Resultados da Mentoria, em parceria com a FEEVALE, apresentados no SINDIMETAL RS

A apresentação dos resultados da Mentoria, serviço que passou a fazer parte da prateleira de soluções do SINDIMETAL este ano, tendo como executor a FEEVALE, reuniu empresários e gestores no dia 09 de dezembro. Estiveram presentes na reunião, representantes das seguintes empresas: Belton, Genesis, Mecsul, Metalmoto e Viva Cor.

A Mentoria é direcionada às empresas associadas da entidade, fruto do Planejamento Estratégico e das reuniões de diretoria realizadas pelo SINDIMETAL RS. Segundo o diretor Executivo, Valmir Pizzutti, a iniciativa nasceu com a disposição de orientar as indústrias, identificando os principais gargalos e unindo esforços para o encaminhamento de soluções.

Em 2025, nove empresas utilizaram este serviço:  Belton; Coester; Fepam; Genesis; Mecsul; Metal Work; Metalmoto; Sebras e Viva Cor.

Para Débora Maria Engeroff, analista do Núcleo de Serviços Especializados da FEEVALE, “este trabalho constitui num braço forte dentro das empresas, para colocar em prática as propostas com vista a sanar alguns gargalos existentes, facilitando assim o dia a dia das empresas”, argumenta Débora.

PROCESSOS – A Genesis Comercial Importadora Ltda. – ULTRATELHA contou, na área de Processos, com o mentor Ricardo Gazzana Schneider. Os objetivos: mapeamento de processos; criação de indicadores de monitoramento; e os entregáveis: procedimentos e fluxo dos processos; indicadores de monitoramento dos processos.

Segundo o gerente de operações, Felipe Moller Sperb, “a mentoria foi muito benéfica e cumpriu o escopo principal de padronização de processos e indicadores, permitindo entender a lógica e desenvolver as ferramentas necessárias. O mais valioso, porém, foram as conversas além do escopo, abordando planejamento estratégico, custos, chão de fábrica e movimentação, trazendo clareza e novas oportunidades. A troca foi prática e baseada em experiência real, não apenas teoria, o que tornou o trabalho mais completo e útil para a empresa”.

Na Metalmoto a área de Processos contou também com o mentor Ricardo Gazzana Schneider. Os objetivos foram plano de manutenção de equipamentos. Os entregáveis foram matriz de criticidade de equipamentos; e plano de manutenção preventiva de equipamentos a serem selecionados no início do projeto.

Para Lucas da Rosa Henicka, analista de Produtos; e Vinícius Gomes Correa Monteiro, coordenador de Controle de Qualidade, “no começo não sabíamos como organizar as manutenções preventivas nem por onde começar. A partir da disciplina, identificamos os equipamentos críticos, criamos manuais e planilhas com periodicidade, insumos e tempo de parada, alinhando com o PCP. Hoje temos procedimentos claros, registros, indicadores sendo formados e ações já programadas — uma evolução importante na gestão das máquinas”.

Na Viva Cor, a área de Processos contou com a mentoria de Ricardo Gazzana Schneider. O objetivo era minimizar a parada para troca de cor. O entregável foi um estudo do processo de troca de cor apontando oportunidades para atuar reduzindo o tempo parado.

O gerente de Produção, Valmir Machado Ramos “nos últimos três anos, tivemos mudanças importantes na produção. Inicialmente, enfrentamos dificuldades com rotatividade, perda de conhecimento e falta de padronização nos treinamentos. A chegada do Ricardo trouxe uma nova visão: passamos a olhar os processos de forma mais estratégica, desenvolvendo as pessoas individualmente e distribuindo tarefas para que todos adquirissem conhecimento do setor. Isso trouxe mais autonomia, valorização dos colaboradores com melhores resultados no dia a dia, especialmente quando há faltas ou necessidade de substituições. Hoje seguimos com um trabalho contínuo de comunicação e capacitação, construindo uma equipe mais preparada e engajada”.

A Mecsul, na área Comercial e Marketing teve a mentoria de Marcelo Curth. Com objetivo de realizar o Diagnóstico das áreas de Marketing e Comercial, tendo sido entre sugestão de segmentação de atuais e novos clientes e pesquisa de potenciais mercados para os novos produtos.

O gerente Administrativo, Vilmar Martins da Silva, agradeceu ao SINDIMETAL, à FEEVALE e a toda equipe pela excelente entrega da pesquisa de análise de novos mercados mapeada por segmentos e potenciais clientes. “Um trabalho que superou nossas expectativas, trazendo insights valiosos e sugestões importantes de marketing, contribuindo diretamente para o fortalecimento da nossa estratégia comercial”.

Segundo a Belton Pneumática a área em foco foi Marketing, com o mentor Marcelo Curth. O objetivo foi um Plano de Marketing e os entregáveis foram: desenvolvimento de plano de marketing; desenvolvimento de diagnóstico sobre a marca; e construção de estratégias para a marca. Para a gerência de Inovação, Evelin Bicca, “antes da mentoria a empresa atuava de forma muito operacional e sem direcionamento estratégico. Com o apoio do professor Marcelo, compreenderam a importância do marketing como ferramenta séria e estruturada. O processo de segmentação trouxe clareza sobre os diferentes perfis de clientes e permitiu otimizar o atendimento e o uso do tempo da equipe, tornando o trabalho mais estratégico e eficiente.”

Imagens: Divulgação SINDIMETAL RS
Jornalista Neusa Medeiros – Assessora de Imprensa | Edição 3 Comunicação Empresarial

Compartilhe nas redes sociais!