ROL MAR: Referencia no mercado de rolamentos

A empresa Rol Mar Metalúrgica Ltda., com sede em São Leopoldo, está comemorando 30 anos no Brasil. Reconhecida como a primeira fábrica do segmento, na América Latina, mantém a liderança na produção de rolamentos, sempre atenta a qualidade e o bom atendimento ao cliente.

“Somos uma empresa brasileira com sócios estrangeiros”, relata o presidente do Grupo MAR, Miguel Angel Marietta, que juntamente com a sócia Adriana Noemi Marietta dá continuidade ao sonho do pai, que iniciou a produção de rolamentos, na Argentina, há 57 anos.

Fundada em 1943, na cidade de Rosário, Argentina, a Rolamentos MAR percorreu um longo caminho sustentado pelo conhecimento e com base na tecnologia, até ser reconhecida como uma dos melhores fabricantes de rolamentos do mundo. O Grupo MAR é uma organização internacional, com experiência na fabricação de rolamentos e reconhecida pelo seu Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001:2000. Além de contar com um eficiente suporte técnico, está em constante evolução no serviço de atendimento, agregando sempre mais qualidade aos seus serviços.

Após contínuos processos de desenvolvimento, a empresa inaugurou, em 1980, a sua fábrica no Brasil, em São Leopoldo. “Foi um grande desafio nos instalarmos em solo brasileiro”, relata Marietta. “O potencial de mercado, somado as características de localização da cidade e o encontro de um parceiro estratégico foram determinantes. Através de uma consultoria, localizamos um prédio, que reunia todas as condições para instalarmos a fábrica. A ex-empresa Metalúrgica JAPS, possuía equipamentos e máquinas condizentes com as nossas necessidades, precisávamos apenas viabilizar toda a infraestrutura”, recorda o presidente. De 1980 a 1984, a empresa não produziu, mas passou por um processo de preparação.

Momento atual

Hoje, com mais de 60 anos de experiência na fabricação de rolamentos, os produtos MAR tem sua qualidade reconhecida na Europa, Ásia, Américas, Oceania e África. A empresa Rol Mar, com 14 mil m² construídos, está instalada numa área de 20 mil m². A gerência geral fica a cargo de Luiz Antonio Gonçalves, representante da empresa no Brasil, que conta com 70 colaboradores. “Os equipamentos utilizados são produzidos, em sua maioria, pela própria empresa, que não comercializa estes itens”, afirma Gonçalves.

Completando 30 anos de atuação no Brasil, a Rol Mar produz e distribui rolamentos de rolos cônicos, cilíndricos e de esfera, para aplicações em cubos de rodas, caixas de câmbio, sistemas diferenciais e de direção, tratores, máquinas agrícolas e graxas automotivas, oferecendo segurança aos usuários de seus produtos. O mercado é amplo, incluindo, entre outros, os setores automotivo, agrícola e industrial. Recentemente, foi apresentado, pela empresa Rolamentos MAR do Brasil, o seu novo e atualizado Guia de Busca Rápida para Aplicação de Rolamentos e Graxas Automotivas. “Nele é possível encontrar a utilização de toda a linha de produtos, aplicados na frota dos principais veículos, atendendo às necessidades técnicas exigidas pelo mercado nacional e internacional”, afirma Gonçalves. “Disponibilizamos produtos em conformidade com os mais rigorosos critérios internacionais e temos a Norma ISO 9001/2008, como padrão de qualidade”, salienta o gerente da Rol Mar.

Para Marietta, o mercado está mais presente e competitivo. “Possuímos uma equipe de promotores técnicos, que fazem palestras, inclusive no exterior”, afirma. Em São Paulo, existe um Centro de distribuição de vendas da Rol Mar. “A empresa trabalha permanentemente visando à expansão, atendendo os mercados interno e externo, fortalecendo a marca mundialmente”.

O trabalho na área de rolamentos exige alta precisão. A Secretaria Municipal de Transporte de São Paulo já concedeu um prêmio, uma referência importante para a empresa, pelos serviços prestados, tendo sido homologada a qualidade do produto, pelo IMETRO/ Brasil, inclusive nos Estados Unidos.

A receita de sucesso, para o presidente do Grupo, “é perseverança, trabalho, manutenção da qualidade e busca permanente pela melhoria contínua dos serviços em rolamentos, com atendimento diferenciado ao cliente”, conclui Marietta. O SINDIMETAL também comunga destes valores e parabeniza a sua associada pelos 30 anos de liderança no mercado de rolamentos.

Fonte: ROL MAR
Espaço SINDIMETAL 25

Somente empresas associadas têm a oportunidade de aparecer na coluna Mercado do Espaço SINDIMETAL. ASSOCIE-SE!