Metz, mais de um século de história

Associada do SINDIMETAL desde 1977, a Metalúrgica Metz Ltda., com sede em Estância Velha, soma 112 anos de história. “Somos uma empresa centenária, no ramo de ferragens para esquadrias de madeira, utilizadas na construção civil”, comenta Andrea Ilga Koch Fener, sócia gerente, com atuação na administração e no setor de Recursos Humanos da metalúrgica. Integram também a equipe, além dos 20 funcionários, André Leandro Koch, responsável pela produção, juntamente com Alexandre Egon Koch, do Comercial, e Ricardo Sílvio Koch, que responde pela parte técnica da empresa.

“Estamos investindo na atualização do maquinário, pensando na agilidade do trabalho, na qualidade dos serviços e na segurança dos funcionários”, destaca Andrea, que atua na empresa desde 1998. “Temos um convívio forte com a equipe, pois a maioria trabalha há muitos anos na empresa. O resultado desta interação se reflete na relação com os clientes.

Trabalhando com determinação

João Metz, fundador da metalúrgica, nasceu em 1878. De origem modesta, no ano de 1894, empregou-se na firma de Carlos Korndörfer, de Novo Hamburgo, onde trabalhou durante quatro anos, tornando-se um competente profissional no ramo de ouriversaria e metalurgia.

Em 1899, ano de seu casamento, retirou-se da Korndörfer, para dar inicio no dia 11 de setembro, do mesmo ano, a sua própria empresa. Seus primeiros trabalhos consistiam em jóias, bombas para mate, material de montaria e chapeação de chicotes, que procurava vender nas redondezas. Após quatro anos, Metz decidiu ampliar sua empresa.

Os negócios foram evoluindo e, em 1924, fez a segunda construção ao lado do prédio já existente, dotando a sua indústria de todos os elementos necessários para o bom andamento da produção. Foi construído, anos mais tarde, um terceiro prédio, caracterizando a fachada atual.

Em 1941, passou o comando da indústria ao filho Arthur Hugo Metz e aos genros, Aloísio Pedro Seger e Bruno Cassel, pois seu estado de saúde não lhe permitia mais continuar na direção da metalúrgica, vindo a falecer em 1943. No dia 11 de setembro de 1949, o cinquentenário da Metz foi festejado intensamente, contando, inclusive, com a visita do governador do Estado na época, Walter Jobim.

Pela primeira vez, em 1982, passaram a integrar, na constituição societária, pessoas não descendentes do fundador da empresa. Neste dia, o sócio Bruno Cassel, genro do fundador vendeu e transferiu integralmente sua cota para Otto Theophilo Koch, Carlos Arthur Koch e Harry Werno Koch. Completando quase noventa e três anos, após a fundação da Metalúrgica por João Metz, no dia 25 de junho de 1992, retira-se da sociedade o último descendente do então fundador, o neto Vitor Lotário Cassel. Mesmo a empresa não sendo mais constituída por nenhum descendente do fundador, a nova direção decidiu não alterar a razão social, permanecendo até hoje como Metalúrgica Metz Ltda. Um ajusta homenagem ao determinado fundador.

No dia 11 de setembro de 1999, foi mais um dia de grandes festividades e homenagens, em que os descendentes remanescentes do fundador, ex-colaboradores, direção, funcionários, amigos e a comunidade estanciense comemoraram os cem anos da Metalúrgica Metz Ltda. Neste dia, na presença dos convidados, foi aberta a mostra Cem Anos de Metalúrgica Metz, na então casa de cultura Lina Erna Cassel, onde antigamente nasceu a filha do fundador da respectiva empresa.

Produzindo mais de 2000 itens, com acabamentos diferentes, a Metalúrgica Metz segue a sua trajetória, norteada pela simplicidade e honestidade, características que certamente continuarão sendo preservadas pela família Koch. Parabéns à valorosa equipe pelos 112 anos da empresa!

Fonte: Metalúrgica Metz
Espaço SINDIMETAL 31

Somente empresas associadas têm a oportunidade de aparecer na coluna Mercado do Espaço SINDIMETAL. ASSOCIE-SE!