Itecê 20 anos, uma história de sucesso

Localizada em São Leopoldo, numa área privilegiada, com 54 mil m², tendo 4 mil m² de espaço construído, a ITECE Indústria e Comércio de Equipamentos Agrícolas Ltda., completou, no dia 1º de outubro, 20 anos de pura determinação e empreendedorismo.

Envolvida na produção de soluções destinadas ao setor agrícola-madeireiro, com produtos e peças para motosserras, roçadeiras, cortadores e afins, o trabalho na ITECE é fundamentado na filosofia da qualidade por excelência. Especializada na fabricação de virabrequins, conjuntos de corte como, sabres, pinhões, transmissões, facas e carretéis para roçadeiras e cortadores, além de uma variada linha de peças de reposição, a empresa produz considerando os mais altos padrões de qualidade e desempenho exigidos.

A história incomum, desta associada do SINDIMETAL, teve início oficialmente, em 1994, mas na realidade a “semente” foi plantada muito antes, quando então cinco colegas trabalhavam, em cargos de gerência, na empresa INTERTEC. Sérgio de Bortoli Galera, Nerci Hedio Mauss, Nelson Gervazoni, Erni Grave e Claus Carlos Teodoro Mohr (falecido em 2013) todos com larga experiência nas funções exercidas, foram surpreendidos pelo Sócio/Diretor da INTERTEC, na época, Sr Hans Marxen, com um convite irrecusável: assumir a direção e dar prosseguimento ao trabalho. Estava sendo consolidada, neste momento, uma relação de confiança, que marcaria a vida destes “cinco mosqueteiros empreendedores” para sempre. “O fundador da INTERTEC, Júlio Marxen, pai do diretor Hans Marxen foi um visionário, na época, ao lançar produtos diferenciados e com indiscutível qualidade”, registra Erni.

Credibilidade

Como a empresa já estava no “DNA”, eles assumiram o grande desafio, contando, no início, com a ajuda fundamental do proprietário. “O nome ITECE surgiu então da junção das iniciais de INTERTEC – Intercâmbio Técnico Comercial. De 35 funcionários, na época, passaram para 80 colaboradores”, cita Sérgio. “Mudou o controle acionário, mas continuamos a fazer o que já conhecíamos, com a mesma dedicação de sempre”.

“A credibilidade no mercado já era grande e com cautela fomos empreendendo, mantendo presente o respeito, a confiança e a amizade”, salienta Nerci. “O crescimento da empresa se deu também graças aos produtos importados”, afirma. “O nosso divisor de águas, para alavancar os negócios, ocorreu com a implantação de novos produtos”, esclarece Sérgio. “Foram então idealizadas e fabricadas máquinas, em 2001, para as novas demandas”. Atualmente, estão focados na área de corte.

Outro período decisivo foi em 2008, quando a importação de peças agregou mais opções ao catálogo de produtos. Atualmente, a ITECE possui quatro mil itens ativos, absorve 95% da sua produção com o mercado nacional, e 5% são destinados à exportação, para América Latina, e África.

Atenta ao mercado, à evolução tecnológica e ao meio ambiente, a ITECE lançou, no mês de abril, a sua linha elétrica e à bateria, que inclui roçadeira, motossera e moto-poda.  “Mesmo tendo presente que a motossera é a maneira mais racional de retirar do meio ambiente o que precisamos, sem prejudicar o entorno, com queimadas, pensamos em novas alternativas que não tragam poluição sonora”, afirma Nelson. “Não é o equipamento que é o vilão, mas o mau uso”, completa. “E como o mercado gosta de novidades, estamos apresentando este novo mix de produtos”, enfatiza.

Segundo o diretor Sérgio, a empresa preserva as boas relações no ambiente de trabalho, mantendo presente o compromisso e a confiança. “A receita para uma gestão eficiente tem sido a afinidade, o respeito à individualidade e a valorização dos pontos fortes”, salienta. Na prática, é um por todos e todos por um.

Os próximos passos, já começaram a ser pensados. Na lista, novos produtos e a sucessão, que ainda está longe, mas precisa ser analisada, comenta o diretor. “Desejamos muito que a empresa não perca este clima salutar de trabalho e a parceria fiel entre os diretores”, confessa Sérgio. Bons exemplos certamente não faltarão.

Sucesso merecido e vida longa para a ITECE, que através de uma administração sincronizada, tem sido destaque no mercado.

Fonte: Itecê
Espaço SINDIMETAL 48

Somente empresas associadas têm a oportunidade de aparecer na coluna Mercado do Espaço SINDIMETAL. ASSOCIE-SE!