Marketing e Comercial unindo forças

Em parceria com a Universidade Feevale e a Sculpt, o SINDIMETAL RS promoveu um Workshop, no dia 04 de julho, na sede da entidade, junto ao Centro das Indústrias.

As instrutoras foram Nina Leonel, Founder/CEO da Sculpt, formada em publicidade e especialista em Mercados de Inovação; e Samara Audibert, CMO da Sculpt, publicitária, com pós-graduação em Neurociência. Segundo as profissionais, o bom relacionamento entre as áreas de marketing e vendas é um desafio conhecido há anos. A era digital e a geração de leads fizeram com que ambas precisassem trabalhar em conjunto, resolvendo assim as suas diferenças.

Como fazer o marketing e o comercial trabalharem juntos? Cases reais e dicas práticas foi o tema em pauta destinado aos empresários, gestores e demais interessados, das empresas associadas e filiadas. O secretário Executivo do SINDIMETAL RS, Carlos Trein, ao saudar os 50 participantes, enfatizou a importância do trabalho, destas duas áreas estratégicas para as empresas. “É sobre somar forças em prol de um objetivo maior, explorando produtos e serviços, para o desenvolvimento das indústrias”, afirma Trein.

INTEGRAÇÃO – É um desafio constante essa ligação e esse relacionamento dentro das empresas. Uma gestão inteligente precisa considerar a importância dessa integração. Para manter um legado é necessário ficar atento, para não perder a essência e nem a identidade. “Tudo deve estar alinhado para ter impacto, não esquecendo de ficar atento ao comportamento do mercado”, destaca Nina. A produção de conteúdo necessita de uma constância, uma periodicidade que é fundamental.

A publicitária destacou a importância da existência do site, que abriga diferentes ambientes e traz refinamento das informações, que devem estar sempre atualizadas, apresentando a empresa com todo o seu potencial. Para Samara, o diferencial precisa estar claro para os clientes em potencial. O que está sendo entregue e que gera valor para a empresa? A identidade visual precisa ter uma unidade, com mais propriedade e intencionalidade. Isto vale para todos os canais. Investir em posicionamento de marca gera diferenciação no mercado.

Segundo a realidade de muitas empresas, essa jornada está só no começo, pois não é uma tarefa fácil, ajustar o funcionamento de setores consolidados. O fato é que, de maneira prática, existem quatro canais. O LinkedIn, que constrói autoridade e relacionamento; o Tráfego Pago, que gera visibilidade para ofertas e conteúdo; o Site, que centraliza as informações e captura leads; e o Inbound, que nutre, educa e prepara para o fechamento.

O LinkedIn, hoje, é o canal de referência para o marketing B2B (denominação do comércio estabelecido entre empresas). É onde estão os profissionais e tomadores de decisão das empresas. Quem decide está no LinkedIn, afirma Nina, pois quatro em cada cinco usuários e 80% dos leads B2B, vêm desta rede social; lembrando, que vendedor também é mídia. “Aposte nesta rede social para atingir diretores, engenheiros-chefes, gerentes de planta ou compradores industriais”, recomenda.

Os formatos de conteúdo mais em alta são o artigo – posicionamento técnico ou estratégico; vídeo – bastidores, operação, uso real de máquinas; PDF – apresentação institucional ou resumo técnico; e newsletter – curadoria mensal com foco em inovação, conhecimento e lançamentos.

Outra alavanca importante é o tráfego pago em canais digitais (Google), pois 72% dos compradores iniciam a sua busca pelo Google, lembrando que remarketing mantém a marca top of mind e ajuda a nutrir leads durante um ciclo de venda longa.

ESCOLHAS INTELIGENTES – É importante a definição da ação. Um plano de mídia, com identificação das plataformas; a verba ideal e o direcionamento criativo são fundamentais. “Escolha a plataforma e crie anúncios. Importante também ter um acompanhamento de métricas, com avaliação constante e relatórios periódicos, com feedback do comercial”, enfatiza Nina.

É essencial entender que o Tráfego Pago precisa levar para algum lugar e esse local necessita estar preparado. “É aí que entra o site, o primeiro encontro real entre a sua marca e o lead”, reforça a consultora.

Segundo Samara, uma marca forte vende mais. A reputação se constrói no detalhe e com constância, justificando que marketing e vendas precisam falar a mesma linguagem. “Para os negócios, confiança é tudo e a marca é o atestado de credibilidade”. Marketing e Comercial deixaram de ser opção e viraram necessidade estratégica. E, em meio a tanta informação, a marca se tornou um dos ativos mais valiosos. É ela que garante visibilidade, diferenciação e competitividade.

“Antes de comunicar é preciso ter clareza. Identifique o diferencial real do seu produto ou serviço e construa um posicionamento, que reflita esse valor”, assegura Samara. Depois disto, posicione com consistência fazendo um diagnóstico de marca – o que o mercado vê e percebe; definição de posicionamento – o que queremos ser e para quem; universo verbal e visual consistente – do logo ao discurso comercial; presença ativa nos canais certos – site, feiras, redes sociais, catálogos técnicos; ações internas e externas alinhadas à promessa da marca.

É importante igualmente manter reuniões regulares entre marketing e vendas, pois elas fortalecem a troca de informações e criam sinergia entre as equipes. Empresas alinhadas se comunicam mais e vendem melhor. “Quando os times perseguem o mesmo objetivo há colaboração e menos conflito. Compartilhar metas é compartilhar responsabilidade”, pontua.

Uma certeza: marketing e comercial, que investem em marcas e performance, geram mais do que resultados, juntos constroem reputação, aceleram vendas e preparam o negócio para crescer com consistência, propósito e legado.

IMAGENS: Marketing SINDIMETAL RS
Jornalista Neusa Medeiros – Assessora de Imprensa | Edição 3 Comunicação Empresarial

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