Polimentos Souza: transformando e renovando cada peça recebida

A arte de polir peças, de todos os tamanhos, pode ser aplicada em infinitas possibilidades. O ofício, que exige atenção aos detalhes, habilidade manual e conhecimento técnico, é desenvolvido com dedicação pelo diretor da Polimentos Souza, Carlos Laércio de Souza, e sua equipe. “Gosto do que faço. Fico realizado ao transformar uma peça”, afirma. Para que essa mudança aconteça são necessárias cinco operações, o que justifica o trabalho artesanal e específico, visando o aperfeiçoamento do polimento de matrizes e de peças técnicas.

O começo desse envolvimento com o mercado, na realidade, teve início com o seu pai Antenor Adão de Souza, em 1977. Profissional do ramo, ele tinha o sonho de empreender e conquistar o seu próprio negócio. Assim, no terreno de casa, no bairro Santo Afonso, em Novo Hamburgo, começaram a chegar os primeiros pedidos. A finalidade inicial era prestar serviço de mão de obra em polimento de metais, atendendo o segmento calçadista. A prioridade sempre foi a necessidade do cliente, em acabamentos de superfície com qualidade e eficiência. O convívio e o incentivo pelo ofício despertou o interesse do filho Carlos de Souza, que em 1987 ingressou na Polimentos Souza.

Desde a fundação, até os dias de hoje, a empresa, que possui 367m² de área construída, se mantém fiel aos valores definidos pelo fundador.  Trabalhar com seriedade e dedicação; com atenção ao bem estar de seus funcionários, através de atitudes e bons exemplos, além de zelar pela troca de experiências e pela solidariedade, continuam em destaque.

Passo a passo foram conquistando clientes. Com o enfraquecimento do segmento do calçado era chegada a hora de investir em diferentes áreas. “Quando ampliamos, em 1992, para o polimento de peças técnicas, ocorreu a expansão”, enfatiza. A ideia era nova e  com apoio do pai, foi bem recebida pelo mercado. “Esse movimento possibilitou que mais empresas fossem atingidas, passando, inclusive, a expandir o trabalho do polimento de matrizes para outros estados, como Minas Gerais, Santa Catarina e São Paulo”.

A aprendizagem foi ocorrendo ao longo do tempo. Um desafio marcante aconteceu no município de Charqueadas, quando recebeu a incumbência de realizar o polimento numa máquina de celulose. Depois da tarefa concluída é que foi realizada a montagem, lembra Carlos, pois a peça era demasiadamente grande. “Um desafio e tanto”!

Melhorar sempre

Atualmente, a produção é diversificada, atendendo tanto indústrias, polindo máquinas, quanto o consumidor final, com utensílios pessoais. Mesmo com todas as oscilações do mercado, a Polimentos Souza se mantém estável pelo fato de não focar somente num ramo, mas atender diferentes serviços, relativos ao polimento alto brilho e polimento escovado.

Expandir a empresa não é o seu maior sonho. “Desejo me especializar, produzir mais, com um custo menor, melhorando os processos com a utilização de novas tecnologias”, argumenta o empresário. A qualidade do produto; o respeito com o cliente, com os colaboradores e fornecedores, são valores prioritários para a empresa. “Busco sempre fazer o melhor”, destaca, “reconhecendo que o mercado é exigente e que agregar mais valor ao trabalho deve ser uma meta permanente de toda a equipe, do administrativo à produção”.

Valorizando suas origens e o legado familiar, sente-se feliz por estar dando prosseguimento ao sonho do pai. “Tive bons exemplos, que têm norteado a minha carreira e a dos meus filhos, Tatiana Camila de Souza Adams, administradora na empresa, e Marcos Vinícius de Souza, auxiliar de gerência”. Casado com Rosane há 31 anos, investem na relação familiar, certos de que esse legado seguirá através dos filhos. Parabéns pelos 30 anos da empresa e sucesso redobrado a toda equipe!

Fonte: Polimento Souza
Espaço SINDIMETAL 69

Somente empresas associadas têm a oportunidade de aparecer na coluna Mercado do Espaço SINDIMETAL. ASSOCIE-SE!