Empresas avaliam positivamente os resultados da MENTORIA DA FEEVALE

A apresentação dos Resultados da Consultoria Metalmecânica (Mentoria), ação em parceria com a Universidade Feevale, contou com a avaliação positiva das empresas, que disseram sim ao projeto. A atividade ocorreu no dia 13 de novembro, na sede do SINDIMETAL RS, fruto do Planejamento Estratégico e das reuniões de diretoria realizadas pela entidade.

Segundo o diretor Executivo do SINDIMETAL RS, Valmir Pizzutti, a integração entre as duas entidades tem gerado muitas melhorias para as empresas, que têm solucionado diferentes questões e avançado nas suas demandas. “A percepção dos gestores das empresas e o cuidado em promover ações assertivas para as indústrias diretamente envolvidas, além de capacitar as indústrias, incentiva o empreendedorismo e a inovação”, afirma Pizzutti.

A analista do Núcleo de Serviços Especializados Núcleo de Serviços Especializados da FEEVALE, supervisora Débora Maria Engeroff, reforçou, que o foco do trabalho “é direcionado ao atendimento das necessidades do mercado, de forma ágil e dinâmica, através do desenvolvimento de soluções para a comunidade e empresas, aplicando a pesquisa e a inovação para a obtenção de resultados”.

DEPOIMENTOS – A integração e a soma de esforços entre o SINDIMETAL RS e a Feevale têm gerado uma série de benefícios para as empresas, que aderiram ao projeto e que nesta reunião compartilharam as suas experiências.

EKS-RAG – A área de atuação foi a de Processos e contou com a mentoria de Margareth Aparecida Moraes, tendo como objetivo a elaboração da metodologia de precificação.

Para a gerente Administrativa/ Financeira, Maria Rosi Lago, “houve empenho e dedicação para atingir o objetivo de termos um documento confiável, para a formação do nosso preço de venda”. Margareth agradeceu a oportunidade de ter desenvolvido este trabalho. “Espero ter atendido as expectativas da empresa”.

FLOKI SYS – O mentor Ricardo Gazzana Schneider atuou na área de Processos da empresa, objetivando identificar os processos a serem mapeados; a execução do mapeamento de cada processo selecionado; e a validação dos processos e suas interfaces.

O CEO da Floki Sys, Giuliano Hoffmann, afirmou que “a mentoria foi fundamental para reavaliar o processo de formação do preço de venda, do tempo da equipe para desenvolvimento da solução e o cálculo final de orçamento para o cliente. O processo levava cerca de 30-45 minutos, envolvendo o tempo de várias pessoas, hoje, resolvemos em 5 minutos para a mesma entrega. E apenas uma pessoa precisa trabalhar na elaboração da proposta”, registra.

Segundo Ricardo, “a Floki é uma empresa com profissionais diferenciados. Desenvolvemos o mapeamento das etapas do processo de orçamento, identificando as informações, que o Comercial precisa trazer para que o orçamento seja feito de forma objetiva e rápida. As atividades foram realizadas sempre muito além do que combinamos, e o resultado foi fantástico! Tivemos uma redução de tempo de orçamento de cerca de 16 horas de trabalho para 15 minutos, e com uma margem de acerto no orçamento de 60% para 90%. A equipe já preparou o trabalho para rodar de forma autônoma e integrada com o ERP. Foi um exemplo do potencial que a mentoria pode realizar”.

GREFORTEC – A mentoria teve foco na área de RH, tendo como mentor Everton Luís Kupssinskü. Os objetivos foram mapear os processos atuais da área de Recursos Humanos; avaliar a estrutura organizacional envolvida nos processos; propor melhorias para mitigar os pontos fracos dos processos avaliados; e orientar a padronização das novas práticas organizacionais.

Para a diretora Andressa Peres, “O consultor iniciou explorando a necessidade de uma matriz de habilidades, para melhor condução e visualização das equipes de trabalho, incluindo as atividades desempenhadas. A mentoria foi muito mais rica, pois atualizamos a nossa missão, visão e valores e tivemos alguns importantes insights sobre a cultura organizacional e o papel dos sócios nessa construção”.

