Leitz, há 40 anos no Brasil, soluções em novas dimensões

A Leitz nasceu em Oberkochen, Baden – Württemberg, região no sul da Alemanha, próximo a Stuttgart. Seu fundador, Sr. Albert Leitz, iniciou, em 1876, em sua pequena oficina de ferreiro, a fabricação artesanal de brocas, na época chamadas de puas, e navalhas de aplainamento. A partir de então, a expansão da empresa não parou. Oferece um amplo portfólio de produtos com mais de 8.000 itens, de ferramentas dotadas de insertos de corte de materiais como aço rápido (HSS), metal duro (HW) e diamante sintético (PCD).

Hoje está presente em cinco continentes; representada em 120 países, possui 36 filiais diretas e seis plantas de produção, entre elas a Leitz Brasil, fundada em 1979, tendo como sócios Leitz Beteiligungs e Leitz GMBH & Co. KG. O grupo é formado por três empresas: Leitz, fabricante de ferramentas de corte; Bilz, fabricante de elementos de fixação, que fazem interface entre máquina e ferramenta; e a Böhlerit, fabricante de materiais de corte, como metal duro.

A empresa, que mantém a tradição familiar, está atualmente na quinta geração. “Continuamos a confiar no sucesso da empresa familiar, em processos rápidos de tomada de decisão, na contínua expansão do seu próprio negócio, na confiabilidade e garantia de rentabilidade, através de constante reinvestimento e crescimento sustentável da empresa”, registra o diretor da Leitz Brasil, Vitor Fabiano Ledur.

“Dentre os nossos objetivos estratégicos está a transferência equilibrada de benefícios para os nossos clientes, fornecedores, funcionários e acionistas”, afirma Vitor. A busca permanente em oferecer produtos de excelência e inovação são a força motriz do crescimento qualitativo e quantitativo, acima da média, nas conquistas da empresa. “Estabelecemos padrões em nosso segmento de negócio, uma vez que somos líderes em tecnologia e desenvolvimento de soluções customizadas. Investimos em modernas instalações e processos de produção, na criação de tecnologias e logística de compras internacionais, bem como na organização e gerenciamento eficientes de estruturas para uma redução contínua de custos e desperdício de tempo”, pontua. “Nosso sistema de gerenciamento de qualidade tem foco não apenas em nossos produtos, mas também dá igual atenção à satisfação do cliente e a excelência no cumprimento das operações diárias”.

O ‘divisor de águas’ ocorreu, em setembro de 2007, quando teve início a terraplanagem para a construção da nova fábrica e, em janeiro de 2009, as atividades na ‘nova casa’. Para Vitor, não foi somente a construção de uma planta moderna, dentro de padrões internacionais que surpreendeu, mas também a instalação de novos equipamentos, um salto tecnológico qualitativo e quantitativo expressivo. Houve também uma mudança cultural, até então limitada a produzir produtos com tecnologia pontual.

Superadas as dificuldades, mudanças, burocracia e alta inflação, a Leitz Brasil passou a ocupar uma posição de destaque dentro das empresas do grupo. Assumiu a comercialização para todos os países da América do Sul e atualmente exporta  para outras unidades do grupo, como Estados Unidos, Áustria, Alemanha e México, consolidando assim, o reconhecimento de anos de muito trabalho e credibilidade nos produtos aqui produzidos.

LÍDER NO SEGMENTO – A Leitz Brasil comercializa seus serviços e produtos para todos os estados brasileiros, tendo como principais clientes as indústrias de beneficiamento de madeira e moveleira; fabricantes de chapas de MDF/MDP, pisos (maciços, multi-camadas, laminados e sintéticos), portas/janelas. Além disso, tem desenvolvido com êxito ferramentas para processamento de outros tipos de materiais, principalmente do segmento metalmecânico, como alumínio, titânio, além de sintéticos e compósitos com alto nível de abrasão. ”Possuímos o know-how tecnológico da matriz alemã e experiências globais, o que nos possibilita realizar atendimentos técnicos personalizados junto ao cliente, oferecendo a solução ideal, buscando a maximização produtiva e um excelente rendimento de nossas ferramentas”, enfatiza.

Pioneira em afiação e produção de ferramentas em diamante policristalino  no segmento no Brasil, mantem a excelência também em postos de serviço de afiação de ferramentas, localizados em Bento Gonçalves (RS), Curitiba (PR) e Bauru (SP), o que torna a empresa líder nesse ramo. A Leitz também oferece assistência pós-venda, através do recondicionamento nos postos de serviço, garantindo produtividade e durabilidade.

Com mais de 130 funcionários, investe e valoriza o respeito e a ética junto aos seus colaboradores, promovendo a motivação e a qualificação, através de treinamento, incentivo à especialização e integração de setores. Atenta também ao meio ambiente, a empresa possui uma estação de tratamento de efluentes e utiliza a captação de água da chuva. “Com produtos e processos de produção, que ajudam a economizar recursos e preservar o meio ambiente, comprovamos nosso compromisso com a proteção ambiental”, assegura Vitor.

A receita de sucesso se resume em atender o cliente com a solução ideal, de forma customizada, oferecendo suporte técnico e garantindo resultado acima da média, com serviços e produtos de alta precisão e durabilidade, ótima relação custo-benefício. Os pilares, que dão sustentação à Leitz Brasil, estão bem segmentados: Qualidade, Confiabilidade, Conhecimento, Produtividade, Flexibilidade, Eficiência, Sustentabilidade. Além disso, a gestão é transparente e com forte senso de coletivo, atingindo alto nível de profissionalismo e desempenho.

“Estamos continuamente investindo na otimização e padronização dos produtos e serviços. Nosso diferencial é a ampliação e modernização constante do pátio fabril, através da aquisição de modernos equipamentos, para atender as expectativas e necessidades de um mercado competitivo e em constante mudança”, enfatiza Vitor. Parabéns pela destacada trajetória de sucesso!

Fonte: Leitz
Espaço SINDIMETAL 78

Somente empresas associadas têm a oportunidade de aparecer na coluna Mercado do Espaço SINDIMETAL. ASSOCIE-SE!