Live ENCADEAR incentiva negócios entre pequenas e grandes empresas

Os benefícios de ampliar a conexão entre pequenas e grandes empresas foram amplamente debatidos, nesta quarta-feira, dia 19 de maio, durante o Encadear Summit Sinos Metalmecânico. A Live de bate-papo sobre os Impactos, Perspectivas e Tendências da Cadeia de Suprimentos contou com a expertise de gestores de grandes empresas como Gedore, Gerdau, Stihl e Taurus.

O evento, promovido em parceria –  SINDIMETAL RS e SEBRAE RS, objetivou apresentar as possibilidades existentes na cadeia de valor de suprimentos, com capacidade de fornecer produtos e serviços de qualidade, para atender às necessidades das grandes empresas do mercado. 

A atividade on-line, focada para empreendedores de micro e pequenas empresas do segmento metalmecânico, ocorreu gratuitamente e teve a participação dos seguintes gestores: diretor Industrial/ Gedore, Volker Lübke; gerente de Planejamento e Logística/ Gerdau, André Chiavaro Machado; gerente Planejamento e Logística/ Stihl, Alex Souza; e o diretor de Operações/ Taurus, Ricardo Machado.

A abertura contou com a participação do diretor técnico do SEBRAE RS, Ayrton Pinto Ramos, que destacou o papel chave da indústria metalmecânica da região, bem como a importância do SINDIMETAL RS assinar conjuntamente essa iniciativa. O vice-presidente do SINDIMETAL RS, Valdir Luiz Huning (Sebras) falou em nome do presidente da entidade, empresário Sergio Galera, informando que a sua ausência se justificou em virtude da convocação, pelo presidente da FIERGS, Gilberto Petry, para uma reunião extraordinária.

Segundo Valdir o tema deste evento é relevante e tem o potencial de melhorar as relações entre as empresas, na cadeia de suprimentos. “Imagino que alguns desafios serão propostos, assim como necessidades da indústria e também, sugestões de como aprimorar os processos”, registrou ao agradecer igualmente a participação especial dos palestrantes.

CONTRIBUIÇÕES – A oportunidade de esclarecer como as pequenas empresas podem ter participação significativa na cadeia de valor de suprimentos foi o maior destaque deste evento. Compreender a capacidade de crescer e fornecer produtos e serviços de qualidade, para atender às necessidades das grandes empresas do mercado, fortalecendo a sua atuação, foi um dos destaques durante a fala do diretor Industrial/ Gedore, Volker Lübke.

“Hoje o futuro é de muita oportunidade. Estou otimista. A partir destes desafios, que estamos vivendo, os fornecedores e os parceiros também terão novas possibilidades no mercado”, enfatiza Volker. “Mesmo considerando, que a carga de exigências às vezes é pesada, para as pequenas empresas atenderem as grandes, os limitantes precisam ser trabalhados, para que todos ganhem em produtividade”, ressaltou. Também destacou a importância do Sistema ‘S’ e, em especial do SEBRAE, que possui uma gama de ferramentas para viabilizar a qualificação e os melhores caminhos para o empreendedorismo dos pequenos negócios. “Outro ponto que ajuda muito é o associativismo, pois, por experiência própria, participando do SINDIMETAL, percebo a importância da interação entre as empresas”.

Para o gerente de Planejamento e Logística/ Gerdau, André Chiavaro Machado, a segurança também é um valor para a empresa, reforçando a importância dos cuidados e protocolos criados em virtude da pandemia. E provocou alguns questionamentos, durante a sua fala, sobre o objetivo de cada empresa, no mercado; proposta de trabalho; o quanto estamos agregando valor na cadeia produtiva; e os requisitos para participar ‘deste jogo’, visando um planejamento eficaz. “Este processo contínuo é importante para que possamos avaliar as tendências mundiais. Também é necessário otimizar alguns pontos, especialmente de atendimento e entrega, realizando um bom planejamento e reestruturando alguns setores, quando necessário”, afirma André.

“A excelência operacional deve ter um foco maior, embora tenhamos aprendido, que o ativo mais importante são as pessoas; mais um motivo para avaliarmos de que forma estamos atendendo a estrutura do time. Na realidade, precisamos reavaliar os planos com mais frequência e dinamismo”, enfatizou.