Segundo Everton, “o processo foi desenvolvido com a participação ativa da diretoria e da área de Recursos Humanos. As atividades ocorreram de forma presencial e a participação da diretoria foi determinante para os resultados obtidos, visto a necessidade de diagnóstico, planejamento, aprovação e implementação das ações em um curto espaço de tempo. O trabalho desenvolvido servirá como base para utilização pelas demais empresas do segmento”.

MECSUL – Para a empresa, atendida pelo Centro de Design, da Feevale, a área de Marketing foi a escolhida e o objetivo o desenvolvimento e criação de catálogo digital. Para a auxiliar Administrativa, Luana Lamb, a parceria superou todas as nossas expectativas.

“Desde o início, a equipe foi muito profissional, atenta as necessidades e aberta as nossas ideias. O processo foi ágil e colaborativo, com um excelente alinhamento entre todos os envolvidos. O resultado foi além do esperado: o catálogo não só é visualmente atrativo, mas também funcional, fácil de navegar e projetado para proporcionar uma experiência excepcional. A atenção aos detalhes, o design inovador e a qualidade técnica se destacaram em cada etapa do projeto. Estamos extremamente satisfeitos com o trabalho realizado e com a parceria estabelecida. O Centro de Design da Feevale demonstrou competência e comprometimento, e sem dúvida, esse projeto fortalecerá ainda mais nossa comunicação e presença no mercado”.

Para o mentor Juan Felipe Almada, o Catálogo Digital, foi uma experiência interessante pela execução da especificidade do projeto. Temos um potencial interessante em explorar mais projetos como esse, valorizando a marca das empresas, potencializando seus negócios”.

METALMOTO – Tendo como foco a área Ambiental, o mentor Franck da Rosa de Souza, objetivou a análise do questionário/ relatório ESG para identificação dos pontos sensíveis; visita técnica para mapeamento do processo produtivo; elaboração do diagnóstico com identificação de necessidades específicas nos processos; e proposição de análises do efluente líquido da empresa.

Para a gerente Administrativa, Carla Dillenburg, “a mentoria contou com o comprometimento de todas as partes envolvidas. Cabe salientar o profissionalismo do mentor; os cuidados no preparo/coleta/análise do material via laboratório da Feevale; o atendimento dos prazos antes da previsão de entrega e a finalização dos resultados alocados sabiamente dentro das exigências estabelecidas pelo órgão avaliador, quanto aos critérios do ESG. Inúmeros insights e contribuições adicionais foram adquiridas pela Metalmoto neste processo de avaliação. Só temos a agradecer pelo ótimo trabalho realizado”.

Para Franck, “a mentoria foi extremamente positiva. Durante o processo, a empresa se mostrou bastante receptiva e o canal de discussão que se estabeleceu foi de suma importância para o desenvolvimento das estratégias traçadas. Ao longo de todo o processo, houve bastante troca de informação e experiência. O resultado possibilitou não apenas sanar a demanda contratada, mas também trouxe uma reflexão que se estendeu a outras áreas. Poder auxiliar a Metalmoto, nesta demanda bastante específica, e que se estendia por algum tempo, foi uma experiência muito gratificante”.

MGM CRAFER – A pesquisa de mercado, que contou a mentoria de Moema Pereira Nunes, teve como objetivo identificar os critérios qualificadores para a seleção de fornecedores; identificar os critérios ganhadores de pedidos; revelar o desempenho dos produtos da Crafer, frente aos concorrentes na percepção dos clientes; e identificar necessidades de novos produtos.

RD-FLEX – Pesquisa de Mercado foi a área atendida pelos mentores Moema Pereira Nunes, Luis Henrique Rauber e Dionatas Alisson Coelho. A atividade objetivou a identificação e construção do perfil dos clientes atuais, a partir do seu portfólio; avaliação da percepção da empresa pelos principais clientes; elaboração de uma proposta de estratégia comercial alinhada à realidade da empresa; e elaboração de um planejamento e comunicação, a partir do funil de marketing.

