Curso de Ferramenteiro é concluído com sucesso, no SENAI, em São Leopoldo
O curso de Qualificação Básica de Ferramenteiro, desenvolvido pelo SENAI, a partir de uma demanda do Grupo Estratégico Atração de Pessoas, do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico e Eletrônico de São Leopoldo (SINDIMETAL RS), foi concluído nesta quinta-feira, com sucesso, por 55 alunos participantes, em São Leopoldo.
Uma noite de emoção, pela caminhada de formação trilhada até o momento, sendo construída com base nas reais necessidades das empresas, a partir das associadas, que ajudaram a elaborar esse projeto. Segundo o diretor do SINDIMETAL RS e da Artestampo, empresário Juliano Ilha, as empresas necessitam cada vez mais de pessoas, que fazem a diferença na profissão escolhida.
“Estamos carentes de profissionais técnicos, com atitude, humildade e comprometimento. Se unirem o conhecimento adquirido, que não termina com esse curso, a estas características, os resultados poderão ser surpreendentes” avalia Juliano. “Este curso surgiu, em 2022, pela necessidade de termos profissionais com melhor e mais ampla informação técnica, preparados para o mercado de trabalho. Precisamos de vocês! Não existe outra forma de crescer se não for através do conhecimento”, assegura o empresário.
Para o gerente de Operações do SENAI, Sandro Lima Bernieri, “é um orgulho presenciar a vitória dos formandos, nesta etapa importante do conhecimento, para melhorar as condições de vida da família”. Segundo Sandro, “estamos preparando profissionais, que terão oportunidade de crescer nas suas áreas de atuação. Por tanto, não encerrem hoje a qualificação profissional; tenham atitude e invistam na busca pelo conhecimento permanente”. Sandro também agradeceu à equipe do SENAI e aos representantes do SINDIMETAL RS pela parceria, por fazerem a diferença nas instituições onde atuam.
DEPOIMENTOS
Segundo o instrutor Eduardo Haubert Geraldo, “os alunos vieram da produção, sem nenhum conhecimento técnico e saíram daqui preparados para atuar na área. Foi muito bom acompanhar toda essa evolução. O mercado está precisando de ferramenteiros e essa oportunidade certamente será bem aproveitada pelos formandos”.
Ao homenagear os afilhados do curso, enfatizou que “cada um enfrentou desafios, que exigiram disciplina e paixão pelo que se faz. Aprenderam que conhecimento técnico é uma ferramenta poderosa, mas que o verdadeiro diferencial está na atitude, na ética e no desejo de continuar aprendendo, bem como na vontade de fazer diferente”.
Edson Dorneles atuou como instrutor das aulas, no turno da noite, com alunos entre 19 e 49 anos. “Um desafio interessante e um desenvolvimento intenso, pois o curso é um leque que abrange várias áreas, como projetos, qualidade e usinagem. Um curso de 900 horas, com duração de um ano e meio, que preparou muito bem os futuros profissionais”.
“Mas o que é ser um ferramenteiro? É ser o profissional mais completo da indústria metalmecânica, com conhecimentos de todas as áreas. Um profissional que necessita ter a visão 3D do produto a ser desenvolvido, do molde ou da matriz; ser criativo, proativo, dinâmico, que trabalha com cautela e paciência, sendo crítico e analítico, além de comunicativo. Ser um ferramenteiro com excelência é o meu maior desejo para todos vocês, formandos”, afirmou o paraninfo.
O coordenador da Ferramentaria, representando a Gedore, Cláudio Willers, destacou que a profissão é muito valiosa para a indústria, que tanto ajuda às empresas. “O início da minha carreira também foi desafiador. Teve esforço, dediquei horas para adquirir o conhecimento necessário para evoluir e chegar até aqui. Desejo o mesmo para vocês”.
Para o representante da empresa Stihl, Marlon Souza dos Reis, este momento se reveste de muita importância. “Vocês, juntamente com as famílias que torceram muito para presenciar a chegada até aqui, foram um suporte importante nesta jornada. Não parem e busquem cada vez mais conhecimento, para evoluir na carreira”.
Representando os formandos, Chaiane Vargas de Souza refletiu sobre a importância desse passo na carreira de todos, pois grandes jornadas começam com pequenos movimentos. “Foi um crescimento pessoal, com a construção de memórias, que levaremos para sempre”, destacando muito reconhecimento ao Sistema FIERGS e ao SINDIMETAL RS pela oportunidade.
Para o aluno Lucas Ribeiro Soares, representante da turma, o curso de qualificação profissional Ferramenteiro oportunizou qualificação e novas possibilidades no mercado de trabalho. “Um agradecimento aos professores, que com dedicação compartilharam tantos conhecimentos; assim como às famílias, que nos apoiaram nesta jornada de forma silenciosa e constante. Não chegamos a lugar nenhum sozinhos!”
MAIS INFORMAÇÕES – O curso de Ferramenteiro destina-se à formação de profissionais para várias áreas da indústria e não apenas Ferramentaria e Matrizaria. O profissional, além de estar habilitado para atuar nestas áreas específicas, terá conhecimento técnico também para Usinagem, Montagem de Precisão de diferentes tipos de máquinas e equipamentos, bem como nos mais variados tipos de Manutenção Mecânica.
Entre os principais objetivos, estão habilitar o profissional para as competências necessárias, onde irão executar processos de montagem, desmontagem e ajuste de moldes de injeção e compressão e ferramentas de estampo e a fabricação e recuperação de componentes, respeitando os procedimentos e normas técnicas, de saúde, de segurança e meio ambiente.
A Grade Curricular inclui Fundamentos de usinagem convencional;
Montagem e desmontagem de moldes e ferramentas; Fabricação e reparo de componentes de moldes e ferramentas; e Ajuste de moldes e ferramentas.
__________


Imagens: Divulgação SINDIMETAL RS
Jornalista Neusa Medeiros – Assessora de Imprensa | Edição 3 Comunicação Empresarial
