SINDIMETAL RS, SINMAQSINOS e SINPLAST-RS: entidades com estande coletivo, na Mostratec
A 39ª edição da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec) movimentou grande público e trouxe sugestões, possíveis de serem aplicadas, para diferentes segmentos da economia. A feira de ciência e tecnologia, organizada anualmente, pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, em Novo Hamburgo, através da Diretoria de Pesquisa e Inovação, é considerada o maior evento de jovens pesquisadores na América Latina.
A apresentação de projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento humano, realizados por jovens cientistas da Educação Infantil ao Ensino Médio, incluindo a Educação Profissional Técnica de Nível Médio reuniu representantes de 12 países e de 21 estados da Federação, totalizando 795 projetos. O Sebrae segue como parceiro na realização da feira.
A feira ocorreu, no período de 21 a 25 de outubro, nos pavilhões da FENAC, em Novo Hamburgo. O SINDIMETAL RS esteve presente com um estande coletivo, em parceria com o SINMAQSINOS e o SINPLAST-RS.
As seguintes empresas, associadas ao SINDIMETAL RS, prestigiaram o estande: COPÉ e GEDORE (22/10); SEBRAS e GREFORTEC UNIDADE DE PORTÃO (23/10); GERDAU e FERCORTE I PETRO PEÇAS (24/10).
“O objetivo da nossa participação foi mostrar a indústria para os jovens talentos e despertar o interesse em trabalhar neste segmento”, afirma o presidente do SINDIMETAL RS, empresário Sergio Galera. A participação da entidade, no estande coletivo, oportunizou a apresentação das indústrias e viabilizou a captação de currículos, para estágios e outras oportunidades. “É uma forma de mostrar para os jovens o quanto a indústria pode ser atrativa e promissora”, destaca Galera.
Entre os objetivos da Mostratec estão despertar o interesse dos estudantes para o desenvolvimento de projetos de iniciação científica e tecnológica de forma a acelerar o processo de expansão e renovação no quadro de pesquisadores; e conduzir à sistematização e à institucionalização da pesquisa da Educação Infantil ao Ensino Médio, incluindo a Educação Profissional Técnica de Nível Médio.
A feira visa, também, estimular a imaginação, o prazer e a curiosidade, através da pesquisa científica e tecnológica; promover a integração entre instituições de ensino, pesquisa e meio empresarial, possibilitando o desenvolvimento, a aplicação e a divulgação de novas tecnologias. Além disso, integrar expositores e professores de outras instituições de ensino de modo a ampliar suas relações e possibilitar o contato com outras culturas; e proporcionar o intercâmbio e a participação de alunos e professores em feiras afiliadas (nacionais e internacionais).
DEPOIMENTOS
SEBRAE – Marco Aurélio Copetti, gerente Regional do SEBRAE Sinos, Caí e Paranhana – “A entidade, desde o ano passado, assumiu a correalização do evento, juntamente com a Fundação Liberato. A parceria foi construída porque o SEBRAE avalia que a Mostratec é um celeiro de oportunidades, na área de desenvolvimento tecnológico, inovação e de projetos estudantis científicos, que irá contribuir para a construção do futuro da região e do País.
Entendemos que esse jovem, que se dedica a um projeto estudantil, tem que ter acolhimento. Então, o SEBRAE se ocupa em procurar direcionar os jovens para o mercado de trabalho, encontrando empresas que possam ter interesse no desenvolvimento destes projetos, e até mesmo encaminhar esses estudantes para o empreendedorismo. É um casamento perfeito entre a geração de oportunidades, na área de inovação e tecnologia, e a conexão com o mercado. Estamos atentos em pensar o desenvolvimento regional, a partir do fomento e do estímulo para o crescimento desta juventude, que analisa de forma científica e inteligente, e tem projetos aderentes à realidade da nossa sociedade”.
Com relação a participação inédita, de três entidades sindicais patronais na feira, num mesmo estande coletivo, Copetti afirma ter sido importantíssima, porque os sindicatos têm a mesma visão do SEBRAE. “É um olhar de futuro, que as entidades estão tendo e que fará toda a diferença no mercado”.
GEDORE – Felipe dos Santos Barbosa – Analista de Endomarketing – “Esse contato, direto com os estudantes, nos ajuda a analisar o que de fato eles esperam das empresas e como avaliam a oportunidade de uma vaga na indústria. Estamos aqui como empresa para nos preparar para isso. Temos jovens aprendizes que, em breve, irão começar uma nova turma; e estagiários, atuando em diferentes frentes. É fantástico acompanhar a evolução de um jovem, que inicia como estagiário e passa a conquistar algum cargo interno, descobrindo novas potencialidades. Para muitos, além da realização pessoal é renda, é alimento na mesa e ensino pago. Eles passam a sonhar com um futuro mais promissor!”
GREFORTEC – Tatiane Rocha – Analista de RH – “É a primeira participação da empresa na Mostratec e o nosso objetivo está voltado para a captação de pessoas interessadas em iniciar uma carreira. Desejamos oportunizar a colocação de jovens no mercado de trabalho. Entre os setores, que estamos mais focados e existem mais necessidades, estão os de Projetos, Agromecânica e Eletrotécnica. Aceitamos currículos e analisamos a possibilidade de estágio, para os jovens ingressarem na empresa e, quem sabe, seguirem uma carreira de sucesso”.
Segundo o presidente Galera, a ideia é que, em 2025, a entidade esteja cada vez mais presente, em feiras estudantis, como Motic, Mostratec, ExpoSchmidt, entre outras. O Grupo Estratégico Atração de Pessoas, vinculado ao SINDIMETAL RS, tem somado esforços para reconhecer as reais necessidades das empresas e realizar ações em prol destes interesses, que beneficiam indústrias e jovens.
IMAGENS: Divulgação SINDIMETAL RS
Jornalista Neusa Medeiros – Assessora de Imprensa | Edição 3 Comunicação Empresarial