Conectando Saberes: iniciativa nota DEZ!

Uma forte conexão entre o SINDIMETAL RS, SINMAQSINOS, Instituto SESI e Sistema FIERGS, com apoio da 2ª e 27ª Coordenadorias Regionais de Educação, oportunizou a interação entre indústrias, escolas, professores e alunos.

Na sexta-feira, dia 28 de novembro, a manhã foi destinada a acompanhar de perto os resultados do Projeto Conectando Saberes, na sede do SINDIMETAL RS. Na ocasião, foram apresentados os projetos realizados pelos alunos, em parceria com diferentes empresas.

O Seminário Final apresentou o fortalecimento das ações entre indústria e educação, projetando novas oportunidades de colaboração. Na plateia, estiveram reunidas cerca de 130 pessoas, entre autoridades, representantes do Sistema FIERGS/SESI, SINMAQSINOS, secretarias municipais e Coordenadorias de Educação, dirigentes escolares, professores, estudantes e empresários.

O presidente do SINDIMETAL RS, empresário Sergio Galera, ressaltou que o momento é de celebração de parcerias entre indústria, escola e poder público, que juntos pensaram sobre educação e futuro. “O Sistema FIERGS, por meio do Instituto SESI de Formação de Professores, vem investindo fortemente na qualificação da Educação Pública, oferecendo formações sem custo para redes de ensino e sindicatos, com foco em inovação pedagógica e conexão com o mundo do trabalho”, salientou Galera. Assim nasceu o Conectando Saberes Vale dos Sinos para aproximar a escola da realidade das empresas industriais da região, transformando essa relação em experiências concretas de aprendizagem.

Segundo Galera, o objetivo central é contribuir para mudar a percepção sobre a indústria. “Muitas vezes, a imagem da indústria para a comunidade – especialmente para estudantes e até para alguns professores – é distante, baseada em estereótipos antigos. O programa mostra a indústria como ela é hoje: tecnológica, limpa, inovadora, global, com oportunidades de carreira qualificada e espaço para múltiplos talentos”, afirma.

Para o presidente, aproximar professores e alunos das plantas industriais e dos desafios reais de produção, a partir deste projeto, poderá ajudar a construir uma nova narrativa, onde a indústria ocupa um lugar de conhecimento, de ciência aplicada e de futuro profissional.

O papel estratégico da formação de professores (SESI) traz o grande diferencial do programa, que não se resume a “levar a turma para uma visita às empresas”. O SESI oferece formação estruturada em metodologia de projetos e educação integral, preparando os docentes para transformar as visitas e conversas com as empresas em situações de aprendizagem dentro da sala de aula.

PARCERIAS – Esta jornada teve início com a formação sobre o projeto; visitas técnicas dos professores às empresas; elaboração de projetos pedagógicos; mentorias; aplicação com os estudantes e, por fim, o respectivo seminário de apresentação de resultados. O SINDIMETAL RS assumiu o papel de ponte entre as escolas e as indústrias associadas articulando empresas para receberem professores e alunos, custeando o transporte para as visitas e para as capacitações, removendo um dos principais entraves práticos de projetos desse tipo.

O SINMAQSINOS, como sindicato patronal parceiro, compartilhou igualmente o compromisso de abrir as portas da indústria e mostrar seu valor para a região, numa demonstração concreta de responsabilidade social e de visão de longo prazo da indústria com o desenvolvimento do território.

O presidente da entidade, empresário Marlos Schmidt, ao cumprimentar os alunos, parabenizou os protagonistas deste projeto, aproximando a indústria do meio estudantil. “Essa parceria fortalece o setor industrial contribui para desmistificar um dos grandes desafios que temos que é a iniciação dos jovens na indústria. As nossas empresas evoluíram e apresentam um ambiente repleto de possibilidades profissionais. Se preparem para estar entre os melhores!”

Para os estudantes a ampliação de repertório; contato direto com tecnologias, profissões e problemas reais da indústria, contribuíram para que passem a reconhecer os cursos técnicos e carreiras industriais como projeto de vida. Já para os professores a experiência possibilitou novos instrumentos pedagógicos, com segurança para trabalhar a temática indústria/tecnologia no currículo e diálogo mais forte com o mundo do trabalho. O alinhamento gradual entre educação, vocação econômica local e necessidades futuras das empresas é uma agenda que se conecta também à Pesquisa Vocação Econômica, prevista na mesma proposta, voltada a aproximar currículos e formação profissional das vocações do Vale dos Sinos.

As apresentações não se resumiram a trabalhos escolares, mas projetos nascidos da escuta às empresas e da criatividade dos alunos, orientados por professores que aceitaram o desafio de inovar. Nesta lógica, cada projeto representa uma semente plantada e uma nova forma de olhar a indústria, com experiência de aprendizagem e quem sabe uma futura escolha profissional.

“A indústria do Vale do Sinos precisa do talento e da energia dos jovens. O aprendizado obtido através desta experiência pode ser o começo de uma trajetória profissional brilhante. O SINDIMETAL RS deseja seguir ampliando essa ponte entre escola e indústria, para que o Conectando Saberes seja um marco permanente na forma como a região pensa educação, trabalho e desenvolvimento”, enfatiza o presidente Galera.

PROJETO PILOTO – A iniciativa do Conectando Saberes teve início em 2023, quando o SESI passou a incorporar, em sua prateleira de serviços, a ação. O SINDIMETAL RS foi a primeira entidade sindical a tomar a frente de uma iniciativa assim, acreditando na ideia e na forte conexão possível, entre comunidade escolar e a aproximação com a indústria.

O objetivo de proporcionar experiências de aprendizagem, que aproximam estudantes e professores do mundo do trabalho, reconhecendo os espaços das empresas parceiras como locais de aprendizagem, está presente deste o início do projeto. A apresentação da nova realidade da indústria oportuniza visibilidade às empresas, através de visitas nas indústrias e desafios propostos, trabalhados pelos alunos. É uma ação pautada na integração, conexão e articulação dos saberes da escola, do mundo do trabalho e da sociedade, visando promover uma educação contextualizada, relevante e transformadora.

Para Ilda Carneiro Lobo, integrante do corpo técnico do SENAI, ampliar as oportunidades para a educação pública, traz um olhar para as políticas públicas, voltado para uma educação de qualidade.

Parabéns e muito sucesso a todos os envolvidos nesta jornada!           

Escolas – Empresas

EEEM Firmino Acauan – Higra

EEEM Maurício Sirotsky Sobrinho – Máquinas Kehl

Escola Técnica Estadual 31 de Janeiro – Mecsul Equipamentos

Instituto Parque do Trabalhador – Coester Automação

EEEM Nova Sociedade – Dorf Ketal

EETécnica Affonso Wolf – Indústria de Calçados Wirth

IEE Sapiranga – Loth Metalúrgica

Polisinos – Metal Work

IE Madre Benícia – Master Equipamentos

EEEM Professora Helena Câmara – Infasul

EEEM Princesa Isabel – Máquinas ERPS

EEEM Vila Prado – Inpel

Colégio Estadual Senador Alberto Pasqualini – Airfix Tecnofast

EEEM Cristo Rei – Gedore

EEEM Caetano Gonçalves da Silva – Artestampo

Imagens: Divulgação SINDIMETAL RS
Jornalista Neusa Medeiros – Assessora de Imprensa | Edição 3 Comunicação Empresarial

Compartilhe nas redes sociais!