Mariani, 15 anos inovando com qualidade

Determinação e comprometimento com o futuro são características que têm delineado a trajetória profissional dos irmãos Jacqueline Mariani, formada em Arquitetura, e Marcelo Mariani, em Relações Públicas, ambos sócios da Metalúrgica Mariani.

Com sede em São Leopoldo, a empresa foi fundada em 1997 por Valdir Mariani, inicialmente para terceirizar serviços de usinagem em peças, no segmento de armamentos. Em meados do ano 2000, ocorreu a transferência para a sede atual, com espaço físico maior, oportunizando a aquisição de equipamentos e a ampliação da linha de produtos e serviços.

Com o falecimento do fundador em 2004, os filhos uniram forças e talentos para dar continuidade ao trabalho que vinha sendo realizado pelo pai, com destacado zelo. Passaram a recriar um novo tempo, com a participação em capacitações promovidas pelo SEBRAE; adoção do Modelo de Excelência da Gestão – MEG do PGQP; implantação do planejamento estratégico; padronização dos processos; avaliações periódicas da gestão e a fabricação de produtos próprios. Assim nascia, em 2006, a Mariani Metais, um novo segmento dentro da metalúrgica.

Reconhecendo a importância do associativismo, os sócios passam a interagir mais com o SINDIMETAL, especialmente através do grupo setorial Valemetalsinos. Em 2008, a empresa recebe a Certificação ISO 9001 e, em 2010, conquista o Prêmio MPE Brasil, categoria Indústria. Para a sócia Jacqueline, diretora Administrativa da empresa, este destaque nacional “é o reconhecimento pelo trabalho comprometido de toda a equipe”. Segundo Marcelo “procuramos trabalhar utilizando a metodologia preconizada pelo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP) e orientando as ações pelos objetivos traçados em nosso planejamento estratégico. O reconhecimento mostra que estamos no caminho certo. A meta é continuar inovando na fabricação de produtos”, acrescenta o diretor Industrial e responsável pelo departamento Comercial da empresa.

“CRIADORES DE CONCEITO”

“A nossa base familiar é sólida e nos auxilia permanentemente a manter a união, a fortalecer as parcerias e a não perder o foco nos resultados” salienta Jacqueline. A afinidade entre os sócios, que não competem entre si, mas se completam, tem sido determinante para seguirem investindo juntos na empresa. A receita de sucesso está no trabalho ético e transparente, pautado no comprometimento, no atendimento e no cumprimento dos prazos.

“Somos criadores de conceito”, destaca Marcelo, que com habilidade e desenvoltura conquista os clientes. Foram dois anos de estudo e pesquisa para o desenvolvimento dos produtos chegarem à concretização, com a produção de expositores para bolsas e calçados fornecidos para grandes indústrias calçadistas do Estado. Hoje os produtos já representam 30% do faturamento da empresa e estão presentes nos cinco continentes do mundo, dividindo a Mariani entre serviços e produtos próprios.

Ligada às tendências do design contemporâneo, a Mariani Metais desenvolveu também uma linha de luminárias, que combinam as qualidades e o fino acabamento do aço com tramas de fibras naturais feitas em processo artesanal. Outro destaque tem sido a lareira ecológica, que não produz fumaça e nem utiliza chaminé, mas gera calor através do uso de álcool. Além de ser possível utilizá-la em diversos ambientes, tanto externos quanto internos, outro diferencial é o acabamento, que pode variar desde a pedra, madeira, vidro temperado até o aço inox.

Entre os planos dos sócios está á transferência para a sede própria, que será construída no Distrito Industrial Málaga até 2014, e um maior investimento em produtos próprios. “Temos consciência que não chegamos até aqui sozinhos. Contamos com a dedicação da equipe e com parceiros como o SINDIMETAL, uma referência em termos de sindicato, que investe permanentemente na qualificação das associadas, oportunizando cursos, missões, exposições, além da logística e do profissionalismo das assessorias”, registra Marcelo.

Cumprimentos especiais pelos 15 anos da Metalúrgica Mariani. Sigam multiplicando este merecido sucesso nos futuros empreendimentos!

Fonte: Metalúrgica Mariani
Espaço SINDIMETAL 32

Somente empresas associadas têm a oportunidade de aparecer na coluna Mercado do Espaço SINDIMETAL. ASSOCIE-SE!