Indústria e sociedade unidos contra o Covid

O diretor Executivo Valmir Pizzutti, foi o convidado do programa Berlinda News Entrevista, um espaço de opinião e bastidores da política, que foi ao ar, ao vivo, nesta segunda-feira, dia 15 de março.

O SINDIMETAL RS, através do seu executivo, integra o Comitê Municipal de Atenção ao Coronavírus, em São Leopoldo. O respectivo grupo reúne lideranças locais e vinculadas ao governo municipal, com o intuito de analisar possíveis medidas, que visem frear a proliferação do vírus e minimizar as suas consequências, junto à sociedade e aos diferentes segmentos empresariais.

Entre as medidas restritivas, que recentemente foram pauta neste grupo, uma diz respeito a questão do transporte público, uma ação que impacta diretamente nas empresas e no dia a dia dos trabalhadores. Segundo Pizzutti, a sugestão do grupo foi manter o transporte público nos horários de pico, atendendo assim igualmente as necessidades da indústria e o deslocamento dos seus funcionários, mas sempre atentos à segurança. Outra ação de suma importância, mobilizada a partir do comitê, foi a compra de tanques de oxigênio, para atender uma carência vital num bairro do município.

São importantes iniciativas, que fazem a diferença. Com responsabilidade e muita atenção, “a indústria está atendendo rigorosamente os decretos estabelecidos pelos governos estadual e municipal, assim como todos os protocolos de saúde, com o intuito de evitar a expansão do vírus”, assegura Pizzutti. “Os empresários estão sensíveis ao atual momento, adaptando as suas rotinas na indústria, concedendo férias e a utilização do banco de horas, sempre que possível, assim como promovendo o trabalho home office, entre as diferentes equipes” destaca.

Outro tema abordado foi o trabalho que vem sendo realizado pelo Centro Medianeira, entidade que existe no município há 62 anos, presidido por Valmir Pizzutti. “Atendemos 336 crianças e jovens, alcançando alimentos e apoio para 206 famílias, graças à comunidade, que especialmente neste momento tem se mostrado ainda mais solidária”, afirma.

“O momento segue delicado, em todos os setores da economia, por esta razão, devemos unir forças para vencermos esta pandemia juntos”, conclui Pizzutti.

Neusa Medeiros
Jornalista | Reg. Profissional nº 5.062