Na opinião do diretor Rubén A. Duarte, “houve muita satisfação com a consultoria recebida, para manutenção dos atuais clientes e captação de potenciais empresas distribuidoras, interessadas em nossa linha de produtos. Os encontros on-line foram muito bem conduzidos, com uma metodologia clara, facilitando a aplicação prática do que foi abordado. Um trabalho dedicado e perseverante, com a análise de nossos atuais clientes. Na sequência, a pesquisa de satisfação nos trouxe novas perspectivas. Agradecemos a dedicação e profissionalismo neste projeto”.

Para o mentor Luiz Henrique, “o trabalho realizado com a RD Flex foi uma experiência enriquecedora, proporcionando uma visão mais aprofundada sobre diferentes mercados e permitindo uma contribuição significativa para o desenvolvimento de negócios na região. As propostas que elaboramos são práticas e, se implementadas, têm o potencial de impulsionar o sucesso e consolidar a posição da empresa no mercado”. Já para Moema, “a pesquisa de mercado foi uma oportunidade de ajudá-los a conhecer melhor o seu negócio e as demandas dos clientes, auxiliando a abrir novas oportunidades para o crescimento da empresa”.

SEBRAS – O mentor Ricardo Schneider Gazzana atuou na área de Processos, com o objetivo de mapeamento dos fluxos dos processos; identificação de necessidades específicas das operações; identificação das restrições de espaço e acessos; e diagnóstico da qualidade envolvida no processo produtivo.

O supervisor de Produção, da Sebras, Cristiano Machado, agradeceu todo o conhecimento compartilhado com a equipe, “principalmente pelo entendimento das nossas necessidades e a excelente abordagem e metodologia usada para montarmos o projeto e alcançarmos a criação da sistemática e utilização, para redução de tempo de entrega nas portas modelo Fast Roll”.

Segundo Ricardo, “a mentoria foi direcionada para a redução do tempo de fabricação de uma linha de portas rápidas. Identificamos os processos, redefinimos o layout da operação, planejamos o controle de estoque dos itens, que compõem as portas, e implementamos o processo, apresentando um diferencial competitivo significativo para a decisão do cliente em comprar da Sebras: prazo de entrega reduzido. A equipe realizou as atividades planejadas de forma exemplar, e implementou a nova operação dentro do prazo previsto”, afirmou o mentor.

TECNOCROMO – A área de Processos/ Operações contou com a mentoria de Fabiano de Lima Nunes. Os objetivos foram elaboração do plano da implementação da medição de capacidade para o PCP; capacitar a equipe acerca da eficiência, capacidade e roteiros de produção; desenvolver um modelo de diário de bordo (papel ou digital); implantar o modelo; desenvolver método de compilação de dados; desenvolver rotina de análise de capacidade e método de utilização da capacidade pelo PCP.

Segundo o sócio-gerente, Fellipe Brito, “analisando o tempo disponível versus os resultados apresentados, a mentoria foi satisfatória, pois trouxe novas abordagens para temas que a empresa tinha dificuldade em desenvolver. As atividades em grupo trouxeram conceitos e exemplos práticos. Foram sugeridas ações para medição de produtividade nos setores de retífica e torneamento. As abordagens e reuniões individuais foram um diferencial nesta consultoria, pois trabalhamos pontos fracos específicos de cada gestor, trazendo mais visão do mapeamento e da gestão de tempo para cada setor, bem como a definição de responsabilidades.

A delegação de tarefas por parte dos líderes é um ponto de dificuldade que foi abordado, e tende a melhorar ao longo do tempo devido às atividades realizadas e exemplos práticos. A partir da visão externa da mentoria, a direção pôde validar o investimento no setor PCP, por meio de contratação de pessoas e a confecção de novas ferramentas de programação de produção e monitoramento. A implantação está em andamento e a verificação da eficácia está programada para dezembro de2024”. Para Fabiano, “o atendimento junto a Tecnocromo foi valioso, pelo engajamento da gestão em prol das mudanças a serem realizadas e pelo entendimento para o crescimento do negócio”.

