STIHL – Momento singular: ampliação da fábrica brasileira

Uma cerimônia, realizada no dia 19 de setembro, marcou o início das obras do novo Prédio de Montagem de Máquinas, na sede da Stihl Brasil, em São Leopoldo. O empreendimento dá sequência ao pacote de projetos, com total de R$ 500 milhões a serem investidos na unidade brasileira até 2023. Cláudio Guenther, presidente da Stihl Brasil, recebeu para a solenidade: o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite; o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi; o presidente do SINDIMETAL RS, Sergio Galera; o presidente da ACIST-SL, Oldemar Plantikow Brahm; e demais funcionários da empresa. “Em um Estado com capacidade de inovação como o Rio Grande do Sul, é preciso lembrar que esta riqueza é gerada pela iniciativa privada. Não é fácil ter um negócio no Brasil em razão dos diversos desafios e da complexidade. Ações como esta da Stihl representam o destaque à confiança de um Estado para quem investe e empreende”, pontuou o governador.

O novo Prédio de Montagem de Máquinas da Stihl, que contará com processos de injeção de plásticos, usinagem e pintura de peças de magnésio, tratamento térmico de virabrequim e montagem dos equipamentos (motosserra, roçadeira, pulverizadores, sopradores etc.), terá um investimento total de R$ 67 milhões. A iniciativa irá modernizar ainda mais o parque fabril da marca, tendo em vista a tecnologia de ponta das instalações. A edificação possuirá mais de 14.000 m² e já nascerá dentro de conceitos da Indústria 4.0, com produção mais limpa e orientação para a Internet of Things (IoT).

A obra irá gerar mais de 160 empregos diretos e pelo menos 500 indiretos. Da mesma forma, mais de 80% das compras de materiais serão feitas com fornecedores do Rio Grande do Sul, tendo em vista a injeção de capital na economia regional. “No futuro, o novo empreendimento nos permitirá aumentar nossa atual capacidade de produção, quando poderemos chegar a 1,1 milhão de unidades motoras fabricadas por ano em São Leopoldo. A estrutura irá aprimorar as condições e o ambiente de trabalho”, afirmou o presidente da Stihl Brasil, Cláudio Guenther.

TOP SER HUMANO – A Stihl é novamente vencedora do Top Ser Humano 2019, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos seccional Rio Grande do Sul (ABRH-RS). A quarta conquista do prêmio veio com case Ideia Plus – Valorizando a capacidade intelectual dos nossos colaboradores. Mais do que um programa de sugestões e inovação para a melhoria contínua, o Ideia Plus tornou-se uma ferramenta que envolve as pessoas de diferentes áreas na busca conjunta por soluções que gerem resultados para a corporação. Este processo fortalece a cultura organizacional ao promover a confiança mútua, estimular a colaboração e o reconhecer ideias que contribuam para o desenvolvimento da organização.

O programa global, que também é desenvolvido nas outras seis unidades produtivas da Stihl no mundo, foi lançado no Brasil em 2012 pelo Departamento de Melhoria Contínua com apoio da área de Recursos Humanos. O intuito foi capturar o potencial criativo e canalizar as ideias dos colaboradores, reconhecendo e premiando-os pelos seus esforços.

Fonte: Stihl
Espaço SINDIMETAL 78

Somente empresas associadas têm a oportunidade de aparecer na coluna Mercado do Espaço SINDIMETAL. ASSOCIE-SE!