Inpel, meio século de história

A história da empresa Inpel teve início, no dia 23 de setembro de 1955, a partir da determinação de Armando e Gomercindo Marcon. As primeiras instalações da Inpel, criada sob a razão social Armando Marcon, estavam localizadas na rua Marquês do Herval, em São Leopoldo, nos fundos da residência de Gomercindo.

A primeira peça produzida pela empresa Armando Marcon, hoje Indústria de Peças Inpel, foi a “guia de válvula” e, o primeiro cliente, a Empresa Central de Transportes Coletivos. A partir desta iniciativa, as guias de válvulas começaram a ser produzidas em série e vendidas nos estabelecimentos comerciais de Porto Alegre.

Em 1956, já em novo endereço, um barracão alugado na rua da Margem, nº 51, também em São Leopoldo, a empresa passou a chamar-se Inpel – Indústria de Peças. O mercado estava se posicionando favoravelmente ao crescimento, uma vez que a importação, para reposição automotiva, estava proibida pelo governo da época, e as peças eram necessárias para que mais veículos circulassem nas estradas e rodovias.  No final de 1956, a empresa mudou-se para a rua São João, nº 294, em São Leopoldo. O novo prédio possuía 200 metros quadrados e comportava mais máquinas.

A idéia da fabricação das luvas de cardan nasceu no Rio de Janeiro, a partir de um representante da empresa. A Inpel trabalhou cerca de seis meses para o desenvolvimento desta peça, surgindo, assim, a primeira luva de cardan fabricada no Brasil e o terceiro tipo de peça fabricada pela empresa.

No início da segunda metade do século 20, o Brasil ainda não desfrutava da indústria automobilística. Circulavam nas estradas brasileiras apenas veículos importados e a reposição das peças eram difíceis. A empresa, acompanhando esta realidade, interessou-se pelo segmento. Como o crescimento da Inpel era visível, passou a atrair investidores. Em 1958, houve abertura de capital e entraram como sócios Rui Maragno, Ervalino Bozzetto, Ayrton Ruiz, Antônio Lorenzini e Antônio Pitt.

Com o início da produção da engrenagem cônica, os sócios foram chamados a fazer investimentos. O objetivo era a compra, em 1958, do terreno, em Sapucaia do Sul, junto a BR-2, hoje BR116. Teve início a construção dos primeiros 80 metros quadrados que abrigaram a forjaria.

No dia da inauguração de Brasília, em 21 de abril de 1960, mais um marco na história da empresa. Naquela data, após árduo trabalho, foi produzida a primeira peça forjada pela Inpel. Nesta mesma época, surgiu a oportunidade de trabalhar com um novo produto – satélite e planetária (engrenagem cônica).

Crescimento com qualidade

Em 1964, ocorreu a mudança das instalações da usinagem para o prédio novo em Sapucaia do Sul, totalizando 800 metros quadrados. Já em 1968, houve a mudança de estatuto e a empresa foi transformada em Sociedade Anônima.

Com o progresso foram surgindo novas necessidades. Em 1971, a partir de um financiamento com um banco estrangeiro foi efetivada a importação de quatro máquinas alemãs. Os equipamentos automatizados, de última geração, contribuíram para o crescimento da produção da empresa. Além disto, foi somada a linha produtiva da Inpel a produção de cardans agrícolas e caixas de transmissão a 90 graus. Até então, a Inpel produzia peças de reposição para o mercado automotivo e, neste momento, com a linha agrícola, surgia à oportunidade de se consolidar, abastecendo a montagem dos fabricantes de implementos e máquinas agrícolas.

A empresa estava em pleno crescimento, quando surge a necessidade de um novo prédio da forjaria em 1980. A ampliação foi retomada e, então, um total de 1600 metros quadrados de área construída passou a formar a Inpel. Outro marco foi à construção da caixa de água, em frente à empresa, em forma de pinhão, engrenagem cônica produzida pela empresa, que se tornou o símbolo da Inpel.

Hoje, a empresa é especialista na fabricação de engrenagens cônicas e caixas de transmissão agrícola. Fornece seus produtos para montadoras de máquinas e implementos agrícolas, além de componentes de cardans automotivos para o mercado de reposição. A Inpel atua em todo o território nacional através de representantes comerciais e em países como a Argentina, Venezuela, Paraguai, Colômbia e Alemanha.

O parque fabril de Sapucaia do Sul é constituído de máquinas de última geração para a fabricação de seus produtos. São oito mil metros quadrados de área construída em um terreno de aproximadamente dez mil metros quadrados. Integram o quadro de colaboradores 150 funcionários diretos, que atuam no corpo técnico, para o desenvolvimento de produtos de alta tecnologia na sua área de atuação, garantindo à empresa a Certificação de Qualidade ISO 9000:2000 desde 1997. Consciente da sua responsabilidade social, a Inpel também participa de ações como o Projeto Pescar, atendendo assim, adolescentes carentes da comunidade sapucaiense.

Tendo como missão “Fornecer aos nossos clientes a melhor relação custo x benefício em transmissões mecânicas, superando suas expectativas com ética e responsabilidade, visando à satisfação de nossos acionistas, clientes e funcionários”, a Inpel, nestes 50 anos, é motivo de orgulho para os associados e filiados do Sindimetal-VS.

Fonte: Inpel
Espaço SINDIMETAL 03

Somente empresas associadas têm a oportunidade de aparecer na coluna Mercado do Espaço SINDIMETAL. ASSOCIE-SE!

Compartilhe nas redes sociais!