Ernesto Muller 65 ANOS DE EXPERIÊNCIA

Com uma visão empresarial apurada, o jovem Ernesto Leonardo Müller assumiu o desafio de colocar em prática a execução de ideias e processos inovadores. As diversas experiências profissionais foram fundamentais na sua carreira.

Entre outras atividades, atuou como ajudante de ourives; em fábrica de máquinas para olarias; e num estaleiro naval. Sim, São Leopoldo já teve estaleiro para construção naval! Também desempenhou a função de torneiro mecânico, no Campo de Marte, em São Paulo. Como civil, na força aérea, atuou na manutenção dos aviões B25, que o Brasil recebeu como parte da compensação da II Guerra Mundial. Desta experiência na aviação, herdou um traço marcante, que aplicou nos equipamentos que desenvolveu. A redundância dos elementos de controle passou a ser então uma constante.

Em 1952, mais experiente, decide fundar a empresa Ernesto L. Müller Indústria e Comércio de Telas Ltda., em São Leopoldo. No início, dedicava à manutenção de máquinas para terceiros, das mais simples até as mais complexas e sofisticadas, para empresas gráficas, de alimentos e químicas, entre outros setores; além de atuar com assistência técnica para o desenvolvimento de projetos industriais.

Conquistando novos clientes e ampliando o mercado, logo começou a projetar e construir seu primeiro tear, dando início à fábrica de telas. A partir da década de 80, a empresa definiu que a atuação seria exclusiva à fabricação de tecidos metálicos e voltada para o constante aperfeiçoamento de seu parque fabril. Com o volume de trabalho e o reconhecimento pela qualidade dos produtos, a comercialização então se estende também para a região Sudeste do Brasil.

Próximos passos

Hoje produzem uma ampla gama de malhas em aço galvanizado e inoxidável, utilizadas para peneiras e filtros, com as mais diversas aplicações. Entre elas: peneiras de seleção de grãos, granalhas, mosquiteiras para insetos em portas e janelas, proteção de lareiras, contra a entrada de pássaros, proteção eletromagnética, e os mais diferentes usos para filtragem de líquidos, entre outros.

O objetivo é encontrar soluções para as necessidades, por isso atendem independente da quantidade. A ideia do cliente não tem limite. Tendo como espinha dorsal da empresa, a ética e o respeito, possui como estratégia de mercado a pronta entrega dos seus produtos. A segurança do estoque para o cliente é seu diferencial.

Atualmente, a indústria 4.0 está em evidência, mas segundo a direção, além da necessidade de inovar equipamentos e processos, é importante “termos uma mente 4.0, ajustada ao conhecimento do que ocorre pelo mundo, sendo mais versátil e analítica, antecipando o que o cliente irá demandar”, afirma Arno Müller, filho do fundador.

A decisão para o futuro é conservar o porte da empresa, para manter a flexibilidade. As ferramentas do mundo digital vêm ao encontro das diretrizes adotadas pela empresa.  O compromisso é descobrir, no mínimo, uma novidade por dia, em qualquer área; assim buscam seguir o pensamento de Thomas Huxley, que diz “tente aprender alguma coisa sobre tudo e tudo sobre alguma coisa”.

Tradição, com qualidade e ética, mesclada com inovação. Essa é a fórmula que mantém a Ernesto Müller reconhecida no mercado. Parabéns pela trajetória singular. Sucesso!

Fonte: Ernesto Muller
Espaço SINDIMETAL 67

Somente empresas associadas têm a oportunidade de aparecer na coluna Mercado do Espaço SINDIMETAL. ASSOCIE-SE!