SINDIMETAL RS apoia alunos do Frederico, na FEBRACE 2023

O SINDIMETAL segue incentivando boas práticas e novas oportunidades de vivências para estudantes.

Pensando no futuro e, igualmente, com o propósito de atrair jovens qualificados para a indústria, a entidade apoiou parte do custeio da viagem e hospedagem dos alunos, da Escola Técnica Estadual Frederico Guilherme Schmidt, de São Leopoldo, para participar da 21ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia – FEBRACE. A mesma ocorreu no período de 19 e 25 de março, na Escola de Engenharia da Universidade de São Paulo (USP). Considerando a importância do vínculo desses alunos com a indústria, eles foram convidados a participar da reunião de diretoria, no mês de maio, para apresentação do respectivo trabalho.

Os alunos Daniel Cornelius Gonzalez, Felipe Souza Lamperti e Gabriel Perini Affonso, estagiários do curso técnico de Eletrotécnica, da Escola Frederico, apresentaram o projeto DASARS 2.0 – Dessalinizador de água salgada com aproveitamento do rejeito salino. Os jovens não conseguiram alcançar uma das quatro primeiras posições, na categoria Engenharia, a qual estavam concorrendo. Mesmo assim, a escola os considera vitoriosos, tendo em vista integrarem um grupo seleto de alunos, que pratica a iniciação científica pré-universitária, em todo o Brasil.

A FEBRACE é a principal mostra nacional pré-universitária de projetos de Ciências e Engenharia e este ano recebeu a inscrição de 1.800 projetos. Após uma seleção minuciosa realizada por avaliadores mestres e doutores na área das Engenharias, o projeto dos respectivos alunos foi selecionado para a semifinal realizada em janeiro, entre os 500 melhores projetos. Após a apresentação por videoconferência na semifinal, foram novamente escolhidos, ficando entre os 225 projetos finalistas.

BOAS INICIATIVAS – O SINDIMETAL sempre demonstrou uma atenção especial com a educação, já tendo apoiado outras iniciativas dos alunos da escola, inclusive da própria FEBRACE, em edição anterior. Também foi parceiro na ExpoSchmidt, organizada pela própria escola; e apoiou alunos nas feiras Expo Nacional Milset Brasil, em Fortaleza; e CIENTEC – Feira Internacional de Educação, Ciência e Tecnologia , em Lima/Peru.

“Agradecemos o apoio do SINDIMETAL RS, junto à escola Frederico Guilherme Schmidt, propiciando o desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos ao divulgarem seus projetos de conclusão de curso técnico, nas diversas feiras de iniciação científica pelo Brasil afora”, registrou o professor Marcos Freire Machado.

__________

Jornalista Neusa Medeiros – Assessora de Imprensa | Edição 3 Comunicação Empresarial