Momento singular entre as associadas do SINDIMETAL RS

Após dois anos sem realizar a sua tradicional Confraternização das Associadas, o SINDIMETAL finda 2022 celebrando a integração, reunindo empresariado e assessorias, na noite de 02 de dezembro. O evento realizado, junto à sede da entidade, no Centro das Indústrias, se revestiu de reencontro, com doses de descontração e muita alegria.

Os anos de 2020 e 2021 foram desafiadores, com um movimento constante da entidade, para auxiliar as empresas a contornarem o período crítico da pandemia, atuando em demandas emergenciais e específicas.

Este ano de 2022 iniciou diferente, com todos ávidos pela retomada de ações, que se desenvolveram, ao longo do ano, no ritmo que foi possível, sempre norteadas pela responsabilidade e determinação.

Algumas atividades presenciais marcaram este período, como palestras; a 18ª edição do Encontro de Negócios; a participação das associadas em duas importantes feiras para o setor metalmecânico: a Intermach e a Mercopar. Também teve o apoio à 10ª edição da Mostra de Tecnologia e Inovação com Ciências (Motic São Leo Internacional), que contou com a participação de empresas associadas no estande da entidade e o lançamento do Programa Marketing Digital para Indústrias.

Houve incentivo e apoio às diferentes capacitações das equipes internas das empresas, com descontos expressivos. Foram mobilizadas pessoas desempregadas a se qualificarem, por meio de parceria com o SENAI, para a formação de mão de obra para as indústrias. Além disso, um passo importante foi dado com relação à inovação, por meio de convênios. O SINDIMETAL RS está sempre em movimento e já planeja um 2023 repleto de novidades.

NOITE FESTIVA

A apresentação cultural dos Grupos Artísticos Presto:  Madrigal, Arte Gaúcha e Quarteto de Cordas deram um sabor diferente ao evento. Há 16 anos a Presto, localizada em São Leopoldo, proporciona inúmeras atividades artísticas, que vão desde aulas de música, projetos culturais e grupos artísticos, até assessorias artísticas.

O Madrigal Presto realiza um trabalho de excelência artística e musical, dedicando-se ao repertório original para coro, incluindo músicas arranjadas especialmente para esta formação. O grupo está sob a regência de João Paulo Sefrin e conta com a preparação vocal de Lucia Passos.

A Camerata Presto, representada pelo Quarteto de Cordas, também sob a regência do maestro João Paulo Sefrin, propõe a realização de repertório universal, da música erudita e popular brasileira até grandes obras do repertório internacional.

O grupo Arte Gaúcha, único no País, mescla a linguagem da música erudita, através do quarteto de cordas e da música gaúcha, com a inserção de voz, violão, acordeon e percussão. O grupo conta atualmente com três espetáculos: Nossa Música, Urbanos e Fandangos.

A Presto atua com Projetos Culturais desde 2008, utilizando as leis de incentivo à cultura, nos âmbitos federal e estadual. Em 2023, realizará a 15ª temporada do Projeto MusiCâmara, 2ª temporada da Camerata Presto e do Grupo Arte Gaúcha, além do primeiro projeto de Concertos Especiais, 100% dedicados à cidade de São Leopoldo, com diversas ações para e com a comunidade.

Todos os projetos preveem, além de apresentações, concertos e atividades didáticas, diversas parcerias com instituições públicas e privadas, privilegiando especialmente as crianças da rede pública de ensino. O objetivo é oportunizar acesso a ações genuinamente culturais, contribuindo para uma formação qualificada de público.

SAUDAÇÃO DO PRESIDENTE

Um breve pronunciamento do presidente da entidade, empresário Sergio Galera, marcou a recepção, que antecipou o jantar de confraternização.

Na ocasião, Galera reafirmou a alegria de retomar o tradicional encontro e festejar este momento, que é uma forma de agradecer e comemorar todo o esforço que os industriais, que pertencem a base territorial, fazem para gerar emprego e renda, além de manter as suas empresas.

“Após dois anos de muitos desafios, a maioria das indústrias começou a ter crescimento e resultados altamente positivos, tanto que na base de São Leopoldo o município passou da 12ª economia para a 6ª e talvez, neste ano, seja reconhecida como a 5ª economia do Estado”, destacou o presidente. “Neste período, o SINDIMETAL RS esteve sempre à frente no apoio às demandas das indústrias, tanto na esfera municipal como estadual”, afirmou. Galera agradeceu a diretoria, sempre muito participativa; a equipe executiva, que faz o dia a dia da entidade acontecer, incluindo os grupos de trabalho, altamente comprometidos e representantes, em vários conselhos na FIERGS.

Além disso, pontuou o trabalho das assessorias, as parcerias realizadas e os convênios efetivados. “Há quatro anos, quando assumi a presidência, usei uma palavra que estava ausente em nosso cotidiano: a esperança. Tivemos avanços. O País está no caminho do desenvolvimento, com recordes de arrecadação, redução do desemprego, e queda na inflação. Somos um oásis no meio desta crise”.

Segundo Galera, “teremos novos desafios pela frente e isso demonstra que o SINDIMETAL seguirá com o seu papel importante neste processo; mais um forte motivo para seguirmos unidos, para enfrentar estes novos desafios. Contem conosco”.

O assessor da entidade, Cláudio Garcez, promoveu a tradicional saudação entre os convidados. “Façamos um brinde às realizações de 2022, que foram expressivas em diferentes frentes. Que 2023, que se apresenta desafiador, seja próspero para todos”.

Andrea Maganha – Relacionamento, Comunicação e Marketing | SINDIMETAL

Neusa Medeiros – Assessora de Imprensa | Edição 3 Comunicação Empresarial