Gerdau comemora 110 anos

A Gerdau comemorou, no dia 17 de maio, 110 anos de existência, ocupando, atualmente, a posição de líder na produção de aços longos nas Américas e de uma das maiores fornecedoras de aços especiais do mundo. Nessa data, a Companhia celebrou com seus 45 mil colaboradores, em seus respectivos países, uma trajetória de sucesso, focada na qualidade de seus produtos e serviços e na excelência dos processos de gestão.

A história da Gerdau teve início em 1901, com uma pequena fábrica de pregos em Porto Alegre (RS), chamada Pontas de Paris. Hoje, a Companhia possui operações industriais em 14 países – nas Américas, Europa e Ásia – com capacidade instalada superior a 25 milhões de toneladas de aço por ano. A Gerdau também é a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço.

“Em mais de um século, crescemos e diversificamos nossos negócios na cadeia de valor do aço, apresentando lucro em todos os exercícios, buscando sempre a eficiência de nossas operações e o contínuo aprimoramento do atendimento de nossos clientes. A busca por excelência e a paixão em tudo o que se faz, além do forte compromisso com as pessoas e com o meio ambiente, é o que compõe a nossa cultura empresarial. É isso que move a Gerdau e que nos dá alegria de poder festejar nossos primeiros 110 anos”, afirma o diretor-presidente (CEO) da Gerdau, André B. Gerdau Johannpeter.

Como parte das celebrações de aniversário, a Gerdau lança uma nova logomarca, a qual passou por uma sutil revitalização, ficando mais leve e moderna. Durante esses 110 anos, a logomarca da Gerdau teve apenas cinco alterações. Em 1970, foi criada a primeira logomarca institucional da Gerdau, em que duas letras G representavam o espírito de coesão e a vontade de crescer da empresa.

Crescimento no Brasil e no exterior

Há 110 anos, João Gerdau e seu filho Hugo lançaram as bases da fábrica de pregos. A partir dela, foi construída uma história empresarial de sucesso, marcada pelo empreendedorismo das gerações seguintes da família Gerdau Johannpeter. Atualmente, a gestão da companhia conta com membros da quarta e da quinta geração da família.

Em 1946, Curt Johannpeter, genro de Hugo, assumiu a direção da empresa e comandou uma fase decisiva de expansão dos negócios: o início da produção do aço. Em 1948, é adquirida a usina Riograndense, localizada também em Porto Alegre, para garantir o fornecimento da matéria-prima. A nova unidade antecipou o conceito de mini-mill, modelo baseado no uso de sucata e na comercialização regional, que permitiu ter custos operacionais mais competitivos.

O marco do início da expansão da Gerdau para outros estados do Brasil ocorreu em 1968, com a aquisição da Usina Açonorte, em Pernambuco. Na década seguinte (1971), a Companhia ingressou no segmento de distribuição de aço, origem da Comercial Gerdau – atualmente a maior distribuidora de aço do Brasil. Em seguida, iniciou a construção da usina Cosigua, no Rio de Janeiro, e assumiu o controle da usina Guaíra, pioneira na produção de aço no Estado do Paraná.

O primeiro passo no processo de internacionalização ocorreu no Uruguai, com a aquisição da Laisa, em 1980. Esse movimento se seguiu com a compra da Courtice Steel, localizada na província de Ontário (Canadá) em 1989. Ao longo dos anos seguintes, a ampliação dos negócios fora do País resultou na entrada dos mercados do Chile, Argentina, Estados Unidos, Colômbia, Espanha, Peru, México, Venezuela, República Dominicana, Guatemala e Índia.

Para os próximos cinco anos (2011-2015), conforme já anunciado, a Gerdau investirá R$10,8 bilhões para atender o crescimento da demanda mundial por aço. Adicionalmente, foi dado início a novos estudos técnicos para a instalação de duas novas usinas no Brasil, uma na região Norte-Nordeste e outra no Centro-Oeste. Cada um dos empreendimentos terá capacidade instalada anual de aço entre 500 e 700 mil toneladas para atender a construção civil e a indústria. Além disso, está em estudos a implantação de um novo laminador na região Sul do País, com capacidade instalada de 600 mil toneladas por ano.Jána América do Norte, está em estudos a construção de uma nova usina de aços especiais, com capacidade instalada entre 700 e 800 mil toneladas para o atendimento das demandas da região.

Fonte: Gerdau
Espaço SINDIMETAL 28

Somente empresas associadas têm a oportunidade de aparecer na coluna Mercado do Espaço SINDIMETAL. ASSOCIE-SE!