VIVA COR – A área de Recursos Humanos foi a escolhida pela empresa, ficando a mentoria a cargo de José Antônio Ribeiro de Moura. Os objetivos foram avaliar a estrutura organizacional envolvida nos processos; mapear os cargos e respectivas funções atuais da empresa; identificar os indicadores de incentivo para premiação mensal dos colaboradores; e implementação de avaliação anual dos colaboradores, tendo como adicional a pesquisa de clima organizacional.

O gerente Valmir Machado Ramos destacou que a mentoria proporcionou melhorias, em vários aspectos, como avaliação dos funcionários; administrar melhor cargos e salários; dar um feedback, com mais propriedade; ser mais justo com as avaliações dos funcionários e perceber como a empresa está atualmente”.  Para o consultor José Antônio, “foi uma boa experiência tecendo um diagnóstico inicial de uma empresa que está se estruturando para crescimento com processos e procedimentos. A empresa priorizou o clima organizacional e distribuição de resultados e tem todas as credenciais para aplicar o processo sugerido, procedendo uma comunicação mais direta com os funcionários”.

ATUAÇÃO – Segundo o presidente da entidade, empresário Sergio Galera, a iniciativa nasceu com a disposição de orientar as indústrias na implementação de mudanças, identificando os principais gargalos e unindo esforços para o encaminhamento de soluções.

A Consultoria Metalmecânica, que inclui o desdobramento das mentorias, ocorreu sem custo para as empresas associadas, tendo iniciado, em março de 2023. O escopo de trabalho era Inovação e Sustentabilidade, mas durante o andamento do projeto, houve a necessidade de prestar atendimentos mais específicos, em outras áreas. Com isso, foi estruturado um projeto piloto, em formato de mentoria, onde o consultor da Universidade, com a sua expertise, vai até a empresa e presta este serviço, para sanar os gargalos identificados, através da Consultoria Metalmecânica.

A Consultoria e a Mentoria possuem metodologia de trabalho diferentes. Na Consultoria havia uma professora/ consultora disponível para sanar os gargalos na área de Inovação e Sustentabilidade, gratuitamente. Foram identificados inúmeros gargalos, que não faziam parte do escopo do projeto, gerando assim propostas comerciais e requerendo recursos financeiros para a contratação. A partir desta constatação, o SINDIMETAL RS contatou a Feevale surgindo então a Mentoria, com valor mais reduzido, diferente da proposta inicial realizada pelo consultor, resultando em quantidade de horas mais ajustadas para a execução do trabalho.

No primeiro semestre de 2024, teve início a segunda parte da Mentoria. Nesta fase, participaram sete empresas – EKS-Rag, Mecsul, Metalmoto, RD-Flex, Sebras, Tecnocromo e Viva Cor. No dia 13 de novembro, ocorreu o evento de apresentação dos resultados da Mentoria – 2ª fase. Os gargalos sanados foram identificados, no segundo ciclo da Consultoria Metalmecânica, sendo assim, a Mentoria se originou através da respectiva Consultoria. No total participaram 10 empresas. “O SINDIMETAL RS, a Feevale e as empresas tiveram um amplo aprendizado, durante a caminhada desta Mentoria”, registra Galera. “Todos ganhamos com essa iniciativa”.

A FEEVALE esteve representada pela diretora de Inovação, Daiana Monzon e Débora Maria Engeroff, analista do Núcleo de Serviços Especializados, que apresentaram os dados da Mentoria.  “Este trabalho constitui num braço forte dentro das empresas, para colocar em prática as propostas com vista a sanar alguns gargalos existentes, facilitando assim o dia a dia dos empresários atentos em atender as suas demandas com eficiência e qualidade.” argumenta Débora.

Considerando os resultados apresentados, a sequência da Mentoria deve se manter, em 2025. Diante das demandas, que já foram mapeadas e as áreas atendidas, esse serviço poderá estar na prateleira de soluções da entidade. “A soma do conhecimento e da gestão na prática certamente trará muitos benefícios para as próximas empresas, que estiverem interessadas e envolvidas na manutenção desta Mentoria, no próximo ano”, conclui Pizzutti.

IMAGENS: Divulgação SINDIMETAL RS
Jornalista Neusa Medeiros – Assessora de Imprensa | Edição 3 Comunicação Empresarial

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