Negócios na Mercopar superam expectativas

Uma edição histórica, com crescimento de 31% na comparação com o ano passado, marcou a 32ª edição da Mercopar, que ocorreu, no período de 17 a 20 de outubro. Numa realização da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), a feira teve como temática a inovação industrial. O evento recebeu um público de 39,5 mil visitantes – somados acessos presenciais e virtuais – durante os quatro dias de programação no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul (RS). 

A maior Feira de inovação industrial da América Latina reuniu um número recorde de 625 expositores – 113 a mais do que em 2022 – e ocupou 38 mil metros quadrados de área – seis mil a mais do que na edição passada. Entre empresas de segmentos como metalmecânico, tecnologia da informação, energia e meio ambiente, borracha, automação industrial, plástico, eletroeletrônico, movimentação e armazenagem, além de startups, a feira recebeu pequenas, médias e grandes empresas de diversos estados brasileiros. O evento atendeu ou superou as expectativas para 96,4% das empresas expositoras, que já expressaram a intenção de retornar em 2024.

O Projeto Comprador, reconhecida ferramenta de geração de negócios, também teve uma performance especial, somando, em quatro dias, mais de 4.300 agendas, que conectaram compradores e fornecedores de empresas nacionais e de oito países da América Latina, além de Portugal e Espanha.

SEBRAE – A Mercopar 2023 fortaleceu a sua vocação para a geração de conexões e fomento de oportunidades, presentes em mais de três décadas.

Segundo o gerente regional do Sebrae Sinos, Caí e Paranhana, Marco Aurélio Coppetti, “valorizamos muito essa conexão entre o SINDIMETAL RS e a Prefeitura de São Leopoldo na Mercopar.  É uma estratégica única, no sentido de trazer as nossas empresas de São Leopoldo, uma interação importante, dentro de uma feira de inovação e tecnologia altamente aderente a realidade do mercado”.

A feira oportunizou espaço para as empresas oferecerem os seus produtos e serviços tecnológicos mais avançados, promovendo a integração com um mercado cada vez mais exigente, do ponto de vista de normatização, de inovação tecnológica e de impacto do processo produtivo, comentou Coppetti.

Para o gerente do SEBRAE, “o nosso público, na feira, é altamente qualificado e certamente veio para fazer negócios. Por tanto, essa iniciativa é exitosa por si só, pois oferece aos empresários oportunidade de experimentar e validar produtos e serviços, alinhado com um público comprador extremamente qualificado. Que essa interação possa promover o desenvolvimento local das nossas empresas”.

Fortalecendo a sua vocação de fomentar negócios e promover conexões entre os principais atores do setor, a partir de 2023 a Mercopar passa a atuar de forma permanente durante o ano todo. Apoiada em cinco pilares – Mercopar Negócios, Mercopar Conhecimento, Mercopar Conexões, Mercopar Soluções e Mercopar Feira –, a marca levará oportunidades desenvolvidas pelo SEBRAE RS para a indústria com foco em geração de resultados.

“Com o conceito de evento permanente, lançado durante a feira, será possível fortalecer ainda mais a atuação e levar o leque de oportunidades desenvolvidas pelo SEBRAE RS para a indústria, com foco na geração de resultados o ano todo”, destaca o diretor-superintendente do SEBRAE RS, André Godoy.

ESTANDE COLETIVO – O SINDIMETAL RS, juntamente com as associadas, CCV, Crafer, Grefortec, Haas Containers, Ifla, Petec, RD-Flex, Sebras e TKS, de São Leopoldo; e Projelmec e Transmaq,deSapucaia do Sul, marcaram presença em duas áreas, divididas entre o Mezanino e o Pavilhão 1, totalizando 153m2. A Prefeitura de São Leopoldo foi apoiadora nesta edição, com aporte financeiro para o estande coletivo, para as nove empresas expositoras, com sede no município.           

“Estamos satisfeitos em participar, mais uma vez, deste momento especial para a indústria metalmecânica”, afirma o presidente, empresário Sergio Galera. A feira Mercopar cumpre a missão de aproximar empresas nacionais e internacionais, conectando pequenas, médias e grandes organizações. “Novas oportunidades de negócios e trocas de experiências certamente fizeram a diferença para os expositores e visitantes”, destaca Galera.

