Beneficiamento de Metais Alberti com 15 anos de histórias para contar

O mercado estava restrito para os serviços de tratamento de superfície de zincagem, niquelagem, fosfatização e oxidação negra, pelos “idos” de 1999.

Gelson Alberti trabalhava no ramo, há dez anos, vinculado a uma empresa com sede em São Leopoldo, quando surgiu a ideia de constituir o seu próprio negócio. O sonho se tornou realidade e ele passou de funcionário para fornecedor. Foi então que, no dia 11 de abril de 2000, acompanhado da esposa Janete e de mais um funcionário, tiveram início os primeiros trabalhos, na Beneficiamento de Metais Alberti. Nascia assim a empresa BMA.

Empreendedor, Alberti estruturou a sede num terreno próprio, com 400m² de área e 230m² construídos. “As dificuldades iniciais foram muitas, pois ainda não éramos conhecidos no mercado. Embora tivéssemos um ótimo cliente, que absorvia 50% da produção, as opções de crédito para investir no segmento foram difíceis. A solução era comprar a matéria prima à vista”, relembra o empresário.

O trabalho, com o tempo, foi sendo reconhecido e multiplicado. “Então percebemos que o espaço estava ficando restrito para os sonhos de expansão”, comenta. “Adquirimos uma área de 4 mil m² e em 900m² foi construída a nova sede da BMA”, registra Alberti. Visionário, a partir de junho de 2013, já ocupava um dos terrenos do Distrito Industrial Málaga, em São Leopoldo.

Com a primeira certificação ISO 9000, em 2006, novas oportunidades foram sendo conquistadas. “Sempre tive a preocupação de prestar um serviço de qualidade, visando à solidez no mercado”, afirma Alberti. “Com dedicação e profissionalismo estamos nos fortalecendo como empresa e também como equipe, pois acredito que nada se constrói sozinho”.

Dentro desta filosofia, Alberti decidiu diversificar os negócios. Apaixonado por esportes investiu numa área de lazer, com 2.100 m², onde está localizada uma quadra de esportes coberta, com grama sintética, que possui restaurante e salão de festas, que abriga até 160 pessoas. Batizado de Arena Monte Blanco, o espaço disputado para locação, tem sido o local ideal para a integração da equipe.

A confiança e o respeito que norteiam o trabalho da BMA têm sido fundamentais para fidelizar a relação comercial. “Não trabalhamos pensando num serviço apenas, mas desejando que a relação se fortaleça e tenha continuidade”, enfatiza. Atuando nos segmentos do moveleiro, construção civil, calçadista, agrícola, automotivo e máquinas e equipamentos, a BMA executa tratamentos superficiais para proteção e decorativos em peças metálicas atendendo as exigências dos clientes.

Compromisso ambiental

Focado também nas questões ambientais, instalou e mantém uma Estação de Tratamento de Efluentes, atendendo as exigências dos órgãos ambientais. Desde o início do ano, são realizados investimentos para o reaproveitamento da água utilizada pela empresa.

Além de ampliar os investimentos e despertar nos funcionários esta consciência ecológica, as metas para o futuro da BMA incluem a automatização da linha de alguns processos dentro da produção, assim como a implantação de novas linhas de serviços tais como Zinco-níquel e Níquel Químico .tudo isso dentro da politica da qualidade que visa o crescimento contínuo, atender as especificações de clientes e a valorização dos colaboradores. “Desejo que a empresa se mantenha sólida, presente no mercado e reconhecida pela sua marca”, afirma o empresário. “Almejo trabalhar a captação e a manutenção dos clientes com confiança e credibilidade, oferecendo sempre um serviço de qualidade”.

Parabéns à direção e equipe pelas conquistas efetivadas nestes 15 anos de fundação. Sucesso redobrado a “família” BMA!

Fonte: BMA
Espaço SINDIMETAL 51

Somente empresas associadas têm a oportunidade de aparecer na coluna Mercado do Espaço SINDIMETAL. ASSOCIE-SE!