Associativismo – A importância da vinculação a uma entidade

O associativismo sempre resultou em fortalecimento e união de interesses. Na minha opinião o assunto é de grande relevância. É preciso haver uma integração entre as empresas, pois existem problemas que são comuns, em especial em atividades semelhantes. Mesmo aquelas que sejam concorrentes no mercado, podem se beneficiar quando tratam os problemas organizacionais de forma compartilhada.

Um exemplo que trago é em relação a formação de mão-de-obra. Não faz sentido empresas competirem pelos funcionários escassos. É preciso sim, que se unam e organizem ações que garantam oferta adequada de mão-de-obra em quantidade e qualidade. O SINDIMETAL é o catalizador para isto e o resultado se traduz em maior eficiência para todos.

Outro aspecto importante é a relação com os diversos níveis de governos, principalmente estadual e federal. Todos sofremos com uma ânsia exagerada dos governantes em implementar regulamentações que muitas vezes reduzem a competitividade das empresas. Apenas de forma associada é possível discutir e inibir exageros e buscar otimizações. Além disso, demandas compartilhadas e intermediadas evitam que uma empresa tenha que se expor de forma solitária.

Certamente há perdas para quem quer ‘lutar’ sozinho. Entendo que às vezes empresas maiores podem usar outros caminhos para defenderem seus interesses, por exemplo através de consultorias ou de grandes investimentos de tempo. Mas são casos isolados na nossa realidade. De forma geral, acredito que uma empresa perde eficiência agindo de forma isolada, pois muitos problemas e conflitos realmente são resolvidos mais facilmente de forma associativa. É um caminho mais eficiente!

Uma outra perda pode ser a falta de acesso a informações relevantes, ou atualizadas, que podem ser importantes para traçar a estratégia da empresa. Perde-se a troca de informação entre associados, que é muito rica.

É claro que cada empresário deve avaliar a validade desta interação para a sua empresa, pois é preciso considerar que o associativismo funciona somente se houver colaboração, ou seja, se faz necessário nos doarmos um pouco também.

Acredito que talvez seja um pouco difícil entender como isto funciona na prática, pois somente após participar ativamente de algum ambiente associativo por um tempo é que as vantagens ficam mais claras. Tenho convicção que vale a pena!

Considerando a necessidade de defendermos nossos interesses frente aos governos, provavelmente o pensamento associativo deverá se cada vez mais necessário, visto a criatividade de governantes em criar dificuldades para as empresas.

Como opinião pessoal, talvez possamos trilhar um caminho mais expansivo. As reuniões virtuais podem permitir, como entidade, nos relacionarmos mais com sindicatos e associações de outros lugares, para multiplicarmos forças e network. Certamente existem outros grupos de associados tentando resolver os mesmos problemas que nós. Se conseguirmos nos conectar a nossa força crescerá!

Por fim, acredito que as empresas associadas ao SINDIMETAL se beneficiam de uma troca muito frutífera de boas práticas e até de intensificação de relações comerciais. Afinal, acabamos muitas vezes nos tornando amigos e parceiros!

Volker Lübke
Vice-presidente do SINDIMETAL RS

Veja aqui o vídeo em nosso canal.