Presidente do SINDIMETAL RS analisa situação do setor metalmecânico em tempos de pandemia

O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico e Eletrônico de São Leopoldo (SINDIMETAL RS), que abrange em sua base territorial 35 municípios, tem movimentado todos os esforços para minimizar o atual momento econômico, junto às empresas do seu segmento.

Diante deste cenário, o presidente da entidade, empresário Sergio Galera, analisa a situação que se apresenta, em tempos de pandemia do coronavírus (Covid-19). Confira!

1- Como o SINDIMETAL RS tem conduzido, junto às empresas associadas e filiadas, as questões pertinentes à pandemia?

Desde o início da pandemia, procuramos fortalecer o diálogo com as indústrias, mantendo-as também bem informadas, através dos nossos canais de comunicação e das mídias sociais; das medidas governamentais, que estão sendo implantadas, tanto na área da saúde, como trabalhista, fiscal e econômica.

O SINDIMETAL RS também foi uma das primeiras entidades associativas a fazer uma convenção coletiva emergencial, para as indústrias manterem suas atividades com segurança jurídica e com a preservação da saúde dos trabalhadores.

Também procuramos contribuir com a FIERGS e a CNI, para que intercedessem, junto ao governo federal, em projetos e medidas a serem implantadas, para que as empresas e os empregos fossem preservados, com políticas de crédito e flexibilização trabalhista, além de prorrogação da cobrança de impostos.

2- Quais orientações gerais estão sendo adotadas, para minimizar os possíveis danos, que resultam deste distanciamento social?

Orientamos as empresas e empregados, para que atentem, dentro de suas possibilidades, às medidas de saúde e segurança sugeridas, no intuito de preservar e proteger a saúde de todos e permitir que as empresas promovam a retomada de suas atividades de forma segura, para toda a sociedade.

3- Existe alguma estimativa, com relação as perdas econômicas resultantes deste período, na região de abrangência do SINDIMETAL RS?

O SINDIMETAL RS tem uma área de abrangência de 35 municípios, sendo que alguns destes tiveram a proibição total de suas atividades, por parte dos prefeitos, e outros de forma parcial. Em função disto, teremos perdas que podem variar de 10% a 70%.

Outra questão que irá impactar bastante é o fato do comércio estar fechado, na sua maior parte. Sem consumo, sem reposição, os pedidos desaparecem.

Um dos setores mais atingidos na nossa base é o setor de máquinas. Indústrias fechadas e outras trabalhando de forma reduzida, não investem na compra de maquinário, e estes pedidos estão sendo postergados para quando a economia retomar.

4 – O governo estadual prepara um plano de distanciamento controlado, para implantação, a partir de maio. O mesmo será realizado com base no cruzamento de dados e indicadores, para definir a política de distanciamento a ser aplicada em cada uma das macrorregiões gaúchas. A meta é priorizar a vida com a retomada da atividade econômica. Qual a sua opinião sobre esta possibilidade?

Sempre defendemos esta ideia, da preservação da vida e da saúde dos trabalhadores, sem a paralisação total das atividades, até porque entendemos que a população continua indo ao supermercado, à farmácia, aos bancos, onde a aglomeração é maior.

A atividade econômica poderia ser mantida de forma gradual e controlada, pois grande parte da população vai ser atingida pelo desemprego, muitos negócios vão fechar e não sabemos se terão condições de retornar.

5- Existe uma data prevista para a retomada das atividades no SINDIMETAL RS? Quais medidas e também cuidados serão adotados?

Na verdade, o SINDIMETAL RS não paralisou totalmente as suas atividades, somente foram suspensas as de forma presencial.

Até 30 de abril, temos o decreto municipal ainda restringindo algumas atividades. A partir de maio, provavelmente, com a liberação pelo prefeito municipal de São Leopoldo, sede da entidade, e o plano de distanciamento controlado, proposto pelo governo estadual, vamos retornar com os cuidados de higiene e uso de máscara facial.

Com relação às reuniões e demais iniciativas, com público externo, ainda vamos aguardar com mais clareza os resultados da pandemia.

Uma coisa, que aprendemos durante a pandemia, foi fazer reuniões de maneira não presencial, através das mídias sociais, o que provavelmente será aprimorado de agora em diante.

SOBRE O SINDIMETAL RS

O SINDIMETAL RS, com 63 anos de história, atualmente, reúne, na respectiva região, aproximadamente 1000 empresas vinculadas aos segmentos metalmecânico e eletroeletrônico.

Com a missão de “Representar e defender os interesses da categoria, bem como viabilizar e fomentar o desenvolvimento das suas empresas”, a entidade visa fomentar o desenvolvimento das associadas e filiadas, contando com forte participação do empresariado.

Desde o ano 2000, a sua sede está localizada no edifício Centro das Indústrias, em São Leopoldo/RS contando com uma moderna infraestrutura entre auditório, salas de treinamento e reuniões, salão de eventos e administração.

A base territorial do SINDIMETAL RS compreende os seguintes municípios: Alto Feliz, Araricá, Barão, Bom Princípio, Brochier,  Campo Bom, Capela de Santana, Dois Irmãos, Estância Velha, Esteio, Feliz, Harmonia, Ivoti, Lindolfo Collor, Linha Nova, Maratá, Montenegro, Morro Reuter, Nova Hartz, Novo Hamburgo, Pareci Novo, Picada Café, Poço das Antas, Portão, Presidente Lucena, Salvador do Sul, Santa Maria do Herval, São José do Hortêncio, São Leopoldo, São Pedro da Serra, São Sebastião do Caí, Sapiranga, Sapucaia do Sul, Tupandi e Vale Real.

Neusa Medeiros
Jornalista | Reg. Profissional nº 5.062