Metal Connect: mais uma edição de sucesso!

O Metal Connect já está consolidado como um networking estratégico, com bate-papo inspirador e um happy hour descontraído. Cada encontro é um espaço para construir parcerias, compartilhar ideias e ampliar horizontes. Um momento que aproxima representantes de empresas associadas e filiadas expandindo os contatos e possibilitando novas parcerias.

O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico e Eletrônico de São Leopoldo (SINDIMETAL RS), que promoveu nesta quinta-feira, dia 18 de setembro, a 3ª edição do Metal Connect, comemora os resultados positivos da iniciativa.

Para o presidente da entidade, empresário Sergio Galera, a apresentação do tema a Excelência Operacional na Indústria, com Arno Tomasini, vice-Presidente de Operações da Stihl Brasil e do SINDIMETAL RS,  traz questões de governança, para que a inovação possa ser realizada de forma consistente em uma indústria. Os cases reais implementados ou em implementação na Stihl são um exemplo da importância de aplicar e potencializar as tecnologias da indústria 4.0, com a utilização de inteligência artificial.

Arno Tomasini está atuando na Stihl Brasil há 37 anos, onde ingressou como estagiário, passando por diferentes setores até chegar ao cargo de vice-Presidente de Operações. Com destacada liderança e evidente reconhecimento profissional, pontuou questões possíveis de serem aplicadas em diferentes perfis de indústrias.

Falando sobre excelência operacional, registrou que o tema não é distante, pois “certamente vocês já praticam isso, talvez com níveis de intensidade diferente, nas suas organizações”. Para Arno, “quando apresentamos a empresa, nós mostramos os resultados positivos, o que de fato aparece. Associo isso a figura do iceberg, onde somente vemos a parte de fora. O que tem abaixo disso não é visto, embora seja o que segura a parte de cima. Na empresa, também é assim. O que não vemos é onde estão a estratégia do negócio, a execução e os resultados, mas é pouco divulgado”, destaca Arno.

TECNOLOGIAS – “O que queremos nas nossas organizações é focar na velocidade de implantação; inovação; flexibilidade para mudar; adaptabilidade; sustentação dos resultados; robustez e dinamismo global”, afirma. “Desejamos, de fato, aumentar a produtividade das empresas, através de tecnologias, com inteligência digital. As tecnologias digitais já estão sendo utilizadas por muitos de vocês, como monitoramento em tempo real, simulação gigante no campo de simulações; integração de sistemas; internet das coisas; segurança e cibernética; computação e nuvem; manufatura aditiva; realidade aumentada e robótica”.

            

Aumentar a eficiência das máquinas é possível e o palestrante demonstrou, incluindo a necessária atenção com relação a utilização dos insumos, sempre com cautela e monitoramento constante. Destacou igualmente a importância da simulação, pois traz ganhos fantásticos, a partir do uso das tecnologias, que temos à disposição. A integração de sistemas também é fundamental para a obtenção de melhores resultados.

Na ocasião, o empresário  Giuliano Hoffmann, CEO da Floki Sys, uma empresa de software, que trabalha com o início da jornada 4.0, exemplificou como organiza dados e entrega informações em tempo real. A parceria com a Stihl consiste num projeto vencedor, que realiza a conexão das máquinas com o ser humano, através do uso de um smartwatch, sem a utilização do telefone celular. É monitorado através do sistema, apresentando alertas para o operador, com redução de mão de obra e ganho de produtividade, pois a máquina, quando apresenta qualquer problema, solicita ajuda, através do operador. “Os ganhos têm sido relevantes”, destaca Giu.

A redução de custos no dia a dia das empresas, mantendo ou até ampliando a eficiência, foi enfatizado por Arno com propriedade, durante a palestra. A tecnologia de ponta também está auxiliando na inclusão social, oportunizando que mais pessoas trabalhem na linha de montagem.

Enfatizou que o uso de robôs agrega ganhos, pois utiliza câmera de alta resolução; imagens analisadas por algoritmos, baseado em padrões; alta precisão, velocidade e repetibilidade; além de registros de monitoramento, acontece a elevação do padrão de excelência e competitividade, eliminando a ocorrência das falhas.

Qualificar as pessoas tem sido uma constante na Stihl, que possui um centro voltado para esta finalidade. As ideias também são valorizadas e premiadas. O programa de ideias compartilha os ganhos e tem trazido benefícios para a empresa, assim como para a equipe, que é reconhecida e premiada. Entre os segredos para o crescimento de uma empresa, Arno destaca manter resultados (e se possível ampliar) e valorizar o talento das pessoas.

Ao final do evento, o diretor executivo do SINDIMETAL RS, Valmir Pizzutti, agradeceu a presença de aproximadamente 50 lideranças, que prestigiaram a iniciativa realizada com o intuito de “trocar ideias, confraternizar e ampliar conhecimentos, através de cases de sucesso, uma tônica positiva destes eventos”

__________

Imagens: Divulgação SINDIMETAL RS
Jornalista Neusa Medeiros – Assessora de Imprensa | Edição 3 Comunicação Empresarial

Compartilhe nas redes sociais!