
Alunos beneficiados com a doação de livros técnicos
O SINDIMETAL RS segue atento à educação profissional. No dia 20 de fevereiro, a entidade esteve presente na Escola Técnica Estadual Frederico Guilherme Schmidt, de São Leopoldo, para efetivar a doação de livros técnicos.
Na ocasião, o presidente Sergio Galera; os vice-presidentes Arno Tomasini (Stihl) e Sofia Copé Heller Michel (Copé), juntamente com o diretor Executivo, Valmir Pizzutti e integrantes da equipe executiva, prestigiaram esse momento de conexão entre a indústria e a escola técnica.
O diretor, Larri Felipe Steyer, na sua saudação, destacou a importante parceria com o SINDIMETAL RS e a relevância desta ação, em prol dos alunos, que serão muito beneficiados. “A entidade tem auxiliado de forma gigante a escola. A cada ano temos nos aproximado mais. O SINDIMETAL RS já fez muito pela escola, custeando, inclusive, participações dos alunos em feiras e congressos”, registra Larri.
Fundada em 1966, atualmente, a escola oferece quatro cursos, sendo dois de Eletromecânica e dois de Eletrotécnico; possui aproximadamente 800 alunos, incluindo estagiários; e 59 professores, contabilizando igualmente a equipe técnica e de apoio.
PARCERIA HISTÓRICA – Para o presidente Galera, a indústria não para e necessita deste movimento, para aproximar mais os jovens do mercado de trabalho, carente de mão de obra qualificada. A parceria entre o SINDIMETAL RS e a Escola Frederico Schmidt é histórica. A origem ocorreu a partir de uma iniciativa do ex-presidente do SINDIMETAL RS, José Piovani. Na época, ele reuniu empresários para formar uma escola técnica, em virtude da carência de mão de obra especializada.
Esse legado, em prol da educação, é mantido até hoje. “Alguns empresários, inclusive, se formaram aqui, como o saudoso Silvino Geremias, um dos mais entusiastas defensores desta escola”, cita Galera. “O jovem ainda tem uma imagem negativa da indústria, pois desejamos desmistificar esse conceito, que não condiz com a atual realidade”, afirma o presidente. “Desejamos que os jovens mudem a sua percepção sobre a indústria; vejam as novas tecnologias sendo empregadas e as muitas possibilidades de crescimento”.
Sob a coordenação de Sofia Copé Heller Michel, diretora da Copé, o Grupo Atração Mão de Obra, vinculado ao SINDIMETAL RS, segue fomentando diversas pautas. “Para nós, esse estabelecimento de ensino é muito representativo”, assegura Sofia. “Temos diversos estagiários do Frederico e alguns funcionários, que se qualifica nesta escola”.
Segundo o vice-presidente de Operações da Stihl, Arno Tomasini, essa parceria tem sido fundamental para as empresas. “O recado que deixo para vocês, enquanto alunos, é o seguinte: estudem, se qualifiquem, pois na indústria existem muitas possibilidades para ampliar os conhecimentos e evoluir numa carreira de sucesso”.
Ao final da cerimônia, foi apresentada uma placa alusiva a parceria entre as duas instituições, que ficará fixada na escola. A equipe diretiva, professores, funcionários e alunos aplaudiram emocionados mais essa iniciativa.
IMAGENS: Marketing SINDIMETAL RS
Jornalista Neusa Medeiros – Assessora de Imprensa | Edição 3 Comunicação Empresarial
Compartilhe nas redes sociais!
- Postado em: 21 fevereiro de 2025