
SAGA SENAI de Inovação é apresentada no SINDIMETAL
Na tarde desta segunda-feira, dia 24 de fevereiro, foi apresentada a SAGA SENAI de Inovação para empresários e gestores das empresas associadas e filiadas ao SINDIMETAL RS, em parceria com o SINDIVEST e SINBORSUL.
Uma iniciativa voltada para engajar os alunos e conectá-los com a indústria, sendo organizada pelo SENAI, com o objetivo de fomentar a cultura de inovação e o empreendedorismo entre seus discentes, visando contribuir para o desenvolvimento da indústria brasileira.
Ao recepcionar os participantes do evento e destacar a presença e a parceria com a entidade, o diretor executivo, Valmir Pizzutti enfatizou a importante relação construída com o SENAI. “A cada ano são oportunizadas novas opções de cursos, muitos deles gratuitos, com o intuito de avançar na qualificação profissional das equipes, que atuam nas empresas”, destaca Pizzutti.
A apresentação da SAGA SENAI de Inovação, na sede do SINDIMETAL RS, ficou a cargo de Rodrigo Ourives, gerente de Desenvolvimento e Soluções Educacionais do SENAI, graduado em Ciências e Sociologia, doutorando em Psicologia.
EXPERIÊNCIA TRANSFORMADORA – Ao abordar sobre a SAGA SENAI de Inovação, Rodrigo registra que a indústria necessita de profissionais criativos, que tenham a capacidade de ir além e pensar sobre o processo, não se limitando somente a replicarem normas e rotinas. “Precisamos fomentar a criatividade desde muito cedo. É uma caminhada dividida em três pilares, para que ao final o aluno possa realizar o desenvolvimento de alguma atividade”, afirma.
A SAGA SENAI de Inovação foi criada para proporcionar essa conexão oferecendo três experiências transformadoras: Grand Prix SENAI, Projetos Integradores e Inova SENAI. O aprendizado visa oportunizar a saída a campo com características específicas. O Grand Pix SENAI é uma maratona para criar soluções reais para empresas; os Projetos Integradores reunirão equipes de alunos, que terão seis meses para desenvolver projetos inovadores, que resolvam problemas industriais reais, focando em criar protótipos bem pensados. Já o Inova SENAI irá mostrar inovações para o mercado, a qual objetiva também encontrar investidores e mentores, dispostos a transformar as ideias apresentadas em negócios reais.
“Os alunos são orientados e criarem projetos e estes são realizados dentro das unidades operacionais do SENAI, ou seja, dentro das escolas. Eles passam a desenvolver ideias e soluções, através de métodos, com dinamicidade, orientados, a partir dos desafios colocados pelas empresas, acompanhados pelos seus instrutores, que irão verificar se os alunos estão aptos para desenvolver esses projetos”, justifica Rodrigo.
Neste momento, as inscrições para os projetos integradores estão em aberto. O SENAI deseja auxiliar a solucionar diferentes questões de forma criativa, sem custo para as empresas. Para o sucesso desta ação, a conexão com a indústria é fundamental. Fiquem atentos a estas datas: até 15 de março – Prospecção dos desafios; 20 de março até 15 de abril – Escolha do desafio e formação das equipes; 15 de abril – Desenvolvimento do projeto e protótipo; e Mostra dos projetos – a definir.
IMAGENS: Marketing SINDIMETAL RS
Jornalista Neusa Medeiros – Assessora de Imprensa | Edição 3 Comunicação Empresarial
Compartilhe nas redes sociais!
- Postado em: 26 fevereiro de 2025