Palestra revela como a tecnologia e a mudança de comportamento afetam seu negócio
Com o objetivo de provocar o público sobre a importância de criar e sustentar relacionamentos comerciais, nos dias de hoje, esteve em pauta, no dia 11 de novembro, na sede do SINDIMETAL RS, a palestra 2020 e Além – Como a tecnologia e a mudança de comportamento afetam seu negócio?
A atividade enfatizou questionamentos sobre mudanças que ocorreram nos últimos anos e o que precisamos fazer para estar conectados com a nova geração, que hoje passou a ocupar as cadeiras, que tomam decisões nas empresas.
O tema foi abordado pelo engenheiro químico Leandro Fagundes, fundador da Noord Consulting & Services, com MBA em Gestão Empresarial. Consultor de empresas, Leandro é palestrante e mentor de vendas, sendo especialista nesta área e também em planejamento estratégico.
A abertura do evento foi realizada pelo vice-presidente do SINDIMETAL RS, empresário Valdir Luiz Huning, coordenador do Grupo Estratégico Mercado, que desenvolveu uma proposta de trabalho focada em engajamento para vendas, junto à Noord Consulting & Services.
RESULTADO – Após situar os participantes sobre o atual mercado financeiro e a complexidade para efetivar a abertura e manter uma empresa no Brasil, Leandro foi enfático ao afirmar: “temos que ser muito assertivos, pois no mercado de trabalho o que interessa é o resultado e não as ‘tempestades’, que você encontrou no caminho para chegar até aqui”.
Apresentou muitas opções, que estão disponíveis para agilizar o trabalho, entre elas a versão Business do WhatsApp, que também pode ser baixado grátis. Ele facilita a interação com os clientes, fornecendo ferramentas para automatizar, classificar e responder rapidamente as mensagens.
“Precisamos estar onde os clientes estão”, afirmou Leandro. Dentro desta lógica, comentou que foi verificado, através de uma pesquisa, que, no Brasil, o Instagram é a rede social preferida, sendo utilizado por cerca de 69 milhões de pessoas, na faixa etária entre 30 e 49 anos. Quando a empresa acompanha estas tendências ela passa a ser vista com mais empatia pelo cliente, lembrando que tem sido bem utilizado o Instagram Business, que também é gratuito.
O produto ganhou muito valor. Quem procura algum serviço também deseja ter a garantia que será bem atendido, com precisão e tecnologia. “O cliente precisa perceber que o fornecedor possui informação sobre o que oferece. A partir desta concepção, passa a respeitar e considerar a sua opinião, ficando o preço em segundo lugar”, afirma o palestrante.
Outro destaque é a valorização do bom relacionamento entre as pessoas. “Entender o cliente para agregar valor às suas necessidades, sempre com sutileza e não arrogância, pois muitas vezes o óbvio está ofuscado”, analisa. Na sua opinião, a receita para o sucesso se resume a possuir “bons produtos; boa equipe de vendas e bons clientes, além de um relacionamento de confiança”.
PESSOAS – As estratégias de marketing devem estar também bem presentes. É necessário identificar as bases de segmentação; selecionar os segmentos a serem atendidos; e desenvolver um plano de atendimento. Dentro da lógica do funil de marketing (atrair, converter, relacionar e vender) sugere uma mescla com o funil de vendas (prospectar, orçar, acompanhar e fechar). “Defendo a integração dos dois, pois precisamos do marketing digital com estratégica, atraindo as mídias sociais, relacionamento, clientes, para termos um bom resultado”, assegura Leandro. Mas alertou muito sobre a importância das pessoas neste processo. “Por mais que o negócio seja estruturado, ele é conduzido por pessoas e por esta razão conhecer sobre elas faz toda a diferença”, afirma. “Converse com pessoas diferentes; amplie seu círculo de relacionamento, pois assim estará acrescentando novas possibilidades ao seu negócio”.
Também enfatizou a diferença entre sorte e resultado. “Se desejamos um resultado diferente nos negócios precisamos chegar onde outros ainda não estão. Preciso fazer diferente”. Para isso criou uma agenda de crescimento e renovação denominada 70/30, onde 70% é relativo a rotina e 30% é inovação, “pois acredito que a solução está em nós. Empresas não fazem negócios e não estendem a mão, mas pessoas sim, então nunca se esqueça da importância delas”, destaca Leandro.
O engajamento para vendas segue com três workshops, totalmente conectados a este tema, que estão programados para os dias 18 e 27 de novembro, e 02 de dezembro: Quem é nosso cliente hoje?; Planejamento tático comercial e Marketing de relacionamento, respectivamente.
Neusa Medeiros
Jornalista | Reg. Profissional nº 5.062
Assessora de Imprensa do SINDIMETAL RS
Edição 3 Comunicação Empresarial