Banco de Alimentos Vale do Sinos se reinventa em plena pandemia

O núcleo regional do Banco de Alimentos Vale do Sinos, ativo na região desde o dia 11 de setembro de 2008, atende aproximadamente 70 instituições e entidades dos municípios de São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Esteio e Portão. A diretoria Executiva é presidida pelo Pe. Idinei Augusto Zen, da Unisinos, sendo que o empresário Sergio de Bortoli Galera é o presidente do Conselho de Administração do Banco de Alimentos Vale do Sinos, representando o SINDIMETAL, cujo mandato segue até 31 de dezembro de 2021.

Os Bancos de Alimentos, uma iniciativa do sistema FIERGS, através da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais, são organizações sem fins lucrativos, que atuam minimizando a fome nas localidades onde estão instalados. Arrecadam, classificam, armazenam e doam alimentos às instituições beneficentes cadastradas (creches, asilos, lares de excepcionais, entre outros).

O SINDIMETAL RS, juntamente com outras entidades representativas e empresas, é um de seus fundadores, além de mantenedor deste núcleo, que objetiva combater a desnutrição e a obesidade nas instituições, que atendem às comunidades carentes da região, elevando assim a saúde, o bem-estar, o respeito, a dignidade e a inclusão social das pessoas atendidas.

Com a chegada da pandemia pelo Covid -19 houve a suspensão de uma ação importante, conhecida como Sábado Solidário, responsável pela arrecadação de muitos alimentos, que movimentava uma corrente de voluntários. As doações tiveram uma sensível redução, consequência do impacto econômico e do isolamento social.

Segundo o coordenador do Banco de Alimentos VS, Jair João Reginato, neste ano, mais precisamente até maio, as características de doações e distribuição tem tido uma conotação diferenciada dos anos anteriores. “Nossa arrecadação decorreu de doações financeiras (em torno de R$ 27.600,00), que revertemos em compra de cestas básicas e, também, de doações em cestas básicas propriamente ditas”, afirma Jair.

DOAÇÕES – Até o momento, deram entrada e foram distribuídas em torno de 1.310 cestas básicas. Essas cestas, distribuídas às instituições (e delas para as famílias), representam em média 29.213 kg/l e atendem, também em média, a 3.900 pessoas.

Além das cestas básicas, algumas instituições foram atendidas com alimentos a granel, em torno de 5.600 kg proveniente de doações. “Em resumo, distribuímos 27.900 kg, beneficiando mais de 5 mil pessoas, somando o benefício/retorno social é equivalente a R$69.750,00, sendo cada quilo de alimento equivalente (em média) a R$2,50. No valor correspondente em R$, não estão considerados todos os benefícios oferecidos às comunidades, relativos as ações educativas em saúde e nutrição voltadas a segurança alimentar e nutricional das mesmas.

“Além dessas ações diretas, estamos recebendo apoio (indireto) de diversas empresas da região”.

Mesmo com esta movimentação, o Banco de Alimentos VS segue necessitando de doações. Na 2ª quinzena de maio, houve uma sensível redução, motivo que exige um permanente monitoramento, para que as famílias possam ser mantidas regularmente. Lembrando que uma cesta básica, para uma família de quatro pessoas, dura em torno de 15 até 20 dias.

É preciso mais do que nunca reforçar os estoques e garantir a distribuição para as famílias necessitadas. Para quem desejar realizar doações pessoalmente, o horário de atendimento (recepção e doação) é das 8h às 11h, de segunda a sexta-feira. As doações a granel podem ser feitas diretamente na respectiva sede localizada na Rua Dr. Hillebrand, nº 595 (esquina com Rua Assembleia Provincial) – bairro Rio dos Sinos, em São Leopoldo.

Já as doações financeiras podem ser efetivadas diretamente na conta corrente, preferencialmente identificando o nome do depositante:

Banco de Alimentos Vale do Sinos
CNPJ 10.416.700/0001-15
Banco do Brasil S/A
Agência 0185-6
Conta Corrente: 80000-7

Participe e seja um elo forte nesta corrente do bem!
Espaço SINDIMETAL 81