PPL 30 anos dedicados ao mercado

Uma empresa que nasceu e chegou aos 30 anos de existência valorizando o trabalho e a família. Esta é a essência que norteia a trajetória da PPL Indústria de Reboques Ltda. Fundada em 1º de julho de 1987 teve um início marcante, na garagem do caminhão do Paulo Appolinário da Silva, em Esteio, onde muitas vezes, por falta de espaço, acabava manobrando a carreta sobre o jardim da residência, cuidado amorosamente pela esposa Lori.

Com sede em Sapucaia do Sul, a PPL comemora três décadas de estrada como uma das principais fabricantes de implementos rodoviários do mercado nacional, com ênfase no transporte boiadeiro. “Desenvolvemos, produzimos e distribuímos uma completa linha de implementos rodoviários, não somente para o transporte de gado, mas também para cavalos, ovelhas, toras, grãos e containers”, salienta o sócio Paulo Ricardo da Silva, responsável pela Produção e Vendas. “Oferecemos soluções técnicas, manutenção, corte e dobra de chapas de aço, montagens industriais e pinturas, atendendo a melhor logística com produtos de grande durabilidade e segurança”, destaca Régis Adriano Scharlau da Silva, atuando em Projetos e Suprimentos.

Inicialmente voltada para o transporte de gado, a empresa inovou ao entrar no mercado com os primeiros conjuntos de carroceria e reboque, conhecidos por Romeu e Julieta. Mesmo desaconselhado por alguns empresários, foi na oficina do irmão, em São Leopoldo, que construiu, durante quatro anos, sozinho, esta versão inovadora. “Passei a ganhar o frete em dobro, economizando tempo e revolucionando o transporte bovino, através do caminhão com reboque, a Julieta boiadeira”, relembra emocionado o fundador deste empreendimento.

Em 1985, o visionário Appolinário desenvolveu um sistema de engate retrátil, para facilitar a passagem da Julieta sem necessidade de desengatar a composição. Eram dias seguidos viajando pelas estradas transportando gado. “Para não perder o vocabulário, escutava rádio e para amenizar a saudade da família, apreciava a paisagem. Ela ajuda a enfrentar tudo no Rio Grande do Sul”, relata.

Inovando sempre

A vontade de vencer e oferecer mais conforto para a família era grande. Appolinário lança então, em 1988, um novo sistema de pintura anticorrosiva para a estrutura metálica de seus reboques e carrocerias visando maior durabilidade e resistência dos equipamentos. A qualidade do tratamento anticorrosivo permitiu lançar, em 1996, a carroceria e reboque PPL Metálica. Este novo sucesso se uniu ao Engate Retrátil de três estágios, que acompanha todos os Romeu e Julieta fabricados até os dias atuais.

A competência e a criatividade foram fundamentais para o desenvolvimento de equipamentos especiais com sistemas hidráulicos, pneumáticos, mecânicos e conjugados entre si, em um processo de mecanização florestal. O tempo foi trazendo novos desafios e, em 1989, uma grande conquista marcou definitivamente a trajetória da PPL. A aquisição da atual sede numa área de 15mil m², onde foram construídos 4mil m² destinados à produção. “No início, mesmo sem luz e telefone, sabíamos que estávamos no caminho certo”, relembra o fundador. “Hoje, passados tantos desafios, estamos mais unidos”.

“Nossos clientes, em sua maioria, são de frigoríficos do Estado” salienta o filho Paulo Ricardo, cofundador da empresa e que conhece todo o serviço de produção e o fluxo do processo, desenvolvendo também na área de corte e dobra, mas sempre focado no agronegócio. Hoje a PPL conta com equipamentos de primeira linha, mantendo inclusive produtos de série homologados junto ao Denatran, estando capacitada para desenvolver novos equipamentos e projetos especiais em parceria com seus clientes, visando sempre a melhor relação entre o custo e o benefício.

A empresa atua na área de montagens industriais e pinturas, atendendo as necessidades específicas dos clientes, através de produtos desenvolvidos em parceria. Além disso, presta serviços de manutenção de reboques, semi-reboques, carrocerias e conteiners. Somado a este trabalho, em 2010, a família criou a Estação Coletora de Fluídos veiculares (ECOFLUV), uma unidade móvel que faz a descontaminação das sucatas de veículos.

Para enfrentar os novos desafios, o fundador conta não somente com seus dois filhos e sócios, mas também com a parceria da filha Susiane Scharlau da Silva, além dos netos Rafael e Priscila. Uma corrente do bem, que tem levado este trabalho adiante, com planos de ampliação e, quem sabe até de uma nova empresa, para dar vazão ao talento empreendedor da família. O empreendimento idealizado por Appolinário, que atuou anos com frete boiadeiro, segue inspirando os filhos e diretores, assim como os netos, através dos bons exemplos. “Mesmo com 80 anos de vida, ele trabalha diariamente na empresa”, enfatizam.

Desejamos sucesso na continuidade deste sonho, que começou com o fundador Appolinário, mas já contagiou as futuras gerações da família.

Fonte: PPL
Espaço SINDIMETAL 65

Somente empresas associadas têm a oportunidade de aparecer na coluna Mercado do Espaço SINDIMETAL. ASSOCIE-SE!