Rodosinos, Indústria e Comércio de Carrocerias comemora 35 anos

A Rodosinos Carrocerias e Refrigeração Ltda. atua na Indústria e Comércio de Carrocerias para Carga Geral, Isotérmica e Frigorífica, Refrigeração e Sistema Uniblok, além de prestar serviços de consertos, reformas e manutenção.

Fundada no dia 15 de abril de 1984, no bairro Rincão do Cascalho, em Portão, onde está localizada até hoje, iniciou suas atividades a partir do empreendedorismo de Gilberto Hünning, ex-funcionário de uma empresa do mesmo ramo, em Estrela, cidade onde nasceu; e seu amigo Ernesto Ternes. Na época, aproveitando a oportunidade de expansão no segmento do transporte, perceberam a possibilidade de crescimento profissional. O sonho foi levado adiante motivado pelo desejo de que esse trabalho ficasse marcado na trajetória de vida de ambos. “Fabricar implementos rodoviários e construir uma marca forte e sólida, sempre esteve presente nos nossos objetivos e conduziu o trabalho”, justifica o empresário Gilberto.

Hoje os sócios são a Família Hünning, que segue os passos de Gilberto, atuante e determinado, além de apaixonado pela empresa e pelo trabalho que realiza nas diferentes frentes. “Está no sangue e no coração”, afirma. Tanta dedicação, somada ao trabalho da equipe, que acreditou no seu potencial, resultou numa empresa que é destaque no Brasil e no Mercosul.

A Rodosinos, presente desde a sua fundação na área de implementos para o transporte, expandiu, surgindo a necessidade de ampliação, logo nos primeiros anos. No início, a área era de 20.000 m², sendo 1.000 m² de área construída. “Atualmente temos 48.000 m2, sendo 10.000 m2 de área construída, onde contamos com uma estrutura elaborada para melhor atender o desenvolvimento de produtos e o atendimento ao cliente”, registra Gilberto.

O crescimento do setor, como fornecedor para o deslocamento de cargas, possibilitou, em 1996, expandir a atuação. Dentro deste contexto, foi adquirida a tecnologia italiana Uniblok, para a fabricação de câmaras frigoríficas, câmaras estilo europeu do tipo monobloco, somente com longarinas no chassi e sem esqueleto, elevando assim a produção brasileira a outro patamar nesse setor. “Nestes anos de muito trabalho, dedicação e busca de tecnologia avançada, a nossa empresa destaca-se na produção de Câmaras Frigoríficas Uniblok, com know-how italiano, a linha mais moderna para o transporte de cargas paletizadas frigorificadas já feita no Brasil”, explica.

Expandindo com qualidade

Com uma equipe composta por 100 funcionários, a Rodosinos atende todo o território brasileiro e países do Mercosul. “Produzimos, atualmente, uma linha variada de produtos como: Carrocerias Furgão para Carga Geral, Carrocerias Lonadas tipo Sider, Câmaras Frigoríficas modelo Uniblok, Câmaras Frigoríficas Sorveteiras modelo Uniblok e equipamentos para Refrigeração Veicular”, informa Gilberto.

A missão da empresa é “atender as necessidades específicas de cada cliente, desenvolvendo produtos de inquestionável qualidade, mantendo uma cultura de respeito e dignidade de nossos colaboradores e sociedade”. Para cumprir com este compromisso alguns valores norteiam o trabalho, como planejamento, organização e desenvolvimento, com foco no cliente, garantindo assim segurança, conforto e um ótimo custo-benefício, assegurando excelência nos produtos, fidelizando a marca Rodosinos.

Nestes 35 anos de existência, muitos desafios foram vencidos, mas certamente momentos especiais marcaram decisivamente a chegada até este patamar. Entre as novidades implantadas no processo está a produção semiautomática em carrocerias isotérmicas e frigoríficas, para transporte de perecíveis, alimentos resfriados e congelados. Outra conquista é o Selo da Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários (Anfir), entidade que congrega associados e afiliados ativos, desde micro, pequenas, médias e grandes empresas, ligadas ao segmento de transporte de cargas. Estas companhias são as responsáveis pela fabricação de todos os implementos rodoviários utilizados no Brasil.

A Rodosinos investe e valoriza o respeito e a ética junto aos clientes, colaboradores e fornecedores. Possui uma relação reconhecida no mercado, comercializando para todo Brasil, principalmente para Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, além de exportar para o Uruguai.

Para o empresário, a receita de sucesso se resume em “fazer o produto sob medida para o cliente, atendendo as suas necessidades, com ótima qualidade e preço justo”. Mantendo este propósito, Gilberto deseja continuar buscando inovações, para melhor atender a clientela, produzindo sempre com base na sustentabilidade.

Sucesso e vida longa para a Rodosinos, que segue construindo a sua história com determinação e paixão pelo que faz.

Vitrine – Rodosinos
Espaço SINDIMETAL 75

Somente empresas associadas têm a oportunidade de aparecer na coluna Mercado do Espaço SINDIMETAL. ASSOCIE-SE!