A importância das Parcerias Estratégicas

O associativismo propicia a troca de experiências, conquistas relacionadas à representatividade, defesa mútua de interesses e importantes parcerias estratégicas. Como o SINDIMETAL tem sido protagonista nesta jornada?

O SINDIMETAL tem sido um grande indutor de ações voltadas para o desenvolvimento das empresas associadas e filiadas, interagindo com diversos parceiros estratégicos.

Por intermédio destas parcerias são promovidas soluções e também disponibilizadas assessorias, para atender aspectos tecnológicos, comerciais, legais, regulamentações e uma infinidade de situações que nossas empresas necessitam.

O SINDIMETAL tem representantes em diversas instituições, a fim de fortalecer as parcerias e intermediar demandas de interesse da indústria.

Além disso, os relacionamentos que o ambiente associativo proporciona, favorecem a troca de experiências e também oportunidades comerciais.

O apoio em diferentes frentes, que inclui a participação em feiras e missões, tem sido relevante para as empresas vinculadas à entidade, pois possibilita que os participantes se desenvolvam no mercado. Neste cenário, o associativismo funciona como um recurso para fortalecer todos os portes de empreendimentos. Como o SINDIMETAL tem evoluído nos quesitos parcerias estratégicas e apoio nas diferentes ações propostas?

O SINDIMETAL promove há muitos anos a participação de associadas e filiadas em feiras. Através desta ação subsidiada pela entidade, muitas empresas já tiveram a oportunidade de expor seus produtos e serviços em importantes feiras aqui no Estado e também em outros locais do País.

Este apoio acaba sendo fundamental, pois auxilia em todo o processo, desde a contratação do espaço, passando pela organização, montagem e acompanhamento nas feiras, através da equipe interna que dá suporte a todos.

Com a pandemia esta atividade foi impactada, mas já no ano passado voltou fortalecida, com as empresas preparadas para este trabalho de divulgação.

Nesta semana estamos participando da Intermach em Joinville, com 10 empresas expositoras, num estande coletivo. A feira iniciou no dia 11 e vai até o dia 14 de julho.

No mês de outubro vai acontecer a Mercopar em Caxias do Sul e a ideia é levarmos o máximo de empresas interessadas, já temos um espaço reservado e estamos fazendo reuniões de planejamento.

As missões empresariais possibilitam visitação nas feiras e uma visita técnica em empresas da região, outra importante ação de acesso a mercado e networking. Destaco ainda, dentre as ações promovidas, o trabalho de formação técnica complementar dos últimos anos, o apoio em consultoria de Marketing Digital, palestras com temas relevantes e cursos para atendimento de requisitos legais.

Quais as expectativas com relação a novas parcerias? Qual o futuro da entidade?

Eu penso que ‘estamos correndo uma maratona sem linha de chegada’, ou seja, sempre teremos que pensar em novas parcerias para os novos desafios que irão surgir.

Suprir as demandas, em cenários que são uma incógnita e cada vez mais desafiadores, vão exigir criatividade e iniciativa para não nos tornarmos obsoletos.

Com essa visão, sem dúvida o SINDIMETAL seguirá sendo uma referência na nossa região, auxiliando as empresas na busca de seus objetivos.

Valdir Luiz Huning
Vice-presidente do SINDIMETAL RS

Veja aqui o vídeo em nosso canal.