O gerente de Planejamento e Logística/ Stihl, Alex Souza, pontuou que estão sempre analisando os impactos, perspectivas e tendências, bem como quais os riscos, que os fornecedores podem oferecer para a empresa. “Trabalhamos para reduzir estes riscos, aumentando a confiabilidade e priorizando, preferencialmente, fornecedores locais”, destaca. “Embora tenhamos ainda muitos fornecedores internacionais, a tendência é que haja cada vez mais oportunidades de negócios locais para bons fornecedores, que possuam capacidade maior de entrega, para que não ocorra uma ruptura na cadeia. Na realidade, ela deve ser mais eficiente e ágil, trazendo uma boa resposta para as variações do mercado”, reforça Alex.

Para o diretor de Operações/ Taurus, Ricardo Machado, o momento é positivo, no tocante as possibilidades de alavancar, investir e reorganizar os negócios. “É imprescindível investir, para reorganizar a economia, através de uma indústria moderna, entregando serviços e produtos com maior valor agregado”, justifica. Entre as ações, que temos realizado, estão o aumento da carteira de pedidos; o prazo médio de pagamento, para auxiliar no caixa das pequenas empresas; análise da logística, para evitar maiores riscos operacionais, entre outros. Também destacou o investimento, que está sendo feito pela empresa, a partir do complexo industrial de fornecedores, em São Leopoldo, onde serão gerados mais de 750 empregos diretos, trazendo desenvolvimento para a economia local.

O gerente da Regional Sinos, Caí e Paranhana, do SEBRAE RS, Marco Copetti, ao finalizar o evento, enfatizou que este modelo de interação entre grandes e pequenas empresas foi inspirado no Fórum Encadear Summit, organizado pelo SEBRAE. O mesmo promove a discussão e a troca de experiências sobre oportunidades de projetos de encadeamento produtivo no Estado. “O SEBRAE tem condições de oferecer um suporte técnico às empresas, gerando uma diminuição das divergências nos negócios, que causam a falta de continuidade na prestação de serviços e no fornecimento de produtos”, comenta Copetti.

A conexão entre grandes e pequenas empresas pode gerar resultados positivos no faturamento; aumento de produtividade; lucratividade; qualidade dos produtos e serviços; geração de empregos e novos negócios, além da ampliação de mercados.

Sobre os palestrantes

Volker Lübke – Diretor Industrial da Gedore do Brasil – Profissional graduado em Engenharia Mecânica, pela UNISINOS; pós-graduado em Gestão Empresarial, pela FGV; e especialização em Manufatura avançada, com mais de 30 anos de experiência no ramo industrial, atuando em áreas técnico-comerciais de bens de capital no Brasil e na Alemanha. Nos últimos oito anos, como diretor Industrial da Ferramentas Gedore do Brasil, é responsável pelas áreas de operações da empresa, além de ocupar a posição de vice-presidente do SINDIMETAL-RS, sendo membro da atual diretoria do CIERGS – Centro das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul.

André Chiavaro Machado – Gerente Geral de Planejamento Operacional e Logística da Gerdau Aços Brasil. Profissional voltado para a área de Supply Chain, atuando em multinacionais líderes em seus segmentos. Com sólida experiência em Logística e Planejamento Operacional (S&OP), demanda, produção, compras e gestão de estoques. Estratégico e inovador, liderando e desenvolvendo equipes de alta performance, projetos de integração e melhorias agregando valor aos clientes e à organização.

Alex Souza – Gerente de Planejamento e Logística da Stihl Ferramentas Motorizadas. Possui graduação em Engenharia de Produção – Mecânica; mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas; e pós – MBA em Gestão da Inovação, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Atualmente, é gerente de Logística e Planejamento de Produção, com experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Planejamento, Projeto e Controle de Sistemas de Produção.

Ricardo Machado – Operations Director na Forja Taurus. Profissional com 15 anos de experiência no ramo industrial, com ênfase na área metalmecânica. Atuou como engenheiro de processo e produtos, coordenador de Engenharia e produção, gerente de produção e vendas, diretor de compras, S&OP e Operações Industriais, nas áreas de usinagem, forjamento, tratamento térmico e superficial, e metalurgia do pó (MIM). Gerenciou equipes de manufatura e apoio à produção, acima de 1.500 pessoas. Responsável por transferência de unidade de mais de 100 pessoas entre sites. Em vendas, atuou nos mercados nacional e de exportação. Conhecimento e aplicação de ferramentas de lean manufacturing. Em compras, responsável por desenvolvimento e outsourcing de processos produtivos, com foco em redução de custos e aumento de capacidade de produção e qualidade. Desenvolvimento de fornecedores no Brasil e exterior.

Neusa Medeiros
Jornalista | Reg. Profissional nº 5.062
Assessora de Imprensa do SINDIMETAL RS
Edição 3 Comunicação Empresarial

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