SINDIMETAL RS marcou presença na Mercopar 2025

Em parceria com o SEBRAE, o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico e Eletrônico de São Leopoldo (SINDIMETAL RS) esteve presente em mais uma edição da maior feira de inovação e negócios da América Latina. Uma oportunidade ímpar para conectar pequenas, médias e grandes organizações, fazendo a diferença no mercado.

O estande coletivo da entidade, em uma área de 254m², contou com a participação de 15 empresas associadas expositoras. São elas: Aço Peças Oliveira, Artestampo Index Usinagem, Infasul, Fercorte, Floki, Irmãos Fuhr, Lamaço, Metalúrgica Nunes, Metal Lean, Mecsul, Projelmec, MM Engenharia, Rijeza e Sebras.

Tendo como local o Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul, o evento, realizado no período de 14 a 17 de outubro, das 13h às 20h, mais uma vez foi sinônimo de espaço para geração de novos contatos e relacionamentos. Um tempo para a disseminação de conhecimento; apresentação das tendências da indústria e um real estímulo com foco na movimentação da economia.

Segundo o presidente Sergio Galera a entidade oportunizou, mais uma vez, o acesso para as empresas participantes às novidades do mercado, ampliando o networking, e trazendo mais visibilidade para que as suas marcas sejam vistas pelo público, que circula na Mercopar. “A maior feira de inovação e negócios da América Latina cumpriu o seu papel de aproximar empresas nacionais e internacionais, conectando instituições de diferentes portes, facilitando o acesso a um mercado que pulsa inovação e tecnologia”, destaca Galera.

VISITA TÉCNICA NA AÇO PEÇAS DEMORE – O SINDIMETAL RS, em parceria com o SEBRAE, oportunizou uma nova edição da Missão Empresarial Mercopar, no dia 15 de outubro. Os empresários tiveram a oportunidade de realizar uma visita técnica de benchmarking na Aço Peças Demore, em Caxias do Sul. Com mais de cinco décadas de atuação na indústria metalmecânica, com componentes de alta qualidade e precisão, a empresa é reconhecida pela sua trajetória de sucesso.

Durante a visita técnica na Aço Peças Demore, os participantes foram recepcionados pelos gestores da empresa, que realizaram uma breve apresentação institucional; uma palestra sobre conceitos e cases Lean e Smart Factory; e um tour pela fábrica, circulando, na sequência, na feira Mercopar.

Angélica Gonçalves de Camargo Parizotto, analista na Rexnord, destacou a visita técnica como muito proveitosa e esclarecedora. “Foi enfatizado que não existe resultando, sem muito esforço. O trabalho é focado nesta premissa, com importante aplicação de tecnologia, contribuindo para que a empresa esteja sempre acompanhando a evolução do mercado. Já na feira, conhecer o que há de melhor na indústria, na área de serviços e negócios, trouxe muitos insights”.

“Este elo entre o SINDIMETAL RS e a Rexnord acaba possibilitando expandir os nossos conhecimentos, oportunizando opções de diversos cursos, com temas relevantes, e o acesso às grandes marcas de empresas da região, além de viabilizar a participação em feiras e missões. Uma parceria fantástica!”, destacou Angélica.

DEPOIMENTOS – Alan Moraes de Bortoli, Comércio Exterior, da Infasul, destaca que a empresa é referência no Brasil, na fabricação de facas industriais e componentes. Na ocasião, esteve acompanhado no estande por André Maciel, Comercial; Eduarda Kuba, RH; Gustavo Sturmer, Exportação; e Cristiane Faleiro, RH. “Participamos sempre desta feira, que tem trazido bons resultados, com perspectivas de negócios para a empresa. Estivemos ativos na Mercopar, prospectando clientes da região e de outros estados do Brasil, com o intuito de expandir a nossa marca, reconhecida pela sua qualidade”, reforça Alan.

Segundo Juliano Ilha, diretor de Novos Negócios e Administrativo, da   Artestampo, “a participação na feira foi retomada há dois anos. Desde então temos como premissa, da nossa área de marketing, nunca deixar de estar presente, porque esse ambiente transpira negócios, inovação e oportunidades. A participação é importante, não só para captação de novos clientes, mas também para estarmos próximos dos atuais, mostrando a força e a qualidade da empresa, dentro da indústria”.

Na opinião de Juliano, em relação as oportunidades, existem várias pessoas desejando empreender e resolver problemas, trazendo novas soluções, gerando com isso oportunidades. Mesmo com a escassez de mão de obra qualificada é uma feira que está muito diferente em relação aos outros anos, apresentando diferentes opções para todos os portes de empresa”, afirma Juliano, que esteve acompanhado, no estande, por Felipe Tomaszewski, diretor Comercial; e Kauane Nascimento, assistente de Vendas.

A feira é promovida pela FIERGS, juntamente com o SEBRAE, desde 2019, focada na temática de inovação industrial. A Mercopar segue ampliando oportunidades para expositores, parceiros e visitantes, que lotaram os corredores dessa edição, trazendo muitas possibilidades de negócios para todos.

__________

Imagens: Divulgação SINDIMETAL RS
Jornalista Neusa Medeiros – Assessora de Imprensa | Edição 3 Comunicação Empresarial

Compartilhe nas redes sociais!