Escrituração Fiscal Digital de Retenções na pauta do SINDIMETAL

Numa iniciativa do SINDIMETAL RS, juntamente com o SINCONTECSINOS, ocorrerá no dia 10 de outubro, quinta-feira, o curso EFD-REINF e a DCTFWeb 2019 – Escrituração Fiscal Digital de Retenções e outras informações fiscais. A atividade será na sede do SINDIMETAL RS, localizada no Centro das Indústrias, em São Leopoldo, no horário das 8h30min às 17h30min.

O respectivo curso é destinado aos contadores, técnicos contábeis, analistas, assistentes e auxiliares das áreas Contábil e Fiscal; estudantes de Contabilidade, profissionais da área jurídica, bem como todo e qualquer interessado na área contábil-fiscal. O mesmo objetiva analisar a nova legislação, que institui a EFD Reinf e a DCTFweb, mais dois arquivos do projeto SPED a serem entregues a partir de 2018 e 2019, bem como analisar todos os campos de preenchimento, os campos obrigatórios, a forma de preenchimento, as validações e erros do sistema, a forma de entrega e as penalidades pela não entrega ou atraso de envio da declaração.

O conteúdo programático inclui informações sobre a Retenção previdenciária; Desoneração da Folha; Retenção dos 4,65% (PIS, COFINS e CSLL); Descrição Simplificada do modelo Operacional da EFD-Reinf; Certificação Digital; Transmissão dos arquivos; Retificações e Alterações. Também estarão em foco questões referentes aos tributos declarados; penalidades e acréscimos legais; fluxograma geral do sistema, assim como tabela de vinculação; créditos vinculáveis; e transmissão, entre outros temas relacionados ao assunto. O instrutor será o advogado e contabilista, Francisco Laranja, consultor fiscal nas áreas estadual e federal; pós-graduado em Direito Tributário; professor de Direito Tributário e Contabilidade Fiscal; e membro da Associação Paulista de Estudos Tributários – APET.

O SINDIMETAL RS tem trabalhado com afinco para atender as demandas das associadas e filiadas, apresentando opções para a qualificação da gestão das empresas.

Neusa Medeiros
Jornalista | Reg. Profissional nº 5.062