Liderança no novo normal

Nesta quarta-feira, dia 28 de abril, o Grupo de RH do SINDIMETAL RS, promoveu a palestra on-line Liderança no novo normal, para seus integrantes e líderes de suas empresas. A mesma esteve a cargo da pedagoga empresarial, Najara Borba, especialista em desenvolvimento humano.

A coordenadora do respectivo grupo, empresária Marli Karin Wondracek, da Alu-Cek, ao saudar os participantes, enfatizou a importância de existir esse canal para a troca de experiências entre empresas associadas. O compartilhamento de conhecimentos, experiências e procedimentos utilizados, adaptados em rotinas de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas, estimula o acesso aos diferentes temas, bem como as melhores práticas.

Segundo a palestrante Najara, estamos tendo que nos adaptar ao novo momento. “Somos pessoas de referência na empresa e por essa razão temos um papel fundamental. Precisamos ter a consciência de que sinalizamos como termômetro dentro das instituições”. Diante desta nova realidade, onde convivemos, há mais de um ano, imersos numa pandemia, precisamos investir em algumas competências, extremamente necessárias. A resiliência e a criatividade, quando bem trabalhadas, refletem o potencial do gestor e contribuem para a criação de soluções inovadoras.

COMUNICAÇÃO EM ALTA – Uma habilidade importante, destacada por Najara, diz respeito a comunicação. “Ela deve ser clara e assertiva, pois é um pilar, e embora não seja tarefa fácil, garante que os direcionamentos sejam mais transparentes, evitando assim o retrabalho”. E complementa: “devemos dar exemplo também através das atitudes”. Afinal, o papel do líder é estar à frente, agindo, mas sem deixar de ouvir as pessoas.

Outro aspecto abordado foi a habilidade de manter o controle. “O líder precisa revisar as suas estratégias para assumir o comando de forma a dar o máximo de segurança para os colaboradores realizarem as suas atividades, seja através de conversas, treinamentos ou individualmente”, registra. Afinal, “o líder deve ser a primeira pessoa a demonstrar bom comportamento, apoiando e incentivando diferentes metodologias ou abraçando novos conceitos”, lembrando de jamais agir por impulso.

Conforme Najara, “quando um gestor assume verdadeiramente um cargo de liderança, ele abre novos caminhos e permite que os membros de sua equipe alcancem o sucesso com mais rapidez e facilidade”. E destaca três problemas, que podem afetar um líder: falta de pensamento estratégico; não assumir responsabilidades pelos resultados; e não construir relacionamentos fortes.

Outro ponto enfatizado foi a motivação. “A liderança precisa identificar qual o melhor cenário, quais as suas fortalezas e também as fraquezas. É importante buscar sempre, através do autoconhecimento, os passos mais adequados para o desenvolvimento da equipe”. Para a palestrante, “uma pessoa motivada contagia outras pessoas e pode modificar um indivíduo como um todo”.

E conclui, que, atualmente, a palavra-chave é adaptabilidade, seguida por flexibilidade e paciência. “É preciso se adaptar aos novos tempos, pois o sucesso depende da nossa capacidade de adequação”.  

Neusa Medeiros
Jornalista | Reg. Profissional nº 5.062
Assessora de Imprensa do SINDIMETAL RS
Edição 3 Comunicação Empresarial

Compartilhe nas redes sociais!