Grupo Estratégico VALEMETALSINOS – retrospectiva 2022 e pautas para 2023

O Valemetalsinos é um dos grupos mais antigos em atividade no SINDIMETAL RS. Além da diretoria da entidade, é o único grupo composto apenas por empresários. Desde a sua fundação, está sempre em busca de soluções para as possíveis demandas, com base nos macro objetivos da entidade, sendo igualmente representativo, atuante, com foco no desenvolvimento e na participação das lideranças industriais.

Os Grupos Estratégicos são norteados conforme o planejamento do sindicato, por meio de um regimento interno, amparado pelo seu Estatuto. São importantes meios de incentivo ao associativismo, bem como na identificação das necessidades coletivas. Eles têm por objetivo auxiliar a entidade em assuntos, que visam o desenvolvimento do segmento.

As reuniões do Valemetalsinos ocorrem mensalmente, na primeira quarta-feira do mês.  A primeira de 2023 teve lugar na sede da entidade, no dia 08 de fevereiro. Na ocasião, foram as priorizadas pautas a serem trabalhadas no decorrer do ano: assuntos jurídicos trabalhistas e tributários; temas ligados as áreas Comercial, Compras, Economia, Financeiro, Logística, além de Política e Recursos Humanos.

RETROSPECTIVA

Em 2022, o Valemetalsinos seguiu coeso e voltado à prospecção de ações importantes, que seguem impactando positivamente junto às empresas, que integram esse grupo estratégico.

Uma pauta importante, iniciada em fevereiro, relacionada ao Marketing Digital, foi alavancada com sucesso. O grupo auxiliou a entidade na formatação do Programa Marketing Digital para Indústrias, que está em andamento com a participação de 24 associadas. Como as empresas reconhecem a importância de desenvolver uma marca forte, que seja reconhecida e valorizada, esse tema segue cada vez mais atual.

Em março, a pauta girou em torno do Programa de Qualificação para Exportação – PEIEX, além de esclarecimentos sobre Energia Fotovoltaica. No mês de abril, ações de mercado, relacionada as feiras, estiveram em evidência. Em maio, o grupo se mobilizou em torno da feira Intermach e Rodadas de Negócios, além de contar com orientações específicas da assessoria jurídica Tributária, com o advogado Marciano Buffon.

Junho contou com a apresentação do evento Techstars Startup Weekend MAKER, seguindo, em julho, com orientações sobre Remuneração Variável, sob a responsabilidade do assessor jurídico Trabalhista, Eduardo Gaelzer. Na sequência, em agosto, foram abordadas Habilidades essenciais para o futuro do trabalho.

Liberdade Econômica foi o tema em foco no mês de setembro. Já em outubro, o assessor jurídico Trabalhista, Carlos Comerlato, fez um relato sobre Multifunção e, no mês de novembro, o grupo finalizou as reuniões com o tema Formação de preços de venda.

Empresários de 22 associadas (Alu-Cek, Artestampo, Biomax, CCV, Crafer, EKS-Rag, Ernesto Muller, Ferros Scharlau, Floki, Grefortec, Ifla, Lamaço, Loth, Mariani, Petec, Projelmec, RD-Flex, Sanlarte, Sebras, SS Usinagem, Transmaq e Viva Cor) integram o Grupo Estratégico Valemetalsinos, que está sob a coordenação de Andrea Peres Gremes Pereira, da Grefortec. Para mais informações, contate (51) 3590-7707 ou 3590-7708.

Jornalista Neusa Medeiros – Assessora de Imprensa | Edição 3 Comunicação Empresarial