SINDIMETAL, Copé, Gedore e Gerdau presentes na Motic, em São Leopoldo

A 10ª edição da Mostra de Tecnologia e Inovação com Ciências (Motic São Leo Internacional), que ocorreu no período de 13 a 16 de setembro, contou com 163 projetos municipais, estaduais e privados, de 46 escolas inscritas e convidadas.

Voltada à difusão e à promoção da pesquisa e da investigação científica, em seus diferentes níveis de ensino, a Mostra também foi prestigiada pela indústria, com empresas associadas ao SINDIMETAL RS. Estiveram presentes a Copé, a Gedore e a Gerdau.

Para o presidente da entidade, empresário Sergio Galera, é tempo de um novo olhar para o setor industrial, com oportunidades para quem está chegando no mercado de trabalho e ganhos efetivos, igualmente, para as empresas, que necessitam de permanente mão de obra.

A Motic objetiva também promover a pesquisa científica no ambiente escolar, estimulando a criatividade, a curiosidade, a produção e o compartilhamento do conhecimento. Além disso, visa contribuir para divulgar os projetos de pesquisa realizados nas escolas, incentivando igualmente a troca de experiências e aprendizagens com outras culturas.

Entre os trabalhos presentes na mostra, a EMEF Profª Dilza Flores Albrecht apresentou a importância da formação técnica para o mundo do trabalho. Segundo os professores envolvidos no projeto, Leda Berti de Moraes e Lucas Miranda Campos, foram realizados levantamentos para a obtenção de informações válidas para conhecer quais os cursos de interesse de cada estudante. A pesquisa quantitativa teve como fonte a própria escola, através da identificação dos estudantes da EJA (Educação Jovens e Adultos), na busca pelo ensino profissionalizante. Também objetivou conhecer o perfil e o conhecimento de cursos gratuitos via on-line, assim como a sua importância para o aperfeiçoamento profissional.

Segundo o aluno Victor Yuri de Brito Muniz, que juntamente com os colegas Geovana da Silva Diehl e Natisson Silveira de Souza realizaram a pesquisa, a partir dos dados coletados junto aos alunos da EJA, percebeu-se a importância dos cursos de formação técnica, para o mundo do trabalho, e a necessidade de pesquisar e oferecer cursos profissionalizantes gratuitos.

EMPRESAS PARTICIPANTES

Segundo a diretora Superintendente da Copé, Sofia Copé Heller Michel, a empresa fortaleceu esse viés, voltado para a educação e formação profissional permanente, a partir do engajamento e da participação no Grupo Estratégico Atração Mão de Obra, junto ao SINDIMETAL RS. O mesmo vem ao encontro desta necessidade, somando todos os esforços para contribuir de forma prática, com as reais necessidades das empresas.

“A participação da Copé na Mostra é um movimento nesta direção. Temos um trabalho importante a ser realizado, voltado ao fortalecimento de ações, que mostrem para o público jovem a importância da indústria e as possibilidades de crescimento dentro do segmento”, registra Sofia. “Desejamos somar esforços voltados à construção de novas opções junto aos jovens, apresentando uma indústria mais atrativa para quem deseja ingressar no mercado de trabalho”, salienta.

Aline Martins da Silva, analista de DHO e Sabrina Ponssoni, assistente de DHO, da Gedore, avaliaram que a interação com a comunidade tem um ganho real. “Quanto mais levamos o nome da empresa para novos espaços, mais atrativa ela se torna, inclusive para oportunizar o interesse pela mão de obra mais qualificada”, analisa Aline. “A participação na Motic nos aproximou das escolas, aumentando a atração pelo segmento e gerando curiosidade sobre esse mercado de trabalho”. Pâmela Fabiola de Andrade, analista de DHO e Adriano Lunkes, estagiário de DHO, também prestigiaram o evento.

A Gerdau esteve representada por Carolina Cristina de Souza, analista de RH, Micael Bastianel Moreira do Couto, analista de Produção e Herika Gil Monquelate Fontoura, aprendiz; que aprovaram a iniciativa. “Temos uma integração com o SENAI e os aprendizes, participando de feiras com foco na empregabilidade, com vistas a auxiliar na divulgação da empresa, para que os jovens entendam o que produzimos e a importância disso tudo no mercado de trabalho”, salienta Micael. “Oportunizamos experiências na empresa para estagiários da área técnica e universitários, pois acreditamos que são o futuro da empresa” destaca Caroline.

Representantes das três empresas associadas ao SINDIMETAL avaliaram positivamente a participação e demonstraram interesse em avançar em novos desafios, com vistas a atração de mão de obra, um dos pilares que a entidade tem apoiado.

Jornalista Neusa Medeiros – Assessora de Imprensa
Reg. Profissional nº 5.062 | Edição 3 Comunicação Empresarial

Fotos: Divulgação SINDIMETAL RS

Leia mais sobre a abertura da Motic.