Saiba como preparar a sua empresa para as mudanças da NR 01

O Encontro Virtual com a Indústria, com o tema PGR: Saiba como preparar a sua empresa para as mudanças da NR 01, aconteceu no dia 24 de novembro, às 14h, numa promoção do SINDIMETAL RS, em parceria com o SESI.

A abertura oficial ficou a cargo do gerente de Segurança e Saúde no Trabalho do SESI RS, Antonino Germano, que registrou a importância da iniciativa. A atividade objetivou ampliar o conhecimento e a adesão das empresas aos serviços do SESI, visando ser mais assertiva na gama de ofertas, nas áreas da saúde e da educação. “Desejamos deixar esse canal de comunicação aberto, para que possamos ampliar a intercomunicação e avançar para preparar as empresas para a nova NR 01”, afirmou Antonino.

Na sequência, a engenheira em Segurança e Saúde no Trabalho do SESI RS, Julia Cigana Schenkel, falou sobre as premissas do Programa de Gerenciamento de Risco (PGR) adotado pelas organizações com o intuito de gerenciar os riscos existentes no local de suas atividades. Ele pode ser concebido e implementado por equipe multidisciplinar, com assessoria de especialistas em medidas de Segurança e Saúde no Trabalho (SST).

Conforme a engenheira Julia, responsabilidades devem ser claramente definidas, inclusive o papel dos prestadores de serviços externos. “É um processo de melhoria contínua, sem prazo de validade, pois a sua efetividade depende da maturidade da cultura de SST da organização”, afirma.

A empresa deve avaliar os riscos ocupacionais relativos aos perigos identificados no estabelecimento de forma a manter informações para adoção de medidas de prevenção. Para cada risco deve ser indicado o nível de risco ocupacional, determinado pela combinação da severidade das possíveis lesões ou agravos à saúde com a probabilidade ou chance de sua ocorrência. Ainda,  deve selecionar as ferramentas e técnicos de avaliação, que sejam adequados ao risco ou circunstância em avaliação.

Julia também citou que é necessária a análise de acidentes e planos de emergência. A periodicidade de revisão deve ser realizada a cada dois anos ou três anos, para quem tem a certificação em sistemas de gestão, lembrando que na prática esses prazos podem ser menores, com revisões pontuais.

NOVIDADE – No mês de dezembro, serão disponibilizadas duas datas de assessoria do SESI, para mais esclarecimentos sobre o tema. Para isso, se faz necessário o agendamento neste link.

Entre tantos esclarecimentos, a engenheira também destacou que o Inventário de Riscos não é Laudo Técnico, mas uma ferramenta de gestão de riscos, que integra e sintetiza as informações sobre avaliação e controle de riscos. Além disto, indica a necessidade/ prioridade de adoção de medidas preventivas, bem como comunica riscos para as partes interessadas.            

A partir de 03 de janeiro de 2022 é que o PGR passa a valer, até então o programa oficial segue sendo o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA). O mesmo trata de ações, iniciativas, projetos, técnicas e práticas, que têm por finalidade tornar o ambiente de trabalho mais seguro para todos os colaboradores, que ali estão e que possuem influência direta em seu desempenho a curto, médio e longo prazo.

Compartilhe nas redes sociais!