FERCORTE 25 anos soluções inovadoras em usinagem

A Fercorte Indústria Metalúrgica Ltda., com sede em Sapucaia do Sul, é especializada em usinagem e fabricação de peças de baixa e alta complexidade. No mercado há 25 anos, comemorados no dia 19 de junho, atende os segmentos agrícola, automotivo, telecomunicação e eletrônico, máquinas e equipamentos, petróleo e gás, transporte e movimentação de carga, construção civil, ferramenta motorizada e refrigeração industrial.

A empresa abrange também as operações de balanceamento e brochamento, assim como todos os tipos de acabamento térmico e superficial, de acordo com a necessidade do cliente. “Fabricamos peças e subconjuntos em pequenos e grandes lotes, com grande diversidade de itens e considerável complexidade”, afirma o sócio Ademir Costella, responsável pelo setor Comercial da empresa, que juntamente com Vanderlei Fernandes dos Anjos, diretor-Industrial, e Caroline Goulart Costella Foerth, diretora Administrativo-Financeira estão focados nos processos de produção e no controle de qualidade.

Fundada no município de Esteio, em 1989, a Fercorte possui ISO 9001 desde 1998, e atua pautada na missão de oferecer soluções, que proporcionem aumento de competitividade aos clientes e gerem resultados satisfatórios a todos os envolvidos.

Novos horizontes

Visionário e disposto a reinventar sempre, o diretor Ademir Costella trabalhou com confecção, serralheria e também como proprietário de uma rede de academias. Mas foi na área metalúrgica, que encontrou o seu lugar e reinventou a Fercorte após a separação da primeira sociedade, há 12 anos. Desde então, um dos objetivos de Ademir é manter a fábrica bem, “perpetuar o negócio” e concluir, no próximo ano, a faculdade de Gestão Comercial.

Os planos estão sempre “borbulhando” para este empresário que não para de criar e prospectar negócios. Atualmente, Ademir está buscando consolidar a participação da empresa no cenário europeu, através do projeto Qualimundi, Programa de Internacionalização do SEBRAE, que prepara os pequenos negócios gaúchos para oportunidades nos setores de petróleo e gás e na indústria naval. A partir dessa parceria Ademir irá para a Noruega. “As viagens também servem para oxigenar os pensamentos e trazer novas ideias”, comenta o empresário. “As negociações já estão bem adiantadas”, comemora. “A partir desta parceria, que estamos estabelecendo no exterior, a empresa passará a comercializar para todo o Brasil, especialmente na área de energias renováveis”, adianta o empreendedor.

Com relação ao mercado brasileiro, Ademir é crítico. “Os governos não incentivam como deveriam especialmente as pequenas e médias empresas. “Como inovar sem educação de qualidade, com tantas limitações e carência de capacitação?”, questiona. “Também falta a união e um maior corporativismo entre os empresários, que deveriam participar com mais afinco  das suas entidades”. Integrante da diretoria do SINDIMETAL, Ademir é incansável quando o assunto é entidade. “Precisamos aprender a lutar pelos nossos objetivos comuns em grupo”.

Entre as características da equipe Fercorte, a sócia Caroline destaca o comprometimento e a atitude proativa dos colaboradores, que somados a técnica fazem a diferença no mercado. “Estamos próximos do cliente e temos orgulho de fornecer para grupos de destaque no cenário mundial”, destaca a diretora. “Investimos mais de mil horas por ano em treinamento permanente, além de organizarmos a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT). Temos um sistema de gestão que agrega valor ao trabalho e é levado muito a sério, com reuniões sistemáticas; aqui a ISO corre na veia”, justifica Caroline.

Na busca de crescimento e satisfação da equipe, é notório, no século atual, entre as organizações, a busca de algo atrativo, motivador e que sustente a máxima permanência do grupo. Com este entendimento, no ano de 2009, a Fercorte implementou o plano individual de carreira. “Através dessa ferramenta, cada funcionário passa pela avaliação periódica e tem o real entendimento do seu desempenho na função e quais perspectivas para o próximo período”, salienta o diretor industrial Vanderlei Fernandes dos Anjos. “Com a implementação deste fator motivador, é expressiva a elevação dos indicadores, sendo ainda melhor o resultado do absenteísmo”.

Segundo Ademir “ser uma empresa reconhecida pelos clientes como geradora de soluções é a nossa meta, acompanhada do desejo de transferir a sede da empresa para o futuro Distrito Industrial de Sapucaia do Sul”, um dos sonhos que também teve a participação e o empenho da direção da Fercorte,

Que os projetos sigam plenos de êxito e tragam muitas realizações para a direção e toda a equipe. Parabéns!

Fonte: Fercorte
Espaço SINDIMETAL 46

Somente empresas associadas têm a oportunidade de aparecer na coluna Mercado do Espaço SINDIMETAL. ASSOCIE-SE!