Taurus, 70 anos imprimindo a sua marca pelo mundo

Em seus 70 anos de existência, a marca Taurus construiu um sólido patrimônio, nacional e internacional. Forjas Taurus S.A. é o resultado da combinação de empreendedorismo, confiança no País e compromisso com a inovação. Companhia brasileira de capital aberto, com sede em Porto Alegre, a Forjas Taurus é responsável pela fabricação e comercialização de revólveres, pistolas civis e militares, munições, industrialização de peças metálicas por encomenda e caldeiraria industrial. Conta, também, com a participação em outras empresas controladas, que dedicam-se à produção e comercialização de pistolas civis, óculos, coletes à prova de balas, escudos antitumulto, capacetes para motociclistas, produtos plásticos injetados, ferramentas para construção civil, mecânica, jardinagem e produtos congêneres, compra, venda e locação de imóveis próprios e de terceiros, máquinas-ferramenta, bem como, à usinagem de metais sob encomenda.

Os produtos com a marca Taurus são fabricados em sete sites industriais, que somam mais de 491,8m² e empregam aproximadamente 4.700 colaboradores. As linhas de produção, processos produtivos e máquinas modernas garantem a qualidade e a confiabilidade que caracterizam os produtos Taurus. Nos últimos quatro anos, a empresa consolidou a sua força econômica, quadruplicando a sua receita e conquistando novos patamares de produtividade, o que viabilizou um forte desempenho em praticamente todos os seus indicadores econômico-financeiros.

Para manter o padrão internacional de qualidade, que caracteriza os produtos Taurus, a empresa faz investimentos permanentes em novas tecnologias que garantem a qualidade de seus produtos e a colocam como uma das maiores fabricantes mundiais de armas curtas. A Taurus trabalha com um “Modelo de Governança Corporativa”, desde 2005, O modelo contém  diversas diretrizes que asseguram a transparência de suas práticas gerenciais. Dois anos depois, adotaram o sistema de gerenciamento de produção Taurus Business System (TBS), que objetiva propagar um sistema mais eficiente, flexível, ágil e inovador nos processos produtivos da empresa.

História de sucesso

A Forjas Taurus foi fundada em 1939, com a sua primeira sede em Novo Hamburgo. Nos anos 50, a produção e a demanda cresceram e o parque industrial foi ampliado, além da construção de uma nova fábrica. A Taurus Ferramentas surgiu na década de 70, em São Leopoldo.

Em 1981, a criação da Taurus International Manufacturing, Inc. (TIMI), em Miami, nos Estados Unidos, ampliou os horizontes da empresa. Com a iniciativa pioneira, tornaram-se uma das primeiras empresas brasileiras a se globalizar. Dois anos depois, surgiu a Taurus Blindagens, responsável pela produção de escudos e coletes à prova de balas. Em agosto de 1986, teve início à produção de capacetes, conduzindo a Taurus, rapidamente, à liderança no mercado nacional. Nos anos 90, foi adquirida a empresa Indústria e Comércio Beretta S.A., subsidiária da famosa fábrica de armas italianas, Beretta SPA, quando passaram a fabricar uma linha completa de pistolas. Em 1997, foram adquiridos, da Amadeo Rossi S.A. Metalúrgica e Munições, máquinas, equipamentos, moldes, desenhos e especificações técnicas necessários à fabricação da linha de revólveres Rossi. Na mesma data foi contratada licença de produção e comercialização da marca Rossi até o ano de 2017.

Em 2002, foi concluído o site industrial, em Mandirituba, no Paraná, com máquinas e processos produtivos inteiramente novos. Já em 2004, associaram-se à Famastil, de Gramado, criando a Famastil Taurus Ferramentas S.A. Assumiu, também, o controle operacional da Wotan, em Gravataí, formando a Taurus Máquinas-Ferramenta Ltda., operando no mercado com a marca Taurus Wotan. Recentemente, novas máquinas modernizaram a unidade industrial de pistolas em Porto Alegre. Em 2009, a Taurus passou a integrar o Sistema nacional de Defesa, programa criado pelo Ministério da Defesa para reequipar as Forças Armadas.

Diante de expressiva história de sucesso, a Taurus, associada do Sindimetal, certamente continuará crescendo com qualidade e sincronizada ao mercado.

Fonte: Taurus
Espaço SINDIMETAL 19

Somente empresas associadas têm a oportunidade de aparecer na coluna Mercado do Espaço SINDIMETAL. ASSOCIE-SE!