
Governança e Sucessão na Indústria desperta o interesse das empresas no SINDIMETAL RS
O workshop Governança e Sucessão na Indústria: construindo negócios sustentáveis e perenes ocorreu no SINDIMETAL RS, em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL). A iniciativa reuniu um público expressivo de empresários e líderes das empresas associadas e filiadas, nesta quarta-feira, dia 23 de abril.
Com forte identificação com o terceiro setor, o ministrante Daniel Santoro, profissional com mais de 25 anos de atuação no mercado, possui experiência no planejamento e desenvolvimento de estratégias de Marketing. Atualmente, é Conselheiro de Administração da ADVB e presidente do Conselho de Administração da ONG Parceiros Voluntários.
Ao recepcionar os participantes, o diretor executivo da entidade, Valmir Pizzutti, referenciou a importância do tema e destacou a participação, no evento, de representantes do Banco de Alimentos Vale do Sinos e do Centro Medianeira.
Mas afinal, o que é governança corporativa? É um sistema formado por princípios, regras, estruturas e processos pelo qual as organizações são dirigidas e monitoradas, para seus sócios e para a sociedade em geral. Esse sistema baliza a atuação dos agentes de governança e demais indivíduos de uma organização, na busca pelo equilíbrio entre os interesses de todas as partes, contribuindo positivamente para a sociedade e meio ambiente.
Os princípios básicos da governança são integridade, transparência, equidade, responsabilização e sustentabilidade. Daniel exemplificou quando ela é mais sentida. “Na falta inesperada do principal líder da organização; nos conflitos de interesses, entre familiares executivos e familiares não executivos; na definição de distribuição de dividendos”.
Segundo o palestrante, em outros momentos ela também é percebida, como no desentendimento de familiares em processos sucessórios; na dificuldade nos negócios e necessidade de tomar riscos adicionais, bem como na oportunidade de crescimento e diluição do capital para novos sócios; no desejo de venda total ou parcial do negócio; e na crise reputacional da empresa e/ ou família, com contaminação cruzada”, justifica.
Na prática, a governança antecipa questões desta natureza antes que virem um problema para o negócio, para os proprietários e para a família. E conclui: “há questões que se resolvem com gestão e outras que é necessário governança estruturada. A excelência da gestão de uma organização é garantida por uma governança equivalente”.
DESENVOLVENDO LIDERANÇAS – Seguindo a programação, Sabine Bencke e Rafael Korbes, do IEL-RS, realizaram uma dinâmica para pontuar insights, que estão sendo coletados, para construir a nova proposta de desenvolvimento de lideranças, elaborada em conjunto com o SINDIMETAL RS.
A entidade já realizou três grupos de formação de lideranças e está retomando a iniciativa. A meta é desenvolver líderes mais preparados e equipes mais eficazes, para atuarem nas empresas.
Mais informações pelo fone (51) 3590.7708.
IMAGENS: Marketing SINDIMETAL RS
Jornalista Neusa Medeiros – Assessora de Imprensa | Edição 3 Comunicação Empresarial
Compartilhe nas redes sociais!
- Postado em: 24 abril de 2025