Reconhecimento e valorização

Ocorreu, em dezembro de 2019, a tradicional Confraternização das Associadas do SINDIMETAL RS, que marca anualmente o reconhecimento e a valorização das indústrias, da entidade e das pessoas. Na ocasião, encerramos mais um ano de muito trabalho, de ações realizadas e de desafios enfrentados.

Há um ano, começávamos, neste sindicato, a nova gestão da atual diretoria. Chegamos ao final de 2019 com os objetivos traçados e conquistados, a partir do Planejamento Estratégico. No topo das prioridades, manter a representatividade, a defesa dos interesses das indústrias e, principalmente, a sustentabilidade do SINDIMETAL RS.

Agradeço, de forma especial, aos industriais, que são a razão de ser desta entidade; e igualmente a diretoria eleita, pelo comprometimento e participação, assim como a diretoria executiva e os ‘funcionários da casa’, pessoas que realmente fazem acontecer a agenda de atividades. Também evidencio as qualificadas assessorias, que nos dão a certeza de estarmos trabalhando dentro da legalidade, bem como os Grupos Estratégicos e de RH, que se reinventaram e engrandeceram as nossas reuniões, com as suas participações.

O ano de 2019 não teve a celeridade esperada, tanto nas aprovações das reformas, quanto no ajuste fiscal. Na realidade, ainda foi um ano de sobrevivência para muitas indústrias, algumas com mais dificuldades e outras com menos. Mas, independentemente deste cenário, vislumbramos melhorias para este ano, a partir das medidas que estão sendo anunciadas.

As reformas nos dão motivos para acreditar, que uma agenda positiva proporcionará avanços nos negócios. É preciso melhorar o ambiente inóspito de se investir no Brasil, para retomar a confiança e restabelecer o crescimento.

Sabemos que a velocidade do parlamento é diferente do ritmo das indústrias, do setor privado, mas devemos reconhecer, que nunca tivemos tantas oportunidades de mudança como atualmente.

A expectativa, para os próximos anos, é de crescimento, segundo o economista-chefe do Sistema FIERGS, André Nunes de Nunes. O melhor do mundo já passou e o pior no Brasil já passou. Em 2020 devemos ter um aumento no PIB de 2%. Outros economistas são ainda mais otimistas e acreditam que o PIB ficará acima de 2,5%.

Muitas empresas estão fazendo o ‘dever de casa’, reduzindo custos, melhorando processos. Acredito que mudanças importantes acontecerão nos próximos anos e, por esta razão, as empresas precisam estar bem preparadas. O SINDIMETAL RS, como sempre, estará aqui, exercendo o seu papel, que é o de representar e fomentar o desenvolvimento das indústrias.

Sabemos que para avançarmos economicamente, precisamos vislumbrar também 2021, 2022… lembrando, que para isso, é fundamental a reforma tributária e, igualmente, o incentivo às novas oportunidades de investimento produtivo. Com a redução da taxa básica de juros, a Selic, em queda; inflação controlada e sinais de melhora, ainda que lenta, no mercado de trabalho, haverá ‘luz no final do túnel’ e possibilidades de crescimento econômico.

Desejamos que 2020 seja o ano da retomada, com desenvolvimento e crescimento para todos nós. Que as medidas adotadas pelo governo levem ao fortalecimento da confiança das empresas e dos consumidores, efetivando uma melhora gradual e ascendente do mercado de trabalho.

Sucesso e muitas realizações a todos!

(Trechos do pronunciamento realizado por ocasião da Confraternização das Associadas. Veja a cobertura completa nas páginas 07, 08 e 09 do Espaço n°80).

Sergio Bortoli Galera
Presidente do SINDIMETAL RS