecer na coluna Mercado do Espaço SINDIMETAL. ASSOCIE-SE!