Definida a seleção para admissão de novos alunos na Escola Técnica Fundação Liberato

O SINDIMETAL RS, unindo esforços, juntamente com diversas entidades empresariais da região, se mobilizou ante à decisão da Fundação Escola Liberato Salzano Vieira da Cunha, de Novo Hamburgo, de substituir o processo seletivo por um sorteio de vagas, para acesso ao ano letivo de 2021.

A decisão final, de manter o tradicional processo seletivo, utilizando recursos da Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul e da própria Fundação, foi acertada. O ingresso para os novos alunos, no próximo ano, será organizado através de seleção, como já ocorre há anos. A mesma ocorrerá no dia 20 de dezembro de 2020, sendo que as provas serão no início de janeiro.

O documento endereçado à diretoria da Fundação Liberato, assinado pelo presidente do SINDIMETAL RS, empresário Sergio Galera, enfatizou a história, a qualidade do ensino, a credibilidade e o sucesso da respectiva Escola Técnica. Esta trajetória foi possível graças ao empenho do corpo docente e do rigoroso processo de seleção para admissão dos seus alunos. “Por essa excelência, a indústria metalmecânica e eletroeletrônica da região vem sistematicamente contratando os alunos dessa escola, para o preenchimento das suas vagas’, afirmou Galera.

“A retomada do respectivo processo seletivo, para o ingresso à escola, é mais justa, pois incentiva o estudo e a qualificação dos jovens”, destaca o presidente.

Os Cursos Técnicos Diurnos de Química, Mecânica, Eletrotécnica e Eletrônica têm a duração de quatro anos, além de 720 horas de estágio supervisionado, sendo destinados aos alunos concluintes do Ensino Fundamental. Já para os Cursos Técnicos Noturnos existem as opções de Química, Mecânica, Eletrotécnica, Eletrônica, Segurança do Trabalho, Manutenção Automotiva, Design de Interiores e Informática para Internet. Os mesmos têm duração de quatro ou cinco semestres, mais estágio curricular obrigatório e são destinados a alunos com o Ensino Médio completo.

Os candidatos deverão prestar uma prova com conhecimentos em Língua Portuguesa e Matemática. A inscrição pode ser feita somente pela internet até o dia 06 de dezembro.

O edital para as inscrições já está publicado no site da Escola Liberato.

Neusa Medeiros
Jornalista | Reg. Profissional nº 5.062