PARCERIA – Segundo o assessor de Desenvolvimento Industrial Claúdio Garcez, a importância desta parceria, com a Prefeitura Municipal, certamente foi de grande valia para as empresas, que estão muito gratas e felizes pela possibilidade de participar de uma feira deste porte e neste formato. “Temos relatos de empresas que, nesta edição, tiveram oportunidade de negócios com países como Peru e México. Um ganho imensurável para todos os envolvidos”, destaca Cláudio.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico (Sedettec), Juliano Macielfoi um prazer enorme dividir o estande com o SINDIMETAL, numa parceria entre a Prefeitura Municipal e a entidade patronal, que representa as indústrias locais.  “Há muitos anos já não vinha ocorrendo mais essa aproximação e agora, com essa retomada, apoiamos nove empresas locais, para exporem a sua marca, a tecnologia, fazerem networking, oportunizar novas relações, abrir outros mercados.  Faz todo o sentido essa parceria com o SINDIMETAL e com as indústrias locais, para que esse contexto todo de mercado se abra e com isso possamos avançar no setor industrial e econômico de São Leopoldo, passando, quem sabe, da sexta economia do Estado para postos mais relevantes ainda”, avalia Juliano.

Para o secretário municipal adjunto de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico (Sedettec), Mário Rosito, participar da feira, enquanto município, foi muito importante. “Podemos ver como a indústria está crescendo, quais as tendências, e acompanhar o avanço tecnológico da inovação, para entendermos a melhor relação e de que forma podemos evoluir com o nosso Tecnosinos e a indústria de São Leopoldo”. Segundo Rosito “é possível verificar as possibilidades de ajuda para as empresas locais participarem, sobretudo de pequeno e médio porte, envolvidas num ambiente de inovação para assim continuarem progredindo, num mercado cada vez mais competitivo”.

Na opinião do secretário, “estamos rumando para uma melhoria do cenário econômico no Brasil, em diferentes aspectos e igualmente com relação a redução de taxas de juros. As empresas, na feira, também se incentivam a continuar lutando, buscando melhorias, inovação e progresso. Com isso, quem ganha é o município e a sociedade local. Assim, faz todo o sentido para o município participar e apoiar as empresas num evento desta grandiosidade”.

OPINIÃO – Confira o que dizem alguns diretores, das empresas participantes do estande coletivo SINDIMETAL RS.

CCV INDUSTRIAL – CARLOS REIS – Neste ano, tivemos um formato maior, uma feira organizada, bonita, com estandes bem elaborados. A percepção é que os expositores estão otimistas com relação aos resultados, quebrando o pessimismo de um ano difícil.   Importante salientar o apoio dos parceiros SINDIMETAL, SEBRAE e Prefeitura de São Leopoldo, que foram fundamentais para a participação das empresas. Neste ano, evoluímos muito e tudo funcionou muito bem, tanto a parte de logística, quanto o apoio ao estande. Fica o registro de que esse ambiente da feira é positivo para nutrir a esperança de que o ano que vem será muito melhor.

IFLA – CHRISTINE LANGE – A empresa é fabricante de ferramentas há 47 anos. Sou suspeita ao falar em feiras porque, para nós, os resultados são visíveis. A feira é relacionamento. Recebemos no estande empresas fabricantes, principalmente da linha agrícola e fortalecemos relacionamentos comerciais, com clientes de longa data.   Oportunizamos também para o pessoal da fábrica a possibilidade de visitar a feira, ‘sair da caixa’, como se costuma falar, e descobri talentos, que foram uma grata surpresa. Um funcionário, por exemplo, operador de prensa, muito desenvolto para explicar sobre os produtos, me deixou muito feliz. Bom para a empresa e igualmente para ele. Alguém que conhece bem o produto e pode contribuir na divulgação e no atendimento ao cliente, com qualidade.

PETEC – CLÁUDIA LUFT – Estivemos expondo pela primeira vez numa feira, com o grupo de empresas do SINDIMETAL. A princípio essa experiência seria para divulgar as nossas matrizes, que são o nosso produto, porém o que percebemos é que essa feira nos possibilitou renovar o contato com antigos clientes. Tivemos oportunidade de divulgar o atual endereço da empresa e o novo equipamento. Então trouxe resultados muito maiores do que esperávamos. Desde o primeiro dia, ficamos muito felizes pelos contatos realizados.  LUÍS HENRIQUE DE OLIVEIRA – Primeira feira, novas experiências. Viemos para a Mercopar com o intuito de nos posicionarmos, na questão do mercado e termos uma primeira divulgação mais ampliada dos nossos produtos. Estamos com vários planos e já tivemos diversos contatos. Estamos atentos para acompanhar como reage a região, neste tipo de negócio, e tivemos retorno positivo.    Participar do estande coletivo foi muito válido, propiciando trocas, que foram fundamentais, especialmente para nós, que estamos participando pela primeira vez de uma feira. Uma experiência muito interessante e importante para a empresa!

SEBRAS PORTAS RÁPIDAS – VALDIR LUIZ HUNING – Participamos da Mercopar desde 2003. Completando 20 anos de mercado, neste ano, a empresa participou com um estande muito interessante. Trouxemos um lançamento que é o nosso sistema de movimentação de paletes, com portas eclusas, um produto bem diferenciado, voltado para a indústria alimentícia.  Durante a feira, atendemos vários clientes da região e igualmente novas empresas, para conhecer melhor o produto e os serviços oferecidos. Estamos fazendo bons contatos e a expectativa é que na sequência possamos gerar bons negócios.

TRANSMAQ REDUTORES – MILENA PEDROSO – A feira, neste ano, esteve tão boa quanto no ano passado, senão melhor. A localização do estande foi muito assertiva.    Recebemos a visita de pessoas interessadas em fazer negócio, utilizando o nosso produto para aplicação. Bons negócios já estão começando a sair da feira, para darmos continuidade.  É uma participação importante para a empresa, que não podemos abrir mão. Temos que estar presentes. É o segundo ano que participamos na sequência, depois de tantos anos sem fazer feira, pois estávamos prospectando de outras formas. Mas expor na Mercopar, realmente, faz a diferença, e agora, mais bem posicionados, isso se comprovou. Então recomendo a participação. Já estamos certos de voltar no ano que vem, para ampliar a nossa participação no mercado e seguirmos consolidando a marca.

MISSÃO EMPRESARIAL – O SINDIMETAL,  em parceria com o SEBRAE, também oportunizou uma missão empresarial, que reuniu 30 participantes, no dia 18 de outubro. Na ocasião, no turno da manhã, ocorreu uma visita técnica na indústria Legrand, em Caxias do Sul, acompanhada pelo assessor do SINDIMETAL, Cláudio Garcez, e à tarde na feira Mercopar.

O Grupo Legrand Brasil é referência mundial e regional, com uma linha de produtos, que incorpora as mais recentes inovações tecnológicas, visando oferecer melhorias para todos os tipos de projetos. Soluções para o conforto, eficiência energética, comunicação, gestão de segurança e controle da instalação, com interruptores e tomadas, sistema de automação residencial, interfonia, circuito fechado de televisão e sistema de alarme antifurto.

Ao saudar os participantes, o gerente Pablo Cunico destacou que a Legrand está presente em 180 países, atuando de forma robusta e padronizada, reunindo mais de 70 marcas. No Brasil, em Caxias do Sul, num espaço com cerca de 22 mil m² de área, estão 500 colaboradores, onde as oportunidades de crescimento dentro da empresa são visíveis. “Nosso compromisso com o planeta perpassa pelo meio ambiente, pessoas e ecossistemas de negócios”, afirma.

DEPOIMENTOS

Para o diretor Juliano Ilha, da Artestampo Indústria Metalúrgica, com sede em Esteio, a oportunidade de conhecer a Legrand, empresa francesa, com cerca de 40 mil funcionários ao redor do mundo, com várias unidades fabris em diferentes países, foi muito interessante. “Perceber a técnica especializada na fabricação de componentes, no âmbito de injeção, e de processos de estamparia e de corte dobra agregou conhecimento. Tivemos a oportunidade de visitar uma empresa, que cada vez mais está se especializando em componentes eletrônicos e elétricos, para a construção civil, e que detém um conhecimento muito forte, na área de manufatura enxuta”.  Segundo Juliano, “foi possível perceber, as questões dos painéis, em máquina para o monitoramento dos processos, com melhoria de produção constante, através dos Kaizens implementados por todo grupo, deste o operador até a alta gestão. Uma empresa de ponta, dentro do nosso cenário gaúcho, que hoje faz a diferença para a região, mas também para as pequenas empresas, que abastecem a indústria. Foi muito importante participar dessa missão. Que tenhamos outras oportunidades como essa. Obrigado SINDIMETAL!”     

Para Éverton Borges de Souza, da Metalúrgica Rio dos Sinos, a feira esteve muito boa e possibilitou alguns contatos, na área da borracha. Foi importante, igualmente, para a consolidação das parcerias já existentes e para oportunizar a prospecção de novos clientes. A participação na missão também foi de grande valia.

__________

Jornalista Neusa Medeiros – Assessora de Imprensa | Edição 3 Comunicação Empresarial

Foto: Divulgação SINDIMETAL

Compartilhe nas redes